O Google não é o único, conheça outros buscadores

4 min de leitura
Imagem de: O Google não é o único, conheça outros buscadores

No início a internet era dotada de poucos domínios e geralmente com uma finalidade bastante específica. A explosão de conteúdos de todas as classes ocorridas nas últimas décadas por conta da popularização da internet fez necessária uma nova classe de serviço na web: os buscadores. Atualmente, muitos pensam que Google é sinônimo de busca, saiba que ele não é o único site com esta finalidade e muito menos foi o primeiro. Se não encontrou na primeira tentativa, experimente dar uma olhada em outro lugar antes de desistir.

Cada buscador na internet utiliza um método ou sintaxe diferente para catalogar as páginas da internet e efetuar sua busca. Em outras palavras, cada site de busca vai lhe retornar resultados diferentes para o mesmo assunto. Além de oferecer serviços adicionais, buscar conteúdos específicos, utilizar sites de busca diferentes aumenta a riqueza dos resultados. Portanto, não se limite a utilizar sempre o mesmo site, conheça novos buscadores e encontre novas possibilidades.

Um pouco de história

O clássico

O primeiro grande buscador ainda é excelente.

O primeiro site internacional de busca a ganhar uma imensa popularidade na internet foi o Yahoo!. Seu sistema era simples em meados dos anos 90, mas como a rede crescia exponencialmente, procurar se fazia cada vez mais necessário. Muito mais do que um simples site de busca, nos dias de hoje o Yahoo! se transformou em um ótimo portal e conta com diversos serviços.

O Brasil tem seus lucros...

Procure em lugares diferentes!Em 95 foi criado o primeiro site nacional para pesquisas na web: o Cadê?. Mesmo com um sistema de cadastros manual, o site fez um incrível sucesso em pouco tempo e transformou um projeto das horas vagas de dois jovens em um negócio milionário. Atualmente o site foi comprado pela Yahoo! e se chama Yahoo! Cadê?, sua aparência é bem mais enxuta, mas o mecanismo de busca é exatamente o mesmo do Yahoo!.

... e valentes

Mas enquanto o Cadê? rendeu muito ao bolso de seus criadores e o Yahoo! acabou se tornando um grande portal, outro buscador brasileiro se manteve com as próprias pernas. O Aonde também foi bastante famoso no final da década passada e resistiu sem se filiar a nenhuma empresa internacional. Atualmente ele não conta com muitos acessos, mas o Aonde continua sendo o maior site brasileiro de pesquisas.

Constante

Entre o ápice do Yahoo! e a popularização do gigante Google, existiu outro grande site internacional para pesquisas: o AltaVista. Ao contrário dos demais, este serviço não incorporou novas funções e permaneceu praticamente inalterado com o passar dos anos, conservando até a mesma aparência dos buscadores do final do século passado. O AltaVista resiste bravamente até hoje, mas seu número de acessos diminuiu com a chegada de serviços mais dinâmicos.

O contraste se destaca

Guarde este nome, el eainda pode se tornar imenso.

Não que isto esteja tirando o sono dos executivos do Google, o fato é que o Cuil é um buscador recente que assumiu uma oposição declarada ao gigante das buscas. Anna Petterson, ex-funcionária do Google e criadora do Cuil, diz que a página assume a cor preta de fundo e faz questão de utilizar símbolos opostos. Além de uma disposição diferente dos resultados, o Cuil se destaca pelo número assustador de resultados em suas buscas.

Portais que Buscam

Busque muito mais em um único lugar.Analisando o exemplo dos grandes sites de busca da atualidade, não é difícil deduzir que o futuro da web é integrar diversos serviços em um mesmo domínio. Veja o gigante Google, atualmente ele oferece e-mail, mapas, chat em tempo real, notícias e muito mais.

Quem nunca encontrou ao acaso aquela bola perdida há muito tempo enquanto buscava por uma caixa? O internauta adora praticidade, então que tal saber se alguma das últimas novidades não lhe chama a atenção enquanto efetua sua busca? O futuro dos buscadores e de todos os demais serviços importantes da internet é integrar conteúdo, tornando a navegação do usuário Daca vez melhor.

Quem são?

O MSN também busca.

Quem é que não conhece a famosa borboleta do MSN? Além de trazer todos seus amigos para perto de você sempre, em seu portal o usuário conta com o Live Search. Seu buscador também pode ser integrado ao navegador e atualmente representa uma das melhores opções de busca.

Simples e eficaz.Ao mesmo molde, o usuário encontra a página do Terra recheada de notícias antes de começar sua busca. O UOL resolveu separar um pouco os assuntos dedicando uma página apenas você encontrar o que procura com o UOL Busca. Finalmente, o IG também conta com o IG Busca, página exclusiva para buscar páginas, imagens, compras e por temas específicos de notícias, vale à pena conferir!

Resumindo

Atualmente, o Google é reconhecido como a ferramenta de busca mais abrangente da internet, seu algoritmo revolucionou a rede e é o primeiro a experimentar os conceitos da Web Semântica. No entanto, isto não quer dizer que ele é a melhor opção para todos os casos, um novo serviço pode ser especializado ao tema que você tem em mente e retornar exatamente o que você procura. A ideia é variar suas fontes, mesmo que seja apenas para comprovar que determinado serviço não presta!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.