Dê um basta aos spams no MSN

2 min de leitura
Imagem de: Dê um basta aos spams no MSN

Se você é usuário do Windows Live Messenger e tem um bom número de contatos em sua conta é bem provável que já tenha passado pela seguinte situação. Você acessa o programa e de repente uma janelinha surge na tela: um novo contato te adicionou e está te chamando. No entanto, ao ver a mensagem você se depara com um texto estranho, links duvidosos ou mesmo um anúncio para aumentar o seu pênis ou comprar um Rolex.

Você acaba de se tornar um possível alvo dos spammers. No entanto, não há motivo para preocupação. Bloquear ações nocivas como essa é simples. E, com alguns cuidados adicionais, você vai poder continuar acessando o seu mensageiro sem se incomodar com essas pragas por um bom tempo.

Bloqueando os intrusos

Na primeira vez que uma mensagem vinda de algum endereço, que não for um contato seu, surgir na tela, o programa irá abrir uma janela complementar informando que ela é, possivelmente, um spam. Você pode permitir ou bloquear mensagens de emissores desconhecidos.

Na guia Ferramentas, selecione opções.


Ao optar por bloquear a cada vez que uma nova mensagem como essa surgir você será notificado para verificar a sua procedência. Se por um lado você evita as mensagens, na prática você não evita o incômodo já que a cada nova janelinha que surgir você terá que verificar do que se trata, perdendo tempo da mesma forma.

Mas, se você já deu permissão para o recebimento dessas mensagens, pode bloqueá-las a qualquer momento. E é muito simples fazer isso. No Windows Live Messenger vá a Ferramentas > Opções e, em seguida, clique na guia Privacidade. O programa irá listar os usuários que tem permissão para ver seu status e os que estão bloqueados.

Selecione a guia privacidade e alique as alterações.


Ative a opção “Somente as pessoas da minha Lista de permissões podem ver meu status e enviar mensagens para mim”. No campo dos bloqueados, está disponível a opção “Todos os demais usuários”. Selecione essa opção e aplique as alterações. Você acaba de ficar livre dessas mensagens indesejadas.

Alguns cuidados extras

Existem plugins para o Windows Live Messenger que ajudam a impedir a entrada de mensagens de spam. Um deles é o WLM Safe, que bloqueia os vírus e contatos fantasmas no seu programa.

Caso o email que você utiliza no MSN não seja o principal, evite fornecê-lo a outros sites, em especial os mais duvidosos, e em hipótese alguma faça cadastros com a mesma senha que você usa habitualmente no seu mensageiro.

Mantenha sempre atualizados antivírus e antispywares. Eles são a sua garantia de que caso alguma coisa potencialmente perigosa passe pelo programa, elas não cheguem a infectar o seu PC. Se ainda assim seu Windows Live Messenger apresentar um funcionamento estranho ou você estiver desconfiado de alguma coisa, desinstale o programa, baixe e instale novamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.