Como criar uma Barra de Favoritos no Internet Explorer 8

3 min de leitura
Imagem de: Como criar uma Barra de Favoritos no Internet Explorer 8

Alguns costumam comentar que a Microsoft está sempre atrás no que se refere a novidades. Isso acontece porque muitas funções interessantes do Windows e programas embutidos, só são incorporadas depois dos concorrentes. Sendo isso uma estratégia para verificar se tais componentes realmente funcionam, ou simplesmente relaxo, pelo menos depois de algum tempo os usuários dos produtos Microsoft são brindados com soluções que facilitam e agilizam a execução de tarefas corriqueiras.

Desde as suas primeiras versões, o Firefox já conta com uma barra de links favoritos, logo abaixo da barra de endereços. Agora é a vez do Internet Explorer 8, que veio com inúmeras melhoras em relação à versão anterior e traz um sistema de navegação muito mais intuitivo e voltado ao usuário que não gosta de perder tempo. A barra de links favoritos faz parte de tais melhorias, e é a ela que dedicamos este artigo.

Ativando a Barra de Favoritos

Por padrão, o Internet Explorer já vem com a Barra de Favoritos ativada. Nela, você verá os botões de sites sugeridos e complementos adicionais para o navegador, bem como o botão para exibição de todos os favoritos e o botão para adição de links à Barra de Favoritos. Porém, caso você tenha acidentalmente fechado essa barra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a área indicada na imagem abaixo e ativar a opção “Barra de Favoritos”.

Ativando a Barra de Favoritos

Aprendendo a usar

Em um primeiro momento, sua Barra de Favoritos estará vazia. Será necessário, portanto, que você comece a adicionar links a ela. Existem várias formas de fazer isso, e uma das mais fáceis é clicar na estrela para abrir o menu com os links que você já havia adicionado aos favoritos. Depois clique com o botão direito do mouse sobre o link que você deseja adicionar à barra e, no menu que se abrirá, clique na opção “Adicionar à Barra de Favoritos”.

Favoritos previamente adicionados

DICA: os novos links adicionados à Barra de Favoritos serão sempre posicionados na extrema esquerda, mas se você quiser reposicioná-los, basta clicar e arrastar para o local desejado da barra.

Outra forma de adicionar links é entrar no site a ser incluído, depois clicar no segundo botão, da esquerda para a direita, conforme a imagem abaixo. Fazendo isso, o site que estiver aberto na Guia ativa terá seu endereço adicionado à Barra de Favoritos.

Adicionando páginas abertas

O grande problema de utilizar barras de links é que existem usuários que costumam frequentar muitos sites, e gostam de mantê-los todos na Barra de Favoritos. Isso faz com que eles fiquem amontoados e até seja criado um menu na lateral direita, para comportar os links que não couberem no espaço normal. Para resolver isso, existem duas maneiras:

1. Você pode tentar renomear todos os links, para que o texto ocupe menos espaço na barra. Faça isso clicando com o botão direito do mouse sobre o botão do link desejado e depois escolhendo a opção “Renomear”. Se você adicionar o Baixaki, por exemplo, poderá renomear o link de “Baixaki Download - Download de softwares e jogos”, para simplesmente “Baixaki”.

Renomeando botões

2. Outra maneira de encurtar o espaço utilizado pelos botões é clicando com o botão direito do mouse sobre algum deles, apontando para a opção “Personalizar Largura do Título” e escolhendo uma das três opções, sendo elas “Títulos longos”, para deixar o texto completo do link; “Títulos curtos”, para que não sejam mostrados os títulos completos, mas somente alguns caracteres; e “Somente ícones”, que fará com que todos os botões de favoritos fiquem sem qualquer texto.

Personalizando o tamanho do texto nos botões

DICA: prefira adicionar novos botões na Barra de Favoritos entrando no site a ser incluído e utilizando o segundo botão da esquerda para a direita (“Adicionar à Barra de Favoritos”), pois assim você poderá ter a certeza de que o ícone de favorito do site terá sido salvo no cache do navegador e será usado no botão.

*A opção “Somente ícones” é ótima para economizar espaço, mas se o site que você costuma visitar não possuir um ícone fácil de diferenciá-lo dos outros, utilizar essa opção pode se tornar um incômodo.

Dê a sua dica

Se você conhece alguma maneira de melhorar ainda mais o Internet Explorer, com a utilização de atalhos, favoritos e barras de ferramentas, fique à vontade para utilizar o sistema de comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.