Guia de etiqueta para a Internet

5 min de leitura
Imagem de: Guia de etiqueta para a Internet

As regras de etiqueta estão em todos os lugares, e servem para absolutamente todas as situações. Tem quem pense que não passem de bobagens, mas vendo melhor, são regras que, de certa forma, organizam a sociedade para uma boa convivência. E, com a Internet não seria diferente.

Se você quer todo mundo entendendo tudo que for dito por você — ou melhor, escrito — então certas regras de etiqueta são mais do que essenciais. E aí, você prefere navegar na Internet ou simplesmente afundar?


No início da Internet

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo


Também chamados de "Netiqueta", os bons costumes na Internet já vieram praticamente juntos com ela. Como no início a Internet não era acessível para muitos (principalmente no Brasil), era praticamente um bicho de sete cabeças. As pessoas não sabiam como se comportar em um ambiente totalmente novo.

Guia de etiqueta para a Internet.

É por isso que algumas instruções eram dadas através de uma espécie de cartilha com algumas sugestões de etiquetas que deveriam ser seguidas pelo novato, para que, assim, ele se inserisse de maneira "correta" no novo meio. É quase óbvio que, atualmente, isso nem sequer existe mais. Dificilmente, as pessoas receberão um manual de etiqueta quando assinarem um provedor.

Dicas de etiqueta para emails


Antes da Internet dar as caras, a comunicação entre as pessoas era feita, em várias ocasiões, através do correio normal com as cartas. Mas, quando a Internet surgiu, isso se tornou desnecessário, pois o correio eletrônico é muito mais ágil e barato. E, como o email foi baseado no correio convencional, as regras de etiqueta são muito parecidas.

Em primeiro lugar, veja para quem você está enviando o seu email. A linguagem deve ser a mais adequada possível ao seu destinatário. Se for algo extremamente formal, lembre-se de usar os termos adequados à situação, como Vossa Senhoria, por exemplo.

Exemplo de email.

Não seja rude: coloque alguma saudação no início do seu email, como um breve cumprimento — um “Olá” não faz mal a ninguém. Escreva certo, pois é assim que as pessoas verão você enquanto leem a sua mensagem. Já pensou enviar um currículo para uma empresa com uma porção de erros escandalosos? Ninguém nunca contrataria alguém assim. E não se esqueça de uma assinatura ao fim. Um "Obrigado" ou "Atenciosamente" caem bem à situação.

Além disso, evite usar caixa alta, pois dá a impressão de estar gritando. Use opções de texto mais sutis, deixando palavras em negrito ou sublinhadas. E, acima de tudo, se a pessoa não gosta de receber emails cheios de PowerPoint, evite. O mesmo serve para o outro lado: não seja rude ao receber correntes e apresentações de slides, apenas comunique que não é do seu agrado.

Dicas de etiqueta em mensageiros instantâneos


Ao conversar em mensageiros instantâneos, como o Windows Live Messenger (o famigerado MSN), devemos tomar alguns cuidados para nos expressar. Em primeiro lugar — e já citado acima — é extremamente necessário escrever corretamente para não passar uma má impressão aos outros. E isso não inclui só gramática, é preciso saber se expressar também, para que o receptor da mensagem consiga entendê-la.

Para isso, evite utilizar emoticons que substituem palavras. Uma placa que diz “oi”, um rapaz correndo significando “vai” e letras avulsas em forma de emoticons podem comprometer toda a sua mensagem. Nem sempre o sentido vai ser o mesmo e, além disso, são frequentes as vezes em que os emoticons nem sequer abrem para quem os recebe.

Conversas cheias de emoticons são tão desagradáveis.

Ficar tentando conversar a todo custo com a pessoa, chegando a chamar a atenção várias vezes também é algo um tanto quanto desagradável. Tenha paciência e, se a pessoa tiver condições, ela responderá a sua mensagem. Você pode acabar atrapalhando o trabalho dos outros — ainda mais se o status atual estiver definido como “ocupado” ou “ausente”.

Enviar imagens sem parar e clicar para que o seu contato comece exibição de webcam podem ser mais irritantes do que você imagina. Deixe que a pessoa lhe enviará o convite caso queira aparecer em sua webcam — ou então peça educadamente antes.

Etiqueta no MSN

Dicas de etiqueta em redes sociais


Nas redes sociais, como Orkut, Facebook e MySpace as regras de etiqueta se aplicam de maneira semelhante às acima. Bem, em primeiro lugar, não se esqueça de respeitar os usuários. Não saia adicionando caso a pessoa deixe explícito que só adiciona conhecidos. E, se ela pede para que deixe um recado se identificando, não se esqueça de fazer isso.

Ao deixar mensagens e recados para as pessoas, evite propagandas e montagens escandalosas, como imagens de bichinhos gigantescos, por exemplo. E, nas comunidades, não crie tópicos inúteis quando a discussão no local for séria. É claro que a regra de ortografia e expressão de palavras se aplica aqui também.

Recados escandalosos assustam!

Dicas de etiqueta para comentários de sites e fóruns


Em blogs, sites e fóruns de discussão também é necessário ter etiqueta. Caso seja um site de humor, não comente só para dizer que achou sem graça. Além disso, comentários que não contribuem nada, como “Viva, sou o primeiro.” não são muito bem recebidos. E, se você não se interessa pelo assunto, não faça um comentário só para dizer isso.

Caso você queira fazer alguma crítica, faça construtivas, e não destrutivas. Ou seja, não xingue o autor porque encontrou algum erro ou porque o conteúdo está ruim. Dê sugestões para ele melhorar.

Seja educado e faça críticas construtivas.

E, se você resolver participar de um fórum de discussão que está em outra língua, como inglês, por exemplo, nada mais certo do que usar a língua comum ao local. Ou você gostaria de ver russo em um local em que todos usam o português para se comunicar?

Dicas de etiqueta em jogos online


Nos jogos online existem os usuários novatos (os noobs) e os com mais experiência (experts ou pros). Algo muito comum é o preconceito daqueles que têm mais experiência com os novatos, tratando-os mal. Lembre-se, você também já foi novato um dia, então tenha respeito por aqueles que ainda estão aprendendo.

Seja educado em jogos online.

Também existem os cheaters. Esses são, nada mais nada menos, pessoas que usam códigos que alteram o jogo para passar por cima dos outros sem a mínima dificuldade. Roubar para ser melhor que os outros não é legal, e nem educado.

Bem, a intenção desse artigo é servir como um conjunto de dicas — e não propriamente normas — para uma boa convivência e navegação na Internet. Agora é só se divertir, mas da maneira correta. Até a próxima.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.