Conheça a tecnologia 5G da Virtua, que promete conexão de 60 MB

2 min de leitura
Imagem de: Conheça a tecnologia 5G da Virtua, que promete conexão de 60 MB

A NET – empresa que oferece serviços de TV por assinatura a cabo e digital, além de acesso à internet – anunciou que vai aumentar a área de cobertura da nova tecnologia de banda larga, chamada Virtua 5G, para os bairros da Gávea e Lagoa, na cidade do Rio de Janeiro. Os assinantes de outros bairros cariocas também podem testar essa tecnologia, mas com velocidade de até 20 MB.

O 5G passou a ser oferecido em caráter de teste, gratuitamente, para os assinantes do combo Max HD da NET, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, e endereços específicos em São Paulo, em dezembro de 2008. Esses assinantes, mesmo tendo assinado planos de 12 MB, podem experimentar a velocidade de até 60 MB durante o período de testes.

Se você se perdeu com a notícia, fique tranquilo, vamos explicá-la para você!

O que é o 5G?

A internet no Brasil cada vez com mais velocidade.Este é o nome da quinta geração do Virtua, o serviço de banda larga oferecido pela NET. Ela é capaz de oferecer velocidades acima de 60 Mbps para usuários residenciais, além de empresas pequenas e médias. Para atingir essa velocidade, o 5G utiliza o padrão DOCSIS (sigla para Data Over Cable Service Interface Specification). Trata-se de um conjunto de definições padronizadas sobre as exigências de suporte para a transmissão de dados via cabo. Uma das características do DOCSIS é a possibilidade de transferência de dados no mesmo cabo da televisão, que é o princípio básico de funcionamento do Virtua.

Da mesma maneira que a tecnologia do Virtua, o DOCSIS também tem gerações. A mais recente é a terceira, disponibilizada em 2006. Ela tem como característica justamente o aumento da velocidade tanto para downloads como para uploads. Atualmente, a capacidade máxima que o DOCSIS 3.0 pode oferecer é de 300 Mbps.

Uma das empresas que contribui para o desenvolvimento desta tecnologia é a Cisco, e ela também ajudou a NET a disponibilizar este serviço.

Gerações

Veja como a tecnologia do Virtua evoluiu:

1G - antes de usar o DOCSIS, o Virtua utilizou a tecnologia S-CDMA, que atingia velocidade de até 256 Kbps.

2G - já com a tecnologia DOCSIS, a velocidade atingia 512 Kbps.

3G - a velocidade aumentou para até 8 Mega e surgiu a possibilidade de voz sobre IP (VoIP).

4G - a velocidade chegou a 12 MB.

5G - a velocidade pode chegar a 300 MB.

Outros benefícios

TV Digital e internet se unindo cada vez mais.Além do aumento da velocidade de acesso, a tecnologia 5G oferece um portal onde vídeos da programação da NET podem ser assistidos em alta definição pelos assinantes. A qualidade dos vídeos, segundo a NET, é a maior oferecida na internet.

Um dos grandes benefícios dessa conexão é que um download não consome toda a banda. Isso significa que é possível deixar um download em progresso e navegar normalmente, sem sentir que a conexão está sendo consumida.

Se você é assinante do combo Max HD e mora em uma área coberta pelo serviço, basta entrar em contato com a NET e solicitar a instalação do modem necessário gratuitamente. Quem assinar o serviço também terá direito a participar dos testes.

Outras tecnologias

Além da 5G oferecida pela NET, outra tecnologia de altíssima velocidade está disponível para localidades específicas pelo Brasil através da Ultra Banda Larga da Brasil Telecom. Com o uso de cabos de fibra ótica, a velocidade dessa conexão pode chegar a 100 Mbps (sendo que, para downloads, esse número pode variar entre 1, 75 Mbps e 12, 50 Mbps). Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia e Porto Alegre são as cidades que oferecem este serviço. Saiba mais sobre esta tecnologia neste artigo sobre a Ultra Banda Larga.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.