Como criar listas de itens de um diretório no Windows Vista

1 min de leitura
Imagem de: Como criar listas de itens de um diretório no Windows Vista

Não é muito frequente acontecer isso, todavia, às vezes podemos vir a precisar de uma lista com todos os arquivos de certo diretório (pasta). Caso você se encontre na referida situação, lhe mostraremos agora uma solução bastante prática para resolver o seu problema!

Primeiramente, será necessário criarmos uma nova opção para o menu de contexto (aquilo que aparece ao clicarmos com o botão direito do mouse algo) do seu Windows Vista. Para tanto, copie o código a seguir em um bloco de notas e salve-o com a extensão “.reg” (como por exemplo, “novo_menu_de_contexto.reg”), feito isso, execute o arquivo criado (clique duas vezes) e pronto, seu novo menu de contexto foi criado!

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Background\shell\copylist]
@="Copiar Lista de Arquivos"
"Extended"=""

[HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Background\shell\copylist\command]
@="cmd /c \"dir /b /a:-d /o:n | clip\""

[HKEY_CLASSES_ROOT\Folder\shell\copylist]
@="Copiar Lista de Arquivos"
"Extended"=""

[HKEY_CLASSES_ROOT\Folder\shell\copylist\command]
@="cmd /c dir \"%1\" /b /a:-d /o:n | clip"


Agora que você tem um novo menu de contexto, segure a tecla “Shift” e aperte o botão direito do mouse dentro do diretório a partir do qual a lista será gerada e selecione a opção “Copiar Lista de Arquivos”. Tendo feito isso a lista será armazenada em sua área de transferência, ou seja, agora você precisará somente abrir algum editor de texto e colar a listagem copiada.

Caso você tenha feito sua lista e não deseje mais que a opção criada continue existindo, basta fazer um processo parecido com o de criação da referida opção, mas ao invés do código anterior será necessário colocar o seguinte:

Windows Registry Editor Version 5.00

[-HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Background\shell\copylist]

[-HKEY_CLASSES_ROOT\Folder\shell\copylist]

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.