Criando e modificando partições através do próprio Windows

2 min de leitura
Imagem de: Criando e modificando partições através do próprio Windows

Criar partições podem ser muito úteis. Você sabe o porquê? Partições são como divisões que você faz em um HD, criando várias unidades de disco para separar seus dados. Assim, você pode ter uma partição específica para o sistema, outra para os seus dados, músicas, fotos etc.

E, quando quiser formatar o seu computador para reinstalar tudo, basta efetuar a formatação somente na partição do sistema, sem perder os outros dados. Muito mais prático, você não acha?

Sendo assim, às vezes você precisa criar ou modificar partições e não sabe por onde começar. Bem, na verdade, o que não faltam são maneiras e aplicativos que permitem a você gerenciar as suas partições.

Na verdade, há um modo muito mais simples quando se quer modificar partições de um disco rígido que não seja o do sistema. Talvez você não saiba, mas é possível utilizar uma ferramenta do próprio Windows para modificar partições. Dê uma olhada a seguir:

Como abrir o Gerenciador de Disco

Para chegar até a ferramenta é necessário percorrer um pequeno caminho (igual tanto para o Windows XP quanto para o Vista). Primeiro de tudo, clique em Iniciar e acesse o Painel de Controle.

Com o Painel de Controle aberto, clique duas vezes sobre Ferramentas Administrativas. (Pode ser necessário clicar antes em Modo de Exibição Clássico.)

Depois de entrar em Ferramentas Administrativas, dê um duplo-clique em Gerenciamento do Computador.

Gerenciando os discos rígidos

Assim que abrir o Gerenciamento do Computador, clique no + ao lado de Armazenamento e, depois, em Gerenciamento de Disco.

Essa janela é a ferramenta para gerenciar seus discos, as partições, formatos etc. Se você clicar com o botão direito sobre os discos, terá a opção de formatá-los e alterar a letra da unidade deles.

Além de serem listados na parte de cima, os discos também aparecem embaixo, com gráficos mais instrutivos em relação às partições que existem. Em discos com espaços que não tenham sido alocados é possível criar novos volumes (uma partição funcional). Veja na imagem abaixo:

Criando uma nova partição

Quando você acessar para criar um novo volume em um espaço não alocado, um Assistente será aberto. Primeiramente você precisa definir o tamanho que essa partição terá em MB.

Depois, você tem a liberdade de escolher uma letra que pode ser atribuída ao volume como uma nova unidade.

Você poderá escolher entre não formatar o volume, ou formatá-lo. Se optar por formatá-lo, é possível escolher qual vai ser o novo Sistema de Arquivos (FAT32, NTFS etc.) e qual o nome dele.

Quando terminar o Assistente, clique em Concluir para finalizar ou Cancelar para desfazer tudo que você acabou de determinar para a nova partição.

Como todas as modificações em Discos Rígidos, será necessário que você reinicie o seu computador ao final do processo para que as alterações tenham efeito.

Outras formas de se modificar partições

Além da ferramenta do Windows, é lógico que existem vários programas que também servem para modificar, criar e apagar partições. E eles trazem muito mais opções para realizar essas tarefas. Entre os mais famosos, é possível encontrar o Partition Magic (principalmente), o EASEUS Partition Manager e o Partition Logic. Logo - Ubuntu

Há outra forma de se fazer isso, que é rodando programas para mexer em partições a partir de discos de boot que vêm recheados de ferramentas. Mais uma opção? Que tal fazer em outros sistemas operacionais, como o Ubuntu?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.