Redimensionar partições do HD [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Redimensionar partições do HD [vídeo]

Quando se tem um HD com bastante espaço, é interessante particioná-lo para melhor organizar seu conteúdo. Isto também acontece normalmente onde um computador é utilizado por mais de uma pessoa, então se particiona o disco rígido para que cada um tenha seu espaço limitado e não ocorra nenhuma confusão. Enfim, não importa o motivo que leve você a fazer isso, é provável que em algum momento de sua vida cibernética seja necessário aumentar ou diminuir o espaço destinado a uma partição.

E o que fazer?

Se você é usuário do Windows Vista ou 7, saiba que isto pode ser feito diretamente no sistema sem a necessidade de instalação de nenhum outro programa. É só acessar as configurações do sistema operacional e realizar a alteração. Contudo, se você possui o Windows XP instalado em sua máquina, terá que utilizar programas como o Partition Magic ou o EASEUS Partition Master Home Edition.

Antes de mais nada: backup

O Baixaki ensinará agora a como realizar o redimensionamento de suas partições. É importantíssimo ressaltar que sempre ao ser realizado algum procedimento de alteração em seu disco rígido, faz-se necessário fazer o backup de seus dados para evitar qualquer perda desnecessária.

Se você não tem idéia de como realizar uma cópia de segurança, acesse o artigo Backup: conheça os programas que fazem e suas funções e conheça diversos programas que lhe ajudarão fazer backups de seus dados e informações. Então você, usuário do Windows Vista ou 7, mãos à obra!

Redimensionando suas partições

Primeiramente, acesse a ferramenta de Gerenciamento de Disco do Windows. Vá até a barra de pesquisa rápida do Menu Iniciar, digite “diskmgmt.msc” (sem as aspas) e tecle Enter. Aguarde o carregamento das informações na janela do gerenciador.

No Menu Iniciar, acesse o Gerenciador de Discos.

Na seção de exibição de informações sobre os seus discos rígidos, removíveis, partições e drives, clique com o botão direito do mouse sobre a partição que deseja modificar e então selecione uma das opções: "Estender volume" ou "Diminuir volume".

Estender ou Diminuir volume

O sistema irá captar as informações sobre a partição em questão e então surgirá em sua tela uma janela para que você informe o espaço a ser diminuído ou estendido no volume selecionado. Depois disso, clique em "Diminuir" ou "Estender" e aguarde a finalização do processo.

Informe o espaço a ser diminuido/estendido

Aproveitamos aqui para reafirmar a importância de realizar um backup de seus dados antes de finalizar este procedimento para garantir a segurança e a integridade de suas informações. Esperamos ter ajudado e até o próximo tutorial do Baixaki.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.