Dicas para você não gastar nada e usar um PC mais rápido

3 min de leitura
Imagem de: Dicas para você não gastar nada e usar um PC mais rápido

O Baixaki já possui diversos artigos que trazem dicas de como melhorar o computador, contudo, este artigo é um pouco diferente, pois vai além da limpeza, ou somente da avaliação dos itens de hardware. Elaboramos uma seleção de softwares para você melhorar a performance do Windows, dos seus aplicativos e até mesmo dos itens de hardware.

Limpeza do Registro

A melhoria do sistema geral depende primeiramente de uma coisa bem básica: um registro enxuto e sem montes de entulho. A culpa da grande sujeira no registro nem sempre é do Windows, mas sim do usuário que fica instalando e desinstalando jogos, aplicativos e coisas que sobrecarregam o sistema. Convenhamos que os desinstaladores dos programas e até o próprio Windows poderiam manter o registro sempre limpo, para não gerar problemas constantes.

Como sempre sobram restos dos programas no registro, não poderíamos deixar de lhe indicar um software para resolver este problema. O CCleaner é o mais indicado para a limpeza do registro, porque ele faz tudo que outros softwares fazem, mas faz melhor! Vale frisar que este software ainda realiza outras tarefas, como a limpeza geral do Windows e dos cookies e porcarias vindas da internet.

Analisando o sistema

O segundo programa que vamos indicar é o nCleaner, o qual é uma das melhores opções gratuitas para varrer o sistema a procura de falhas no registro, sujeiras deixadas por outros programas e exclusão de arquivos inúteis. Tão bom quanto o CCleaner, mas voltado mais à melhoria geral do sistema, o nCleaner poderá melhorar significativamente seu sistema. O software ainda serve para fazer algumas alterações (tweaks) gerais no Windows, opções que deixam o PC realmente mais rápido.

Desfragmente seu disco

O Baixaki já criou vários artigos para frisar a importância da desfragmentação de disco. Como você bem já deve saber, o Windows costuma quebrar arquivos constantemente e deixar os arquivos todos espalhados. Para resolver este problema existem diversos aplicativos, todavia optamos por um único software gratuito que pode ser de grande ajuda, é o SmartDefrag. O programa pode não ser tão rápido como muitas opções pagas, mas sua eficiência é, de modo geral, muito boa.

Escolha o que irá iniciar junto com o Windows

Você já parou para pensar por que tantos programas iniciam junto com o Windows? Na realidade, a inicialização automática dos aplicativos deveria ser uma ajuda para os usuários, porém, na maioria dos casos, os softwares que iniciam junto com o sistema acabam gerando muitos problemas. O grande erro dos softwares consiste na inicialização automática sem a devida permissão do usuário.

Para que você não tenha de esperar meia hora para conseguir utilizar o sistema, encontramos um software que poderá lhe ajudar a resolver o problema. O Autoruns faz essa tarefa facilmente, pois é a especialidade do programa. Totalmente gratuito e dispensando a instalação, o programa ganha destaque entre tantos congêneres.

Drivers atualizados sempre

É hora de dar uma atenção especial aos itens de hardware, que muitas vezes podem estar funcionando bem, contudo em alguns casos eles apresentam problemas e você não sabe para quem pedir ajuda. O DriverMax é o aplicativo mais indicado para atualizar as placas de vídeo e peças mais comuns. Já se você possui itens de hardware mais raros, talvez seja melhor procurar no site do desenvolvedor por uma nova versão de driver. Para saber o modelo de sua placa talvez o Everest possa ajudá-lo.

Faltando memória RAM? Tente usar este aplicativo

Baixe o RamBoosterComputadores com pouca memória RAM sempre sofrem para carregar jogos, programas mais pesados e às vezes até o próprio Windows. Se você não tem dinheiro para comprar mais memória RAM, talvez o RAMBooster possa lhe ajudar. Ele irá encerrar processos que o Windows já não esteja utilizando mais e manterá sua memória RAM livre para coisas mais importantes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.