Problemas na rede de sua casa? Veja o que pode estar acontecendo!

4 min de leitura
Imagem de: Problemas na rede de sua casa? Veja o que pode estar acontecendo!

Quando se fala em uma rede de computadores, a primeira coisa que vem na cabeça é: dois ou mais computadores que compartilham o acesso à Internet por meio de cabos de redes e aparelhos como hubs, roteadores, etc. Esta visão não está errada, mas é sempre bom saber que uma rede doméstica pode ser muito mais do que um computador “roubando” a conexão com a Internet dos demais.

Quando vários computadores estão conectados uns aos outros, é possível compartilhar arquivos, ou mesmo pastas inteiras e impressoras. Assim as máquinas da rede conseguem enxergar umas às outras, o que permite o acesso a qualquer pasta do computador, desde que seja autorizado.

Acessando os artigos Como compartilhar arquivos na rede e Como compartilhar sua impressora na rede você obtém todas as informações e dicas necessárias para compartilhar o que desejar na rede.

Não fique aflito! Tudo tem solução!Infelizmente os Windows XP e Vista não facilitam muito a vida do usuário quando o assunto é compartilhamento em rede. Embora o Vista seja melhor para realizar a tarefa, está longe de ser perfeito.

Por isso, quando ocorre algum problema com o acesso dos computadores à rede, para a maioria dos usuários isso significar dores de cabeça.

Mas, as dicas abaixo, embora simples, podem ser de muita valia. Justamente por serem tão corriqueiras, às vezes passam sem serem notadas. Agora chega de papo furado, vamos às dicas.

Grupos de trabalho


Você certamente já deve ter criado grupos para classificar seus contatos no MSN ou mesmo no celular.  É normal fazermos isso, pois assim fica muito mais fácil encontrar o número da pessoa com quem desejamos conversar. Nos computadores não é muito diferente: é preciso criar grupos de trabalho e garantir que todos os computadores da rede fazem parte do mesmo grupo.

Normalmente, os usuários não prestam muita atenção à este detalhe e acabam culpando os cabos de rede ou outros hardwares por um problema de configuração. Mas não se preocupe, este tipo de erro é mais comum do que se imagina.

Como vou saber em qual grupo meu computador está cadastrado? No Windows XP, acessando o “Painel de Controle”, clique sobre a opção “Sistema” e, em seguida, abra a guia “Nome do computador”. Localize o campo “Grupo de trabalho” e verifique se alguma das máquinas ligadas na rede não pertence ao mesmo grupo das demais.

Caso tudo esteja certo, é só clicar em “Ok” e fechar as janelas. Do contrário, clique em “Alterar...” e, no campo “Grupo de trabalho” digite o nome correspondente. Note que os grupos podem ter qualquer nome, desde que esse não ultrapasse o limite de quinze caracteres e não possua caracteres especiais como espaço, vírgula, etc.

Configurações no XP

Para usuários do Windows Vista, também é preciso acessar o “Painel de Controle” e a opção “Sistema” para então clicar em “Alterar nome do grupo de trabalho”. O que altera é a disposição dos botões e links de acesso.

O “infeliz” do IP


O endereço IP é, na maioria das vezes, a causa da discórdia entre usuários e a configuração de uma rede. É muito frequente usuários que trocam o IP das máquinas e depois querem que a rede funcione normalmente.

Todas as máquinas devem possuir o mesmo padrão de IP (192.168.0.1, 192.168.0.2 e 192.168.0.3, por exemplo), pois é esse endereço que realmente identifica as máquinas em uma rede.

Um ponto importante é que todas as máquinas devem estar configuradas para obter IP automático ou todas para obter IP fixo. Não se deve utilizar estas duas opções em uma mesma rede, pois endereços automáticos raramente seguem o mesmo padrão utilizado nos endereços fixos.

No caso dos endereços permanentes, é preciso que a máscara de sub-rede também siga um modelo, baseada no endereço IP que foi escolhido.

Opa, não se esqueça do Firewall


Firewall bloqueia os acessos ao computadorA principal função de um firewall é impedir que usuários não autorizados acessem seu computador. Ora, se você não autorizar, então não consiguirá entrar e fuçar nos dados daquela máquina.

Para que sua rede funcione sem problemas, talvez seja preciso criar regras de acesso no firewall de todas as máquinas. Tais regras dirão quem pode acessar os arquivos do computador e quais as atividades está autorizados a realizar.

Fique atento, pois qualquer configuração errada nas regras pode bloquear o acesso à máquina.

Não resolveu :(


“Já fiz o que foi dito acima, mas os computadores ainda não aparecem no ‘Ambiente de rede’!“ Calma, o Windows demora alguns minutinhos para mostrar os computadores que compõem o grupo de trabalho acessado, principalmente se a rede possuir diversas máquinas.

Aguarde uns dez minutos e depois atualize (pressionando a tecla F5) o grupo. Procure com cuidado pelo nome do computador desejado, pois é comum, na hora da pressa, deixar passar um ou outro nome.

Se nada disso resolver, vá até o computador que deseja acessar e utilize o atalho tecla Windows+R para abrir a opção “Executar” do sistema operacional, digitando “cmd” e pressionado "Enter" logo em seguida. Isto fará com que o prompt de comando do Windows abra.

Agora, na famosa tela preta, digite o comando “ipconfig” e anote a informação “Endereço de IP” que for exibida. Volte à sua máquina e abra a opção “Executar” (tecla Windows+R) para, em seguida, digitar "\\ENDEREÇO DE IP ANOTADO". Veja o exemplo abaixo.

Exemplo


Todo o procedimento acima fará com que você acesse diretamente a máquina desejada, através do endereço IP dessa.

Cabos e componentes de hardware podem dar problemas!Se mesmo assim você não conseguir acessar nenhuma das máquinas da rede, pode ser que seu problema seja hardware, às vezes uma placa com defeito, cabos mal conectados ou mesmo rompidos.

Se possível, troque as placas e os cabos e faça o teste!

Para finalizar


Mexer com rede de computadores não é uma tarefa simples, exige paciência, atenção aos detalhes e, principalmente, um pouco de conhecimento. Esperamos ter ajudado vocês de alguma maneira. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.