A segurança é a última que morre!

4 min de leitura
Imagem de: A segurança é a última que morre!

Hoje um tema muito debatido e preocupante é a segurança. Seja na cidade ou no interior, se sentir seguro é privilégio de poucos. Com o avanço da informática e a forte presença dos computadores e Internet em nossas casas, estamos percebendo que somente grades, muros altos ou carros blindados não resolvem o problema. Sempre é possível acompanhar casos de violência que acontecem através da Internet, entretanto este é um ponto que infelizmente não possuímos controle.



Como a segurança na rede é um assunto amplo, cabe a você se proteger como pode com antivírus, filtros de conteúdo ou acompanhando os artigos do Baixaki sobre segurança virtual. Contudo, de nada adianta se proteger na web, mas trazer o inimigo no bolso. Exatamente, você sabe o que está escondido no seu pendrive? Hoje você vai conhecer alguns programas voltados especificamente para a segurança do dispositivo e, obviamente, a sua também e poder transformar seu pendrive em um detetive Sherlock Holmes e descobrir quem são os vilões da história.

CUidado com suas companhias


Uma das funções de um detetive é encontrar suspeitos ou condenados por cometer algum crime. Os antivírus também possuem esta função, porém sua meta é detectar, analisar e excluir aqueles vírus que querem o sangue do seu computador. Felizmente, você pode contar com antivírus onde for, já que há versões para o seu pendrive.

Os escolhidos para serem os guarda-costas do seu computador são:

Avast! U3 Edition: A academia Avast! já é conceituada, assim sendo  fique tranquilo, pois a versão móvel do protetor Encontre os vilõesjá herdou a profissão de detetive. Vale lembrar que esta versão funciona apenas em pendrives que usam a tecnologia U3 USB Flash Drive.

Panda USB and AutoRun Vaccine: Outra academia conceituada é a Panda. Com este aplicativo você vacina seu pendrive contra “Autoruns” e de quebra forma uma barreira contra vírus que querem entrar no dispositivo.

ClamWin: Correndo por fora, mas se destacando, este aplicativo pode ser considerado o recruta 1, pois além de ser implacável contra ameaças, se atualiza com novos bancos de dados de vírus automaticamente.



Às vezes é necessário acessar emails ou serviços pessoais que exigem senhas em lan houses ou computadores públicos. Isso pode ser considerado um risco, pois muitas vezes nossos dados ficam gravados nestas máquinas e podem ser acessados por qualquer pessoa. Detetive que se preze não deixa vestígios, veja os programas escolhidos para riscar do mapa os rastros da sua navegação.

Oculte as provasMil Free Internet Eraser
: Quem usa o Internet Explorer ou o Firefox pode navegar tranquilo, porque este programa vai apagar todos seus passos, senhas ou logins.

FCleaner: Arquivos temporários, cookies ou históricos de navegação não são páreo para este aplicativo. Ele pega pesado na limpeza do seu computador e ajuda a remover suas pistas.

Comodo System Cleaner: Se apagar vestígios é sua missão, conte com este ótimo aliado e detone tudo o que possa o incriminar. Conte com mais um aplicativo da família Comodo e fique limpo.



Perder um pendrive é muito fácil e você já pensou se isso acontece com você? Todos seus arquivos estarão nas mãos de desconhecidos. Se um detetive de verdade não puder encontrá-lo, conte com os aplicativos que bloqueiam o acesso ao dispositivo e não mostram seus documentos nem sob tortura.
Bloqueie
Safe House Explorer: Para guardar os arquivos a sete chaves, crie uma pasta e coloque-os lá dentro. Em seguida, crie uma senha forte e esconda seus segredos.

Eraser: Uma das técnicas de Eraser Portable consiste em sobrescrever os arquivos confidenciais diversas vezes antes de apagá-lo por completo, desta forma o arquivo perde sua característica original, protegendo dados confidenciais.

Tor Bundles: Este é um pacote de aplicativos para você navegar com segurança na Internet sem deixar ou fornecer seus dados. Para driblar sites que detectam suas informações e fornecer acesso total a qualquer página, Tor cria uma espécie de rede que embaralha os dados da sua conexão.



Ter cópias de provas é requisito básico para qualquer detetive, pois confiar muito em que nunca vai acontecer algo errado é perigoso. Já ouviu falar na Lei de Murphy? Portanto, leve sempre com você um programa para backup de arquivos.

Dupla identidadeToucan: Fazer backup de arquivos deve ser um hábito, afinal nunca se sabe o que pode acontecer com seu computador. Com este aplicativo, além de copiar seus documentos, é possível criptografá-los.

DriverMax: Nem só de arquivos vive um detetive. Drivers são essenciais em qualquer ocasião. Sendo assim, faça cópias deles e não caia em armadilhas.

Microsoft USB Flash Drive: Com a Microsoft não se brinca e muito menos com seus produtos. Confie neste programa portátil para copiar seus arquivos, ou quem sabe, descobrir o segredo de Bill Gates

Se prepare!Detetive bom é detetive armado, mas claro, armado de tecnologia (armas de fogo não). Quem não se lembra do James Bond e suas quinquilharias tecnológicas como os binóculos, relógio, celular e uma câmera digital sempre à mão escondida em algum lugar.

Desta forma, você pode levar um capturador de telas no pendrive e ter provas mais do que contundentes. Leve o ScreenHunter para suas missões e dê uma de 007 ou um 00X do pendrive.

Sherlock Bond

Detetive ou não, o fato é que você não pode abrir mão da segurança onde estiver. É claro que ser paranóico com o assunto não leva a nada, porém ser cuidadoso não faz mal algum. Cuide do seu pendrive, afinal ele pode ser a porta de entrada para grandes problemas na sua máquina.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.