Tira-Dúvidas: vale a pena comprar um antivírus?

1 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: vale a pena comprar um antivírus?

O assunto tratado hoje é Antivírus, respondendo a pergunta enviada por um dos usuários do Baixaki, mas que com certeza deve ser uma dúvida comum a muitas pessoas, ainda mais se você levar em conta a quantidade de vírus espalhados pela internet.

“Vale a pena comprar um antivírus?”

- Hugo Ferreira

Com esta pergunta acabamos invariavelmente caindo em muitas outras. A primeira traduz uma famosa dúvida que é mais comum do que se pensa: qual antivírus é melhor, gratuitos ou pagos? A resposta para isso varia bastante, pois para saber o que é melhor, tem que se avaliar o caso e verificar o que você precisa. Isso envolve um pouco do seu gosto pessoal, preferências e pesquisas para poder mensurar o que mais se enquadra dentro disto.

Infelizmente, ainda não existe um único antivírus perfeito que reúna tudo que precisamos da forma como queríamos. Se você observar resultados de testes, existem diversos que são melhores em determinados pontos e piores em outros. Adicionalmente, é sempre bom levar em conta a questão da interface e facilidade de configuração.

Alguns possuem mais atualizações em menores intervalos de tempos, outros efetuam varreduras mais eficazes e em menor tempo. Alguns detectam o maior número de vírus conhecidos outros identificam com mais rapidez aqueles mais desconhecidos. Mais leves para o sistema ou necessitando de mais memória, cada um tem suas peculiaridades.

Diversos fatores devem ser levados em conta na escolha de um antivírus

Para saber o que está mais próximo ao que você precisa, é sempre bom observar e avaliar resultados de testes que são feitos com os antivírus. O Baixaki já testou alguns destes e os resultados estão disponíveis aqui para você.

Outro ponto interessante que deve ser levado em conta na escolha de um antivírus é o propósito de utilização. Isto pode ser um bom fator para se fazer uma avaliação de pré-requisitos, que devem ser observados no momento da escolha de um deles.

E nunca se esqueça de que independente do antivírus escolhido é extremamente importante mantê-lo sempre atualizado para que ele possa proteger seu computador da forma apropriada. Espero que sua dúvida tenha sido respondida de forma satisfatória.

É isso aí pessoal, sempre que vocês tiverem dúvidas sobre antivírus ou qualquer assunto relacionado à informática e tecnologia, basta mandá-las para o endereço logo abaixo.

Tire suas dúvidas conosco!!!

Assim que pudermos responderemos a sua dúvida aqui no Baixaki, junto com várias outras dos usuários. Participem, e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.