Adicione o Desfragmentador no menu de contexto

1 min de leitura
Imagem de: Adicione o Desfragmentador no menu de contexto

Desfragmentar os arquivos ou discos do seu computador é altamente recomendado para que sua máquina sempre tenha o melhor desempenho. Entretanto, como o atalho para esta função fica escondida no menu “Acessórios”, nem sempre lembramos de realizar a manutenção do computador.

A importância de realizar a desfragmentarão do disco com frequência pode ser comparada com a importância de limpar sua casa, pois caso você deixe tudo desorganizado, sem dúvida demorará mais para encontrar o que procura. Com seu HD o processo é o mesmo, haja vista que diariamente salvamos arquivos dos mais diferentes formatos.

Imagine a seguinte situação: você faz uma mala e coloca uma camiseta, uma calça, uma blusa, outra camiseta e uma toalha. Quando você for procurar pela blusa ela estará no meio de toda aquela confusão.

Você não concorda que se você organizar as peças iguais será mais fácil localizá-las depois? É isso o que o desfragmentador faz no seu computador, ele reúne arquivos com os mesmos formatos, desta maneira quando você desejar abri-los novamente, eles serão encontrados em menos tempo. Para saber mais sobre isso, consulte o artigo “Guia completo sobre Desfragmentação de disco”.

Desfragmentação no mouse

Para ter sempre disponível seu Desfragmentador do Windows, hoje vamos mostrar que é extremamente rápido e fácil inseri-lo no menu de contexto. Para começar, abra o Bloco de Notas, cole estes códigos:

[version]

signature="$CHICAGO$"

[DefaultInstall]

AddReg=AddMe

[AddMe]

HKCR,"Drive\Shell\Desfragmentar\command",,,"DEFRAG.EXE %1"

Copie e cole os códigos

e salve o arquivo com o nome desfragmentar.inf . Assim que terminar, volte ao arquivo que você acabou de criar e clique com o botão direito do mouse sobre ele. O menu de contexto será aberto e você deve clicar na opção “Instalar”.

Instalar no menu

Depois disso, vá até “Meu Computador” e clique novamente com o botão direito sobre alguma unidade de disco (C:, pendrive, HD externo) e pronto! O atalho para o desfragmentador está lá!

Desfragmentar o disco

Não se assuste!

Não se assuste se a janela típica do Desfragmentador não aparecer, pois certamente ela não aparecerá. O que você verá é uma janela chamada de “Prompt de Comando”, aquelas janelas usadas no MS-DOS.

Vale lembrar que se voce nunca fez a desfragmentação do seu computador, obviamente o processo vai demorar para analisar os resultados. Sendo assim, tenha paciência e aguarde a desfragmentação ser concluída. Os resultados do processo são fornecidos na própria janela de Prompt de Comando.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.