Manutenção de PCs: Como substituir a fonte padrão

2 min de leitura
Imagem de: Manutenção de PCs: Como substituir a fonte padrão

Nós do Baixaki estamos preocupados em passar informações para nossos usuários de modo a ensiná-los a realizar algumas tarefas simples, mas que foram mistificadas ao longo dos anos. Desta forma, você tem aprendido no Baixaki a realizar diversas tarefas em relação a software e a hardware.

No intuito de dar sequência a esta série de artigos intitulada “Manutenção de PCs”, nós postamos agora um tutorial prático e rápido ensinando a substituir a fonte padrão de seu computador. Isso não é nada difícil e pode ser feito rapidamente, então vamos aprender!

Fonte

Antes de começar o tutorial, vamos falar um pouquinho sobre a fonte. Esta é uma peça indispensável para o seu computador, pois será através dela que a energia chegará a todos os seus componentes. Ela possui diversas potências e preços diferentes, cada uma se adaptando a determinada necessidade de uso do seu computador. Umas consomem mais e outras menos energia, mas o fato é que elas não podem faltar.

Leia mais sobre fontes no artigo Fontes: Você dá a devida importância à sua? e sobre consumo de energia em Mito ou Verdade: o computador consome muita energia e aumenta a conta de luz? (clique para acessar).

Substituindo a fonte

Primeiramente, para substituir a fonte, será necessário abrir o gabinete. Se você não sabe como fazer, acesse o artigo Manutenção de PCs: aprenda a abrir o gabinete do computador e aprenda tudo, passo a passo.

1. Agora que você já sabe disso, é hora de começar a desconectar a fonte dos componentes em seu computador. Antes de qualquer coisa, desconecte os pinos que ligam a fonte à placa mãe de seu computador.

Retire os pinos da placa-mãe

2. O próximo passo é desconectar a fonte dos demais componentes instalados em seu computador (drives de CD/DVD, disquete, cooler, etc.).

Desconecte a fonte dos demais componentes

3. Para retirar a fonte definitivamente, solte os parafusos que a prendem no gabinete. ATENÇÃO: preste atenção para não perder tempo soltando os parafusos errados.

Desparafuse-a do gabinete

4. Depois dos cabos todos desconectados e dos parafusos soltos, retire a fonte de dentro do gabinete.

Retire-a do gabinete

5. Pegue a outra fonte e posicione-a no lugar da anterior. Faça isso e já a prenda novamente com os parafusos. Assim ela estará presa e mais fácil de ser conectada ao seu computador.

6. Conecte-a aos mesmos componentes novamente, notando que a entrada presente nos drives é padrão, portanto não fará diferença a ordem em que os cabos são conectados.

7. Por último, não se esqueça de ligar a fonte novamente à sua placa mãe, com o único plugue diferente dos demais presentes nos outros cabos.

8. Pronto! Agora é só fechar seu gabinete, parafusando tudo novamente, ligar seu computador na tomada e mandar ver!

Este foi mais um artigo da série “Manutenção de PCs” do Baixaki. Percebeu que trocar a fonte do seu computador não é nada complicado e pode ser feita em poucos minutos por praticamente qualquer pessoa? Isso mesmo, agora sempre que ocorrer algum problema em sua fonte ou então você adquirir uma com potência melhor, poderá realizar esta tarefa apenas com a ajuda do Baixaki! Um forte abraço a todos e até a próxima. Sejam felizes!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.