Encontre o modelo da sua placa mãe

1 min de leitura
Imagem de: Encontre o modelo da sua placa mãe

Muitos usuários simplesmente adquirem seus computadores sem o conhecimento de alguns componentes fundamentais para um bom desempenho, como é o caso da placa-mãe. Além disso, é interessante saber o modelo exato dela, para diversas ocasiões.

Caso você precise formatar o seu computador e não tenha um CD com os drivers principais dele, é fundamental saber o modelo da sua placa-mãe para procurar pelos arquivos na Internet, em geral no site do fabricante ou da marca da sua BIOS. (Vale lembrar que no Windows Vista, na maioria dos casos não é necessário procurar pelos drivers.)

SiSoftware Sandra Lite

Um dos aplicativos mais indicados para que você encontre informações da sua placa-mãe e de diversos outros componentes de hardware e software é o Sandra. Em poucos segundos, ele é capaz de trazer diversos dados sobre cada componente, o que é muito útil para os usuários.

Para encontrar o modelo e as especificações da sua placa-mãe, basta instalar o aplicativo, executá-lo e acessar, logo na janela principal, a opção “Hardware”. Depois, selecione “Mainboard” e aguarde alguns instantes até que as informações apareçam.

Agora, você pode usar os dados adquiridos para procurar por drivers e outras possibilidades para a sua placa-mãe, no Google em geral ou no site do fabricante do modelo. Desta forma, você poupa tempo e a dor de cabeça de procurar seus drivers corretamente.

Anteveja o problema

Alguns aplicativos muito interessantes permitem que você simplesmente não precise mais se preocupar em procurar drivers ou modelos de quaisquer componentes do seu computador novamente após uma formatação, por exemplo.

Confira aqui um guia de utilização do DriverMax, um software especialmente desenvolvido para facilitar o backup e a reinstalação de drivers no seu sistema operacional. De forma simples e totalmente gratuita, você pode arquivar seus principais drivers antes de uma formatação, recuperando-os em seguida.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.