PowerPoint: como tornar sua apresentação mais leve

2 min de leitura
Imagem de: PowerPoint: como tornar sua apresentação mais leve

Geralmente, o tamanho do arquivo não chega a representar um problema quando o documento será apresentado somente pelo autor, mas para a distribuição pela rede, tamanho é fundamental. É preciso relevar que nem todos os clientes possuem uma boa conexão com a internet e que arquivos pesados podem se tornar inviáveis para alguns casos. Contando com algumas dicas simples, é possível reduzir o tamanho da sua apresentação do PowerPoint em várias vezes, aprenda como.

Apresentações mais leves navegam melhor

Configurações do programa

A primeira, e mais notável, dica é o formato com que a apresentação é salva no PowerPoint. A versão 2007 do software conta com o formato PPTX que lida muito melhor com vídeos e imagens. Um documento em branco do PowerPoint 2003 (formato PPT) apenas com uma imagem de 1 MB chega a ocupar 5 MB, já no novo formato, este mesmo arquivo ocupa cerca de 1,1 MB. Caso você não possua a versão 2007 do software, o PPTminimizer é capaz de converte seu arquivo para PPTX.

Baixar o PPTminimizerCriar uma opção Light da sua apresentação pode ser interessante aos usuários de baixa conectividade ou que não possuem o software da Microsoft. Além dos formatos padrões do programa, o PowerPoint permite salvar o documento em formato PDF, muito mais compatível e leve.

O PowerPoint 2007 possui uma opção que se encarrega de compactar imagens automaticamente a fim de reduzir o tamanho total do documento. Para tal, abra a aba Formatar do programa e clique na opção Compactar Imagens.

Compactação automática do programa

Neste momento o usuário escolhe se deseja compactar uma única imagem da apresentação ou se pretende aplicar o efeito a todas as figuras. Clique em Opções para acessar escolher o nível de qualidade e compactação das imagens de seu arquivo.

Trate as imagens

Certamente, você já percebeu que é possível redimensionar imagens através do PowerPoint, arrastando as bordas com o cursor do mouse. No entanto, desta maneira as imagens conservam seu tamanho original, ou seja, o programa não descarta a qualidade e o peso que não são necessários.

Portanto, se você pretende usar uma imagem muito grande em sua apresentação, primeiro faça com que ela fique na proporção desejada com a ajuda de um redimensionador de imagens. Desta maneira você não perde qualidade e economiza no tamanho da sua apresentação. O programa Fotosizer e o iResize garantem esta função de maneira simples.

Baixar o Paint.NET

Outra dica para o tratamento das imagens é atentar-se ao formato utilizado pelas imagens. No caso de imagens simples como símbolos ou logomarcas, o formato GIF costuma se sair muito bem, já para fotos e imagens detalhadas o JPG garante a qualidade com pouco peso. O Paint.Net e o GIMP são editores gráficos de qualidade que permitem a conversão de formatos.

Hospede arquivos multimídia

Nem sempre é preciso anexar todas as imagens, músicas e vídeos à sua apresentação, principalmente quando seu assunto pode não interessar a todos os usuários. No caso de distribuição pela web, hospedar sua mídia em algum serviço especializado pode tornar seu documento muito mais leve. Desta maneira, seu público irá acessar somente o conteúdo que for de seu interesse.
Baixar o Supload
Fumpr hospeda imagens sem a necessidade de cadastros, o DrPic hospeda e redimensiona suas imagens de uma única vez e para enviar músicas e vídeos, supload é um bom serviço.

Uma apresentação de qualidade também se preocupa em ser sucinta, apontando tópicos de maneira geral. Para não poluir seu documento com explicações exageradas ou omitir informações, utilize serviços como Twerbose ou uri.is para hospedar a descrição de detalhes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.