Review: iPod classic 120 GB

5 min de leitura
Imagem de: Review: iPod classic 120 GB

Desde quando foi lançado em 2001, a linha de tocadores de música e vídeo da Apple é sucesso de vendas. Esses players são referência para o mercado e continuam a surpreender com novos recursos e qualidade.

A sexta geração do iPod classic foi anunciada em setembro de 2007. Pela primeira vez há história deste tocador, o branco característico da Apple deu lugar ao cinza. Mas essa foi apenas uma novidade superficial. Confira todas as novidades e transformações que este tocador passou nesta análise do iPod classic 6G de 120 GB.

As especificações do iPod classic 120 GB.

Novidades

A frente do iPod agora é feita de alumínio anodizado ao invés do plástico de policarbonato. Isso significa que o aparelho está mais resistente, principalmente a tela. Ela está mais resistente a riscos.  A parte de trás, no entando, ainda é de metal que se marca e risca com facilidade. O aparelho está menos robusto e mais fino.

Mas as diferenças e novidades são mais evidentes a partir do momento em que o iPod é ligado. E ele pode ficar ligado por muito, muito tempo. A bateria está com a capacidade muito maior de duração, podendo chegar a 36 horas de reprodução de áudio e 6 horas de reprodução de vídeo.

Na média, esses tempos de duração sempre são menores. O uso corriqueiro do aparelho sempre exige um pouco mais de bateria. O uso da luz de fundo e de outros recursos sempre consome um pouco mais de bateria. Em um teste com a luz de fundo ligada sempre, o tempo de duração da bateria foi pouco superior a 6 horas de áudio, por exemplo.

Espaço que não acaba

O iPod classic de 120 GB pode armazenar até 30 mil músicas (utilizando arquivos de 128 kbps e 4 minutos de duração como referência), 150 horas de vídeo (formato H.264 1.5 Mbps de 640x480 pixels e áudio de 128 Kbps) e 20 mil fotos. É praticamente impossível que alguém tenha uma biblioteca tão grande quanto essa.

E então você pode perguntar: o que faço com todo o espaço que sobra? Use como um disco rígido removível! Tudo que você precisa é do iTunes e um aparelho compatível (nem todos oferecem o Disk Mode).

A interface

A nova visualização do menu do iPod.A interface do iPod está mais dinâmica graficamente. O menu principal é exibido com a tela dividida. À esquerda, os itens; à direita, artes referentes são exibidas, causando um efeito agradável e bastante moderno. Capas de álbuns e de vídeos, além das fotos, dão um toque muito agradável.

Música

Cover Flow

Uma novidade para você navegar pelas músicas é o Cover Flow. A coleção inteira de músicas é explorada através das capas dos álbuns. É só selecionar um álbum para acessá-lo e ver a lista de canções.

Genius

O Genius foi apresentado no iTunes 8. É um recurso que cria listas automaticamente baseadas em uma música específica. Imagine que você está ouvindo um hit e quer ouvir músicas que combinam., seja por gênero semelhante ou pela avaliação geral. É isso que o Genius faz. Para reunir músicas semelhantes para o gosto do ouvinte, são levados em conta a avaliação e um filtro colaborativo. A lista criada pode ser ouvida na hora ou salva pra depois.

O Cover Flow, ótimo recurso para accessar os álbuns.

Vídeos

Os filmes no iPod são organizados em diferentes categorias: alugados, programas televisivos, clipes musicais e listas, além de podcasts. As configurações incluem saída para TV (com definição do tipo de sinal e tamanho da tela). O vídeo, quando menor que o tamanho da tela, pode ser exibido com a resolução original ou ajustado à tela.

Vídeos no iPod com muita qualidade.Para o caso de filmes com mais de uma opção de áudio (por exemplo, comentários), basta ativar o modo para áudio alternativo, também disponível nas configurações. Textos e legendas também são ativados nessa parte.

Extras

Os extras do iPod incluem relógios que podem ser ajustados para diferentes cidades, calendários com listas de afazeres e alarmes, listas de contatos, jogos, notas, combinação para bloqueio de tela e cronômetro.

O iPod classic vem com três jogos: iQuiz, Klondike e Vortex. O iQuiz é um divertido jogo de perguntas sobre a sua própria coleção de músicas. Klondike é exatamente como o velho e conhecido Paciência. Vortex é uma variação do Arkanoid. Mais jogos podem ser baixados da loja oficial do iTunes.

O recurso de notas permite a visualização de arquivos de texto no iPod. Para isso é necessário ativar o modo de disco e copiar arquivos de texto para o aparelho.

Definições e configurações

As definições do iPod classic possibilitam a personalização do menu principal. São inúmeros itens e subitens que você escolhe para exibir todos os menus. Itens referentes à música têm atenção especial.

Conclusões

Os prós

Capacidade de armazenamento, duração da bateria, resistência e interface com mais elementos gráficos marcam a sexta geração do iPod. Este é o modelo da Apple com maior capacidade de disco rígido e maior duração de bateria. Por fora, o iPod está mais atraente e resistente, com um visual consideravelmente melhor. proporcionado pelo novo tipo de material utilizado.

Não se trata de uma revolução, mas de melhorias à quinta geração dos tocadores da Apple que indicam basicamente duas tendências: (1) o uso de memórias do tipo Flash como substitutas de discos rígidos que vinham sendo utilizados nos aparelhos anteriores e (2) o aumento da capacidade dos aparelhos.

Além de mais rapidez de processamento, memórias do tipo Flash RAM exigem menos energia, e são grandes responsáveis pela melhora no desempenho das baterias atuais.

A capacidade de armazenamento, aliada à possibilidade de usar o aparelho como um disco removível, leva o iPod a outro nível de tocador. Além de uma biblioteca inteira de mídia, há a possibilidade de carregar outros arquivos.

De pouco em pouco, os iPods se adaptam aos conceitos e funções da linha touch.

O iPod de 120 GB, com nova frente.

Os contras

Em fóruns pela internet, usuários se queixaram de uma falha no Click Wheel do aparelho, simplesmente não funcionando em alguns momentos. Nossos testes confirmaram esta queixa. É necessário cutucar o seletor com um pouco mais de força em certos momentos.

Outra falha notada é o súbito pulo de faixas sem nenhuma razão. Não há menção sobre estes erros na última atualização do firmware do tocador. Desde o lançamento do aparelho, em 2007, pequenos problemas com a visualização de capas no modo Cover Flow foram resolvidos.

O fato de a qualidade do áudio não melhorar desde a quinta geração é um ponto negativo para muitos usuários. Como ficou claro na análise, o iPod passou por melhorias mais visuais do que de áudio em si. Para transmitir vídeos do iPod para um televisor é necessário um cabo próprio, e alguns acessórios de aparelhos antigos não são compatíveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.