Como desfragmentar apenas alguns arquivos

1 min de leitura
Imagem de: Como desfragmentar apenas alguns arquivos

Quando seu disco rígido começa a ficar lento, o acesso a determinados programas uma tarefa demorada e um tanto frustrante, vídeos começam a causar travamento entre outras situações igualmente desagradáveis, talvez seja sinal de que seu computador esteja precisando de uma desfragmentação.

Uma desfragmentação de disco é indispensável para que seu Sistema possa organizar arquivos, que após muitas alterações, gravações, instalação e desinstalação de programas possam ter deixado “pedaços” para trás. Certamente esta também é uma ótima forma de aumentar a performance de seu computador.

Embora este seja um procedimento muito simples e o próprio Windows possua uma ferramenta para efetuá-lo, ele requer algum tempo com o computador parado para que seu resultado seja realmente efetivo. Este fato pode ser deveras demorado e cansativo caso você tenha um disco rígido muito grande.

Existe, porém uma forma de desfragmentar apenas pastas ou arquivos específicos que estejam fragmentados. Isto pode ser efetivamente útil para melhorar o desempenho de algo que esteja em uso e apresentando lentidão ou travamento, como um jogo ou vídeo, ou até mesmo desfragmentar a pasta de sistema do Windows pode ser bom para a harmonia de seu computador.

Como infelizmente, o Windows não dispõe de uma função disponível para isto, você vai precisar usar um programa como o Defraggler. Este é um aplicativo leve e com uma interface gráfica bem amigável, que o auxiliará na tarefa.

Após a instalação do programa, selecione o disco que deseja efetuar a desfragmentação, peça uma análise. Feito isto, selecione a aba com os detalhes do resultado. Ali estarão exibidos todos os locais que uma desfragmentação seria necessária.

Analisando os arquivos que estão fragmentados no disco.

Então, basta selecionar aqueles arquivos ou pastas nos quais deseja aplicar a desfragmentação e iniciá-la. É recomendado colocar a ordem de exibição dos arquivos por pastas, para melhorar a visualização (especialmente se for aplicar o processo em todo um diretório, para não deixar alguma parte para trás).

Desfragmentando apenas uma pasta do sistema

Assim, você pode melhorar a performance de seu computador, mesmo que não disponha de todo o tempo que seria necessário para desfragmentar todo o disco rígido em uma única vez.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.