Mito ou verdade: deixar o celular próximo do monitor pode estragá-lo?

1 min de leitura
Imagem de: Mito ou verdade: deixar o celular próximo do monitor pode estragá-lo?

Muitos usuários já constataram que, ao aproximar seu aparelho celular do monitor a imagem foi distorcida. Não se trata de uma coincidência, eles realmente podem interferir na formação de imagens, mas até que ponto deixar o telefone perto do monitor pode influenciá-lo? Isto também acontece com os aparelhos de LCD ou plasma? É possível recuperar o aparelho?

Qual a origem disto?

Telefones celulares emitem ondas eletromagnéticas durante seu funcionamento, e todo campo desta natureza influência e sofre influencia pelos demais. Desta forma, quaisquer aparelhos que utilizam ondas eletromagnéticas interferem-se caso estejam demasiadamente próximos. É comum perceber ruídos em caixas de som devido às atividades dos celulares por este mesmo motivo.

Rivais ou amigos?

Monitores CRT (de tubo) também utilizam pulsos eletromagnéticos para gerar as imagens, logo, são afetados pelos aparelhos celulares. Logicamente, a interferência é maior de acordo com a proximidade dos equipamentos e durante as chamadas (quando os pulsos do telefone se intensificam).

LCD e Plasma estão livres!

Por sua vez, monitores de Plasma, LCD ou mesmo OLED não utilizam campos eletromagnéticos, ou seja, não sofrem qualquer influência dos celulares, podendo ficar próximos sem problema algum. Apenas para constar, telefones convencionais não geram campos desta natureza, portanto podem ser posicionados ao lado de qualquer monitor.

Até onde isto prejudica o CTR?

Passar com telefone próximo de um monitor de tubo pode causar distorções na imagem, mas pequenas exposições como esta não comprometem o aparelho. Ao contrário, grandes exposições do telefone ao lado da tela podem acabar magnetizando o tubo, ocasionando a distorção permanente das imagens.

Nada acontece com monitores de LCD e Plasma.

Muita gente não sabe, mas vários problemas detectados em monitores CRT têm origem nesta causa e podem ser resolvidos com uma desmagnetização do tubo. Enquanto alguns modelos possuem esta função de fábrica, em outros o problema somente poderá ser resolvido em uma assistência técnica especializada.

Em suma: celulares interferem no funcionamento de campos eletromagnéticos e em aparelhos que utilizam estes, mas em nada prejudicam os monitores de Plasma e LCD. Já os CRTs sofrem distorções devido a curtas exposições dos telefones, mas o problema pode se tornar maior se a proximidade for constante. Se o seu monitor é CRT, melhor é não deixar seu celular em cima da mesa.

Este artigo foi claro? Possui alguma dúvida parecida com esta? Não deixe de opinar ou deixar sua sugestão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.