Review: Positivo Mobo White 1050

8 min de leitura
Imagem de: Review: Positivo Mobo White 1050

O Positivo Mobo White 1050 é um dois seis modelos da linha de netbooks da Positivo Informática, a primeira empresa brasileira a lançar no mercado uma série de netbooks com processador Intel Atom. Equipado com um processador de 1.6 GHz e 1 GB de memória RAM, o Mobo White 1050 é, ao mesmo tempo, um netbook pequeno e confortável, mas com ótima capacidade para executar programas típicos do dia-a-dia e até outros mais exigentes.

O processador Intel Atom é o que faz esse netbook ter um desempenho tão eficiente quanto muitos PCs modernos por aí. Antes chamado de Silverthorne e Diamondville, esta é uma linha de processadores especialmente desenvolvida para aparelhos móveis.

Continuando a série de artigos com análises de netbooks, o Baixaki recebeu um Mobo White 1050 e botou o "bichinho" à prova. Tudo foi analisado: desde o primeiro uso até o carregamento de programas exigentes, passando pelos programas já instalados no netbook.

O Mobo White 1050 é um computador leve e com cor branca muito agradável. Ela dá um tom diferente a computadores portáteis, destacando-o da concorrência mesmo com material mais simples. O peso é um ótimo atrativo, não passando de 1,5 kg (netbook mais carregador). O tamanho do disco rígido equipara-se a muitos notebooks e até desktops do mercado (120 GB). Se levarmos em conta o intuito de um netbook, é muito mais que suficiente para armazenamento.

Com o computador ligado, os primeiros passos são muito simplificados, uma vez que o Mobo White 1050 conta com Windows XP com Service Pack 3 já instalado. Não é preciso se preocupar com sua proteção antivírus, pois o Kaspersky já vem instalado e pronto para usar. Obviamente, é necessária uma boa atualização nesse antivírus.

Por um lado, o visual do Mobo é agradável, mas o acabamento peca pelo excesso de simplicidade. O material é mais simples do que o utilizado em outros modelos modernos (alumínio escovado, por exemplo). A cor também pode ser um contra a longo prazo, pois sujeiras e marcas ficam mais evidentes. Ou seja, o cuidado precisa ser redobrado.

O Mobo White 1050 não conta com travas para a tela. Em um movimento descuidado, por exemplo, a tela pode abrir facilmente e sofrer danos. O teclado tem cerca de 90% do tamanho de um teclado normal (sem contar o teclado numérico). Porém, as teclas têm menos espaços entre elas. Quem não está acostumado com um netbook certamente vai ter problemas de digitação no começo.

Um “meio-contra” é a ausência de leitor de CD/DVD. “Meio-contra” porque é um padrão dos netbooks não oferecer esse leitor, mas ao mesmo tempo ele não deixa de ser um componente importante. A solução é um leitor externo.

O Mobo White 1050 pode ser encontrado a partir de R$ 1399, um preço justo para a relação custo/benefício. Se levarmos muito em conta o acabamento, talvez o preço não se justifique, mas a combinação do porte do Mobo White 1050 com a capacidade de processamento que ele tem e os softwares instalados justificam, sim, o preço recomendado.

O Mobo White 1050 não tem um design de última geração. Praticidade é a palavra-chave. No lado esquerdo, estão a trava de segurança, entrada de alimentação, saída de ar e duas portas USB. À direita, mais uma porta USB, leitor de cartões, conectores de fone e microfone, saída VGA e entrada para cabo de rede.

As laterais do Mobo White 1050.

As teclas são curvas. Letras e números têm o tamanho padrão com o qual todos os usuários estão habituados. Setas direcionais e outras teclas têm tamanho consideravelmente reduzido. As teclas de função podem ser extensamente utilizadas, confira essa lista:

  • Fn+F2: alterna entre exibição na tela do Mobo e um monitor externo, caso esteja conectado.
  • Fn+F3: ativa/desativa o touchpad.
  • Fn+F4: diminui o brilho da tela.
  • Fn+F5: aumenta o brilho da tela.
  • Fn+F6: ativa/desativa a webcam.
  • Fn+F7: diminui o volume.
  • Fn+F8: aumenta o volume.
  • Fn+F9: desativa os altofalantes.
  • Fn+F11: ativa/desativa conexão sem fio.
  • Fn+F12: coloca o Mobo em modo de espera. Para retornar ao modo ativo, basta pressionar o botão liga/desliga.

O touchpad é um pouco menor do que o padrão de notebooks. Um diferencial desse touchpad é que há somente um botão para os cliques. Em termos de sensibilidade, nenhuma diferença considerável pode ser apontada.

Touchpad com apenas um botão.

O espaço entre as teclas e a borda frontal do netbook é curta, o que pode incomodar os punhos depois de certo tempo de uso.

O apoio para as mãos do Mobo White 1050.

Em termos de portabilidade, o Mobo White 1050 dá conta do recado, mas pode pecar dependendo do que você deseja fazer sem que o computador esteja ligado a uma tomada. A bateria tem autonomia de até cinco horas, mas sem a utilização de rede sem fio e dispositivos externos, por exemplo. Com uso constante de programas e recursos, este tempo pode ser reduzido para cerca de duas horas e meia.

É hora de testar

Em termos de desempenho, o Mobo White 1050 dá conta do recado. O boot do Windows – juntamente com a inicialização do Kaspersky e de todos os componentes já instalados – é rápido, não devendo nada a outros computadores de porte maior. O carregamento do Windows Media Player, por exemplo, foi satisfatório.

Já o aplicativo BrOffice Writer levou um pouco mais de tempo em seu primeiro carregamento, mas, a partir da segunda utilização, esse tempo foi bastante reduzido. Em suma, os três programas que já vêm instalados no Mobo White 1050 são úteis e leves. O único pecado talvez seja a utilização de uma versão já defasada do BrOffice (2.4). O Dicionário Aurélio requer um registro gratuito, fora isso eles estão prontos para usar.

Testamos diversos aplicativos muito comuns no dia-a-dia dos usuários típicos de escritório. Veja os resultados.

Sistema operacional

É o Windows XP com Service Pack 3, sem tirar nem colocar nada. Não há aplicativos especiais do desenvolvedor ou outros tipos de suítes.

Pacote Office O Office 2007 Enterprise

Foi instalado em 12 minutos. O carregamento dos programas foi bem rápido e o uso deles não mostrou nenhum problema. As ferramentas extras – como Media Gallery, Configurações de Idioma e Picture Manager – também funcionaram muito bem. Resultado: positivo. Os programas do pacote Office foram executados de maneira rápida e sem nenhum problema. Esse mérito vai para o processador Atom, da Intel.

Resultado: ótimo. O trabalho com todos os programas do pacote Office foi rápido e sem nenhum problema.

WinRAR

O Mobo White 1050 compactou um arquivo de 600 MB em pouco mais de 15 minutos, um desempenho muito semelhante ao de um computador equipado com processador AMD Athlon 3500 de 2.2 GHz. Para descompactar o mesmo arquivo, não foi necessário mais do que um minuto.

Resultado: ótimo. O desempenho do Mobo White 1050 levou o tempo adequado para esta função.

Google Earth

O Google Earth precisou ser carregado com uma resolução menor do que o ideal devido à limitação gráfica do Mobo White 1050. Para carregar imagens em movimento, algumas pequenas travadas puderam ser percebidas. Não foram prejudiciais para o funcionamento do programa, no entanto.

Resultado: satisfatório. Quem é entusiasta pelo Google Earth certamente vai se sentir um tanto incomodado, mas o usuário em geral não terá problemas.

Photoshop

Testamos o Adobe Photoshop CS4 no Mobo e o resultado foi surpreendente. O processamento das imagens foi excelente, não apresentou travadas e o programa foi executado “lisinho”, com um desempenho até superior a muitos desktops modernos. Foi possível trabalhar com imagens de grande resolução sem travamentos. Apesar da tela pequena, é fácil se ajustar à visualização das imagens. As ferramentas e filtros são aplicados instantaneamente, com rapidez igual ou até mesmo superior a um bom desktop.

Resultado: excepcional. O Mobo White 1050 surpreendeu nesse sentido. O netbook mostrou um desempenho muito acima da expectativa para um computador desse porte.

O uso do Photoshop foi surpreendentemente rápido.

Internet

O uso da internet é o principal objetivo de quem tem um netbook, logo mereceu atenção especial. Com o Windows Internet Explorer que já vem instalado, acessamos diferentes sites e serviços. A navegação por diferentes clientes de email foi muito tranquila e não apresentou nenhum problema.

Também acessamos sites com conteúdo de mídia – músicas, vídeos – ao mesmo tempo, e o Mobo White 1050 se portou muito bem. Jogos em flash também foram testados e não foi necessário instalar nenhum complemento. As páginas foram carregadas rapidamente e executadas sem problemas.

Resultado: positivo. Desempenho ótimo para navegar pela internet. Com uma boa conexão, o usuário não deve encontrar nenhum problema. É claro que, com o tempo, é necessário instalar complementos para visualizar certos tipos de site, mas isso é comum.

O uso da internet não foi problema para o Mobo.

Jogos e Vídeo

O Mobo White 1050 vem com uma placa de vídeo de 128 MB da Intel. Para os altíssimos padrões de qualidade atuais, é uma placa um tanto limitada. Ao testar o Doom 3, por exemplo, mesmo com a qualidade reduzida, o quadro a quadro foi inevitável. Já um jogo com ajustes mais precisos de gráficos ou que não exija tanto pode ser executado tranquilamente.

Resultado para jogos: satisfatório. Considerando que os Netbooks não foram feitos com o objetivo de executar jogos pesados, o Mobo White 1050 está dentro do esperado. No entanto, é inevitável que um usuário queira testar algum game. Nesse caso, é necessário estar atento aos requisitos mínimos.

Arquivos de vídeo foram executados sem maiores dificuldades, sendo necessário apenas o download do codec necessário. Instalamos o K-Lite Mega Codec Pack e executamos diferentes arquivos no formato MP4 (formato um tanto incompatível por padrão). Tudo correu sem problemas.

Testamos o jogo Power Football para analisar a capacidade gráfica em jogos online, e o resultado foi satisfatório. O jogo foi executado tranquilamente, sendo necessário apenas baixar o complemento exigido pelo desenvolvedor.

Resultado para processamento gráfico em geral: satisfatório. O Mobo White 1050 tem uma placa capaz de processar gráficos ótima para o dia-a-dia, mas não adianta querer que ela processe gráficos muito avançados.

Áudio

O netbook que recebemos da Positivo apresentou alto-falantes com péssima qualidade. O volume é extremamente baixo e percebemos indícios de que os falantes estão queimados. É importante ressaltar que este modelo pode ter passado por outras mãos antes de chegar em nosso escritório. Logo, não foi possível chegar a uma conclusão sobre os alto-falantes do Mobo White 1050.

Extras

Teclas de função especiais.Fone de ouvido: ao contrário dos speakers, a saída para fone de ouvido funcionou perfeitamente, com volume agradável e sem distorções.

Teclas especiais: além das teclas de função, o teclado do Mobo White 1050 utiliza as setas direcionais para as funções Page Up, Page Down, Home e End. As teclas Num Lock e Scroll Lock são acessadas nas mesmas teclas de Insert e Del. Há também uma adaptação para utilização de um teclado numérico.

Conclusões

O Mobo White 1050 tem um desempenho excepcional e muito acima do esperado para um computador com porte pequeno como este. Por si só, é uma ótima opção de netbook, com uma alta capacidade de processamento para diferentes fins do dia-a-dia que entusiastas de netbooks procuram. O fato de ter apenas 1 GB de memória RAM é compensado pela ótima capacidade do processador.

Pequeno, mas potente.

O que realmente pode ser considerado um problema neste netbook é sua placa de vídeo, mas isso só será notado por aqueles usuários que exigem muito de uma máquina. Comparado com o HP Mini-Note PC 2133 e com o Asus EeePC, o Positivo se mostra um forte concorrente. Em termos de design, ele é mais simples, sem exibir um visual moderno. Em termos de funcionalidade, ele se demonstra mais prático que o HP Mini-Note PC 2133 e “forte” como o Asus EeePC.

No entanto, o EeePC leva vantagem pelo melhor gerenciamento do processamento gráfico. Considerando que o preço desses dois modelos é da mesma faixa, o EeePC é uma opção melhor para quem pretende executar mais jogos e atividades gráficas no netbook, além de contar com um disco rígido de melhor capacidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.