Mito ou verdade: qual o problema de manter pastas vazias no HD?

Por Allan Valin Ribeiro da Fonseca
Segunda-Feira, 29 de Junho de 2009
Descubra a resposta para essa pergunta e ainda conheça programas que apagam pastas vazias e artigos sobre como melhorar o desempenho do seu computador!

A dúvida “pastas vazias ocupam espaço no HD?” já foi respondida anteriormente, porém ela merece receber uma atenção especial.

As pastas vazias não ocupam espaço algum dentro do disco rígido, logo, não há problema em não apagá-las, certo? Errado! Pois por mais que elas não ocupem espaço, o seu computador gasta recursos e processamento pelo simples fato de elas existirem, mas principalmente na hora de realizar buscas, abrir o Windows Explorer, etc., atrapalhando assim tarefas rotineiras. Em outras palavras, manter pastas vazias em seu computador faz com que ele fique lento!

Outro problema com pastas vazias é o seguinte, às vezes copiamos todo o conteúdo de uma pasta para outra e a pasta vazia continua a ocupar algum espaço no HD. Isso acontece por você ter usado o comando Copiar, o qual deixa uma espécie de rastro (provavelmente para poder voltar a pasta ao normal caso ocorra algum erro durante a transferência), diferentemente do comando “Recortar”.

Tamanho ocupado

Alguns programas ao serem desinstalados deixam suas pastas contendo arquivos totalmente inúteis para trás, os quais terão valia somente caso ele volte a ser instalado. Ou seja, tais pastas só fazem ocupar espaço no seu disco rígido! Além disso, uma pasta aparentemente vazia pode conter arquivos ocultos. Portanto tome cuidado e não apague pastas “vazias” sem ter certeza da sua real importância, pois por mais vazia que esteja, se ela for uma pasta utilizada pelo Windows a probabilidade de ela ter alguma importância e razão para estar vazia é grande!

“Tenho preguiça de remover manualmente as pastas vazias, como resolvo o problema?”

Simples, basta baixar um programa capaz de identificar pastas vazias e removê-las em poucos cliques, tais como WinDirStat, Glary Utilities, Remove Empty Directories, Empty Folder Nuker, Directories Sweeper, DellEmpty, DeleteMe e o Fast Empty Folder Finder. Além disso, confira o artigo “Pastas inúteis? Acabe com todas elas!” para mais informações sobre esse tipo de pasta.

Uma vez que o propósito de remover as pastas vazias do seu computador é melhorar o seu desempenho, você poderá achar os seguintes artigos úteis (pois neles você encontrará dicas e programas para melhorar a performance do seu computador): “Dicas para você não gastar nada e usar um PC mais rápido”, “Como Usar Glary Utilities”, “Melhore o desempenho do Windows sem por a mão no bolso” e “’Limpe’ o Windows para melhorar seu desempenho”.

Ainda resta alguma dúvida quanto ao tema deste artigo? Gostaria de citar algo aqui omitido? Então comente!





Você gostou deste texto?




  • Downloads Relacionados
Programas relacionados ao texto acima
Fast Empty Folder Finder
Cansado de procurar pastas vazias manualmente? Este programa pode ajudá-lo nesta tarefa.
XP/Vista
334 KBGratuito
Empty Folder Nuker
Procure e exclua pastas vazias de seu computador com este programa pequeno e fácil de usar.
XP/98/2000
340 KBGratuito
Glary Utilities
A lentidão do seu sistema tem solução. Glary Utilities, um matador de arquivos desnecessários, é a resposta.
XP/Vista/98/2000/2003
5,31 MBGratuito
WinDirStat
Veja graficamente como o seu HD está ocupado, observando os arquivos, jogos, imagens ou MP3s por cores.
XP/98/2000
630 KBGratuito
DellEmpty
Procure, liste, analise e apague pastas vazias em seu computador.
XP/Vista
203 KBGratuito
DeleteMe
Apague pastas temporárias e vazias em seu computador com base em critérios de modificação dos arquivos delas.
XP/Vista/2000/2003
1,01 MBGratuito
Directories Sweeper
O jeito mais fácil de encontrar e eliminar pastas vazias e inúteis do Windows.
XP
1,81 MBGratuito
Remove Empty Directories
Se seu PC tem inúmeras pastas, mas muitas delas vazias, este programa as encontra e remove para você.
XP/2000
652 KBGratuito
  • Comentários

20 pessoas opinaram sobre este artigo
Adauto em 6/7/2009 às 14:53h Valews BaixaKi, tem certas coisas que realmente me incomoda no computador, e agora, já achei uma solução para o meu PC, eram as pastas vazias que estavam lentando (pelo que vi)... =/Valews BaixaKi =D
fabiano em 6/7/2009 às 14:39h baixaki legal essa materia***************!!!!!!!!!!!!
Dioni em 6/7/2009 às 12:54h obrigado pela ajuda eu estava procurando por isso e continuem assim! grato pela ajuda de todos que contribuem para o funcionamento do site do baixaki!!!!
Tom em 6/7/2009 às 11:34h Muito bom...valeu Baixaki!!!
Solano 2010 em 6/7/2009 às 10:20h Oi, queria saber se pastas vazias como a Temp, de arkivos temporários podem ser excluídas.
opyrata em 6/7/2009 às 06:32h parabens pelo artigo muito util
Rodrigo Junior em 6/7/2009 às 02:13h Muito interessante, eu que sou tester de PC não sabia disso, agora estou me atualizando com as informações do Baixaki. Parabéns ! Artigo extremamente útil.
Thiago Porciúncula em 5/7/2009 às 23:33h Meu deus, vcs se superam a cada artigo.
""Flavio"" em 5/7/2009 às 18:52h muito boa essa matéria, continuem assim estao no caminho certo !
Jonathas Ribeiro Leão em 5/7/2009 às 16:17h Rapaz.... Apesar do "Ruindows" (nesse assunto) informar que não ocupam espaço, na verdade, Pastas são nada mais que arquivos que servem para apontar o local que os arquivos "dentro dele" estão na tabela de alocação


© Copyright 2000 - 2010 No Zebra Network, todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução sem autorização.
Bajaki.com en español