Dicas do XP: coloque vídeos como papéis de parede

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do XP: coloque vídeos como papéis de parede

A área de trabalho dos computadores tem ganhado a atenção de desenvolvedores e, cada vez mais, existem inúmeras opções para personalizar com o seu gosto — como temas, pacotes de ícones e papéis de parede.

Aliás, você ainda encontra mais possibilidades para a decoração do plano de fundo. Há uma enorme quantidade de imagens disponíveis nas dimensões de papel de parede ou você pode seguir a linha “faça você mesmo” e colocar suas próprias fotos e desenhos. E agora, até mesmo vídeos podem animar seu desktop!

O recurso se tornou possível com o Windows Vista, mais especificamente, com a versão Ultimate, a mais completa do sistema operacional. No entanto, como muitos usuários gostaram da ideia, surgiram algumas alternativas para contornar esse problema.

Um programa legal que pode resolver a situação é o VLC Media Player. Entre os tocadores de multimídia, ele não está entre os mais populares, mas é competente e muito simples de usar. Tanto que, para habilitar a reprodução como papel de parede, é necessário gastar poucos cliques.

Como exibir o vídeo em 4 passos

Antes de testar, verifique se sua placa de vídeo é compatível com DirectX 9.0.


— No menu, clique em “Ferramentas” e abra a janela “Preferências” (quem gosta de teclas de atalho pode acessar diretamente através do comando Ctrl+P).

Ferramentas>Preferências...

— Há um menu com imagens de cones do lado esquerdo da nova janela. No final, depois do ícone “Teclas de atalho”, ainda é disponibilizada outra forma de exibir as configurações. Selecione o modo “Detalhado”.

Escolha o modo detalhado

— Agora apareceram as opções avançadas de configuração. Clique em “Video”, em seguida “Módulos de saída” e selecione o item “DirectX”. Marque a opção “Ativar modo papel de parede”.

Ative o modo papel de parede

— Esse passo é opcional. Você pode colocar vários vídeos na lista de exibição ou repetir o mesmo quantas vezes quiser. Para isso, selecione o menu “Lista de reprodução” e ative as opções “Repetir tudo” e “Repetir o item atual”.

Selecione se quiser repetir a lista de reprodução

— Salve a alteração feita. E pronto! Pode abrir qualquer arquivo de vídeo que ele será reproduzido como papel de parede, na área de trabalho.

Outras dicas

O VLC Media Player não é o único programa com esse recurso. Uma alternativa é o Dreamscene Video Wallpaper, cuja finalidade é justamente de exibir vídeos no desktop. O grande problema é o fato de ele ser um shareware, ou seja, é gratuito por um curto período de tempo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.