Internet 3D

6 min de leitura
Imagem de: Internet 3D

A evolução da Internet é incrível e surpreendente. Ninguém imaginava que um serviço que seria somente para informações gerais poderia virar um mundo novo, o qual podemos visualizar hoje. A Internet tem suas surpresas e parece que não vai demorar muito para que ela ganhe novidades fantásticas.

Como já foi anunciado pela maior fabricante de processadores no Intel Research Day de 2009, a empresa está apostando que, num tempo não muito distante, a Internet ganhará proporções ainda maiores, uma interatividade incrível e um visual inovador: em três dimensões. Ainda que pareça ousado o anúncio, a Intel sabe bem do que fala. Eles estão pensando nessa possibilidade, justamente em decorrência da evolução que está ocorrendo com os processadores. Contudo, antes de visualizar o que a empresa propõe, vamos falar sobre o mundo 3D e a possível Internet em três dimensões, confira.

A tendência tridimensional

Não importa o quão bonito seja seu site, pois o olho humano se impressiona facilmente com efeitos e atrativos que mostrem claramente uma semelhança com o mundo real, fator que contribui para que os sites 2D não sejam tão apreciados. É raro encontrar alguém que não goste dos sites que utilizam a tecnologia do Adobe Flash (ou a tecnologia do Microsoft Silverlight) para animações. Ainda que sejam sites demorados para carregar, as animações e surpresas que os sites contêm são fantásticas.

Assim como o 3D faz sucesso na internet, ele já era o grande destaque nos cinemas e jogos há muito tempo atrás. Há um longo tempo atrás, algumas empresas (como a Pixar) investiram na área cinematográfica e nas animações em três dimensões, foi o começo do 3D difundido em todo mundo. Isso impressionou todo o público e cada vez tornou-se mais comum encontrar pessoas interessadas em filmes produzidos com animações tridimensionais.

Pixar, uma das pioneiras nas animações 3D

Muitos games tiveram de se adaptar (confira o especial do Baixaki Jogos que comenta a respeito de jogos que não tiveram uma boa adaptação), porque os novos consoles trabalham em três dimensões e somente games com uma proposta incrível poderiam sobreviver sem o aspecto 3D.

A tendência tridimensional demorou a chegar à computação doméstica e até agora ele não faz todo o sucesso que era esperado. Tanto Windows como o MAC OS e o Linux possuem seus respectivos efeitos tridimensionais, no entanto a maioria dos usuários nunca utiliza essa parte do sistema, até porque os recursos tridimensionais exigem máquinas mais robustas e nem todos possuem essas máquinas.

Recurso 3D do Windows Vista

Fato é: o 3D fascina e vem crescendo a cada dia mais. Até o momento não há como dizer que a migração da web para o tridimensional será algo de sucesso, mas observando alguns passos que já foram tomados por certas empresas, parece que pode ser uma grande ideia investir no tridimensional.

Mundos em três dimensões

Poucos sabem, porém já existem algumas prévias de mundos virtuais. O primeiro exemplo de mundo virtual 3D é o Second Life. O jogo que foi consagrado por inovar e trazer uma forma diferente de lucros teve seu sucesso baseado na união entre um grande universo, gráficos 3D e claro, diversas possibilidades de sobreviver como se você realmente tivesse uma segunda vida.

Para exemplificar outro mundo 3D de sucesso, não poderíamos deixar de falar da Playstation Home. A Sony desenvolveu a Home como parte da Playstation Network, para que os jogadores possam usufruir de um local onde há jogos, trailers e conteúdo interativo. A Playstation Home disponibiliza trailers em um cinema virtual, games em um ambiente parecido com o real, um shopping, uma praça e muito mais.

Esses dois mundos conseguiram definir claramente como pode ser o futuro da Internet. Apesar da falta de praticidade, ambos mostraram que há como realizar atividades num mundo virtual 3D. A Playstation Home ganha um destaque muito maior, por fornecer uma qualidade gráfica incrível e por proporcionar ambientes muito bem desenvolvidos. Contando com parcerias exclusivas, a Sony vem expandindo cada vez mais a Playstation Home, fator que contribui para uma futura Internet totalmente tridimensional.

Conceitos da Internet 3D

Não se sabe como cada empresa irá proceder ao entrar no mundo da Internet 3D. Talvez alguns padrões sejam definidos, mas enquanto isso não ocorre, o Baixaki preparou alguns exemplos de uma possível internet 3D. Primeiramente, vamos dar uma olhada como o Baixaki poderia ficar com recursos da internet 3D (confira a imagem abaixo).

Baixaki com recursos 3D e TouchScreen

Como você pode visualizar acima, os sites em três dimensões devem ser projetados especialmente para computadores com recursos TouchScreen, pois a navegação através do mouse não seria nada prática e eficiente.

Os sites de notícias possivelmente podem fazer uma parceria com algum site que opte pelos recursos 3D, pois seria bem interessante a ideia de entrar no mundo virtual e ao invés de ler as notícias em uma página comum, seu personagem virtual pudesse comprar um jornal e você ler diretamente no jornal virtual. Claro que isso pode ser um tanto utópico, mas é um conceito que talvez seja aplicado no futuro. Abaixo você confere uma imagem que mostra um possível site, onde você poderia ter seu personagem e ele está lendo notícias de determinado site, no exemplo, o boneco está visualizando o site do IG.

Mundo virtual 3D com acesso a Internet

Teste uma prévia da Internet 3D

Se você fica empolgado só de pensar nesse incrível futuro da internet, talvez a utilização de alguns aplicativos em seu computador possa lhe dar uma ideia de como será a Internet 3D. O Baixaki possui vários programas que permitem essa prévia interessante. Para você ter uma boa noção, basta você conferir o ExitReality, o qual transforma qualquer site 2D em 3D.

Confira o ExitReality e visite seus sites favoritos em 3D

Problemas para chegar à Internet 3D

Devemos ter em mente que um navegador que suporte recursos 3D consumirá uma quantidade absurda de memória e processamento, por isso, algumas empresas talvez optem por uma renderização dos sites a longa distância. Como assim? É simples, normalmente, seu computador deve decodificar e calcular muita coisa que a internet transmite. Com o surgimento da Internet 3D deve ocorrer o oposto.

Você irá carregar determinado site, mas seu computador só receberá e enviará os pacotes de dados, enquanto que os servidores da Internet irão calcular e transformar todos os códigos para que seu computador não tenha de ficar trabalhando. Isso é apenas uma teoria do que pode acontecer, mas a Intel está pensando em algo diferente.

Proposta da Intel

O problema maior da Internet 3D consiste justamente neste Hardware indisponível que será necessário para processar os dados. A Intel comentou a respeito da Internet 3D justamente em decorrência do projeto que eles estão realizando. Utilizando o ScienceSim, a Intel pretende colaborar com o futuro da Internet 3D, e claro, com a venda de seus processadores (Intel Core i7), os quais terão capacidades especiais para isso e já demonstraram um pouco de sua capacidade numa prévia que a Intel exibiu no evento desse ano.

Imagem de um projeto da Intel desenvolvido no ScienceSim
Fonte: Blog Oficial da Intel

A Intel demonstrou no Intel Research Day de 2009 como eles querem trabalhar com a Internet 3D. Utilizando o Router Bricks, a empresa pretende criar uma rede de computadores que trabalhe de uma forma unificada e não focada em tarefas únicas. Router Bricks? O Router Bricks é um protótipo que teoricamente irá conseguir unificar a rede mundial de computadores, utilizando um código de programação eficiente que irá dispensar equipamentos de Hardware de alta tecnologia que ainda não existem.

O 2D não vai desaparecer

É quase que impossível alguém afirmar que as atuais páginas de internet irão desaparecer da face da Terra, pois não há nada tão prático como você entrar no site de busca Google e em poucos segundos estar lendo qualquer coisa que deseje. Pessoas que trabalham com internet também podem esquecer os conceitos tridimensionais, porque a navegação em três dimensões é muito dificultosa.

Você está pronto para Internet 3D?

Tudo que demonstramos aqui são apenas conceitos e ideias de como a Internet pode ser no futuro. Para quem já utiliza o ExitReality ou acessa a Playstation Home, a Internet 3D praticamente já está ao seu alcance, mas será que você está preparado para uma navegação através do computador? Será que um dia você conseguirá utilizar o seu navegador Opera com recursos TouchScreen para navegar?

Talvez a realidade aumentada seja uma parte desse possível futuro. Ideias à parte, queremos ouvir o que você pensa de tudo isso. Comente a respeito, conte-nos como você imagina a Internet 3D. Esse especial sobre Internet 3D fica por aqui, em breve abordaremos mais sobre esse assunto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.