Mulheres e video games

3 min de leitura
Imagem de: Mulheres e video games
Há pouco tempo atrás, encontrar uma garota fã de videogames era simplesmente um feito heróico: algumas dezenas de vezes mais raras que agulhas em palheiros, as mulheres jogando videogames começaram a se multiplicar e hoje representam um bom número dos gamers.

Com o crescimento da população feminina no mundo dos games, foram aos poucos surgindo mais e mais títulos voltados (quase) exclusivamente para mulheres. Entre outros exemplos, estão o Nintendo DS em tom rosa bebê, o MMO da Hello Kitty e outros títulos que dizem respeito somente ao universo feminino, seja adulto ou infantil.

A Equipe Baixaki Jogos decidiu descobrir do que as mulheres gostam quando estão no controle, e chegou a conclusão que nem só de jogos rosas e bonitinhos vivem as garotas apaixonadas por videogames.

Um título de grande sucesso e que iniciou a propagação das mulheres pelos videogames foi The Sims. O simulador da vida real, como o jogo ficou conhecido, é um perfeito exemplo de tudo que a maioria das mulheres fãs de videogames gosta.

Também é muito característico de garotas fãs de videogames ser uma adoradora do gênero tycoon, com jogos como o clássico Dinner Dash, onde o jogador (ou jogadora) deve gerenciar um restaurante, servindo seus clientes na maior velocidade possível com o objetivo de deixá-los satisfeitos.

Jogos que meninas gostam
Mas que os meninos também costumam jogar


The Sims

Controlar a vida alheia. Uma possibilidade que The Sims garante a qualquer jogador. Além disso, no título, as garotas podem criar as mais diversas situações do cotidiano que nunca arriscariam viver no dia-a-dia real. Mas vale lembrar que isso também vale para os homens fãs do jogo.

Eu vou me vingar! Eu vou me vingar!

Tycoons

Mais uma vez, apresenta-se a possibilidade de viver uma experiência que não pode ser vivida na realidade: Encarnar Flo, a fundadora dos restaurantes em Dinner Dash, ou uma gerente de uma clínica veterinária, bem como qualquer outro negócio lucrativo é um verdadeiro vício entre garotas de todo o mundo.cãezinhos comendo juntos na bandeja: é tão fofinho!

Nintendogs

Poderíamos considerar o jogo somente mais um tycoon, mas Nintendogs é um exemplo em seu gênero, e merece atenção especial: o jogo não tem seu foco principal no público feminino, porém, devido ao tema “fofinho”, o jogo da Nintendo no qual você cria e treina cãezinhos se espalhou com maior expansividade entre as mulheres.

Wii Fit

A Nintendo teve uma grande idéia: se jogadores são conhecidos pelo sedentarismo característico deste público, Wii Fit é um jogo que vai justamente contra isso ao inserir no Nintendo Wii a possibilidade de se praticar yoga e diversos outros exercícios físicos utilizando o videogame.

Bambolê e muito mais!

As propagandas do jogo até incluem homens, mas o público-alvo principal de Wii Fit são mulheres interessadas em praticar yoga e freqüentar a academia que, no entanto, não possuem tempo para tais práticas.

Jogos de dança

É claro que muitos homens são fãs de títulos como Dance Dance Revolution e outros jogos de dança. No entanto, uma massa de mulheres comstuma jogar os títulos deste gênero, principalmente em casas de fliperamas.

Jogos feitos para as meninas
Títulos cor-de-rosa de nascença

Franquia Hello Kitty

Sim, a Hello Kitty possui uma franquia de jogos de videogame. Isso nos leva a perguntar: o que não possui uma franquia de videogames nos dias de hoje? Pois é, aparentemente criar videogames virou passatempo de criança.

O mundo cor-de-rosa de Hello Kitty chega ao PC!

Atualmente, existem dois jogos da gatinha lançados para o Nintendo DS e um título em desenvolvimento que chama atenção: Hello Kitty Online World. O jogo, que será uma espécie de MMORPG da gatinha mais querida pelas garotas do mundo inteiro, promete fazer alarde quando for lançado.

Franquia Barbie

Com diversos jogos lançados para o PlayStation 2, Nintendo Wii, PC e Nintendo DS, os jogos da Barbie também representam uma grande taxa dos títulos que levantam a bandeira cor-de-rosa no mundo dos games, declarando-se abertamente femininos.

Jogos feitos para meninos
Mas que algumas garotas adoram!

God of War

Nem só de pompons e gatinhas fofinhas vivem as garotas. Muitas delas adoram controlar Kratos rumo à destruição do Olimpo. Se você duvida, comece a perguntar para as garotas à sua volta, com certeza alguma delas irá confirmar que é ligadona na sanguinolência do deus da guerra.

Silent Hill

Garotas também gostam de um pouco de terror psicológico de primeira. Algumas delas acham o máximo jogar Silent Hill no escuro, uma das experiências mais assustadoras que o mundo dos games já ofereceu para seus fãs.

World of Warcraft

Sim! Existem garotas jogando Warcraft! Muitos acreditam que isto não passe de um grande mito, no entanto a verdade é que são muitos os jogadores de WoW, como o título é conhecido entre os fãs, que na verdade são jogadoras.

O fenômeno WoW tem se espalhado com grande velocidade entre as mulheres, e atualmente uma boa parcela de mulheres entre diariamente nos servidores da Blizzard para evoluir seus anões, orcs, humanos, entre outros.

talvez, e só talvez, este orc seja uma garota!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.