O que é lag?

2 min de leitura
Imagem de: O que é lag?

A palavra latência pode ser utilizada por diversos campos de estudo, sendo designada para explicar fenômenos de suas respectivas áreas. Em biologia, latência refere-se ao estado de repouso de um organismo. Enquanto na medicina, é usada para denominar o intervalo de tempo entre o estímulo e a reação associada a ele.

Para a informática, o significado é praticamente o mesmo: é o intervalo de tempo entre o início de uma atividade e o momento em que os efeitos desta se tornam aparentes. Nessa área, latência também é conhecida como ping e possui correlação com débito (largura de banda) que corresponde ao número total de atividades durante um determinado tempo. Em outras palavras, é a taxa de bits que uma rede de transferência suporta.

As duas medidas são inversamente proporcionais porque, se a quantidade de atividades ultrapassa o limite da rede, vão ocorrer atrasos na hora de executá-las. É aquele caso típico em que você quer fechar um programa e o computador demora um tempo até efetivamente realizar a tarefa. Esses atrasos na comunicação do computador são denominados pelo termo lag.

Lag, ping e os jogos online.

Os jogadores de games online conhecem muito bem o efeito, pois são eles os que mais sofrem com isso. Você estava vencendo uma batalha no World of Warcraft ou estava prestes a encontrar a bomba dos terroristas no Counter Strike, mas o computador deu aquela “travadinha” que fez toda a diferença.

Mesmo que o atraso não chegue a atrapalhar o jogo, convenhamos: esse tal de lag incomoda e muito! Imagina aturar uma partida inteira de Call of Duty 4 como esta do vídeo?

Portanto, na hora de escolher um servidor para jogar, observe aquele que apresenta o menor número de ping (latência). Isso significa que a conectividade está mais rápida, pois o tempo de resposta é menor. Se você quiser dicas de como melhorar o desempenho de games online, clique aqui.

Lag e as configurações.

Quando você tenta instalar um jogo a qualquer custo, mesmo que seu computador não tenha todos os requerimentos necessários, adivinha o que acontece? Lag!

O GTA IV é um bom exemplo de game que exige uma boa configuração de hardware. Veja o vídeo abaixo com a comparação do desempenho do jogo no XBOX 360 e no PC (o autor do vídeo forneceu os dados do computador).

“Mãe, tô na TV!”

Por falar em atrasos na comunicação, os telejornais também são incluídos na lista de vítimas do efeito lag. Quando um correspondente internacional está transmitindo uma notícia ao vivo e mantém uma conversa com o jornalista no estúdio, é possível perceber atrasos no início das suas falas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.