Review: LG KM900f Arena

9 min de leitura
Imagem de: Review: LG KM900f Arena

A LG Eletronics é uma empresa que cria uma variedade enorme de produtos eletrônicos. A fabricante ganha destaque em diversos setores, incluindo no ramo dos celulares, em que ela sempre inova. A LG foi a primeira empresa a criar um aparelho totalmente sensível ao toque (touchscreen), fator que fez da empresa uma das líderes atuais na tecnologia.

Os aparelhos da LG são muito bem desenvolvidos, mas será que isso vale para qualquer aparelho deles? Esta semana a LG nos enviou um dos smartphones mais surpreendentes que eles possuem. Conhecido como LG Arena, o novo celular da fabricante coreana traz recursos para todos os tipos de usuários. Analisamos o aparelho de diversas maneiras, para que você saiba o quanto vale investir num smartphone de tal nível.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Especificações técnicas

Evidentemente, antes de falar sobre os recursos ou fazer qualquer crítica, iremos apresentar todas as especificações do LG KM900f. Conheça abaixo tudo que este aparelho tem para oferecer.

Especificações do LG KM900f Arena

Uma caixa cheia de surpresas

O maior prazer ao comprar um produto caro não é utilizá-lo e sim retirá-lo da embalagem, afinal o primeiro contato é sempre inesquecível. A embalagem do LG KM900f é muito bonita e deixa qualquer usuário fascinado somente no primeiro olhar. Após abrir a tampa da caixa, finalmente nos deparamos com o smartphone. A versão prata do aparelho tem um acabamento de primeira e mostra que o aparelho é muito moderno.

O LG Arena vem acompanhado de alguns acessórios e manuais. Entre eles temos fones de ouvido (do tipo intra-auricular), um cabo USB (que infelizmente possui conexão exclusiva), carregador (o qual é conectado na mesma porta do cabo USB), um cartão de memória (no modelo que recebemos veio um cartão com 2 GB), um adaptador para cartões microSD, o manual do aparelho, um guia rápido e o CD para instalação de drivers.

Aparelho, embalagem e acessórios

Sistema e interface

Ao ligar o LG KM900f Arena pela primeira vez podemos ver que a LG fez um celular especial para quem gosta de recursos inovadores. A tela inicial do aparelho possui alguns atalhos, sendo que nela já podemos ver uma das características mais brilhantes do aparelho: a interface tridimensional. Confira o vídeo abaixo para conhecer um pouco da interface do aparelho.

Um smartphone que cabe na palma da mãoO acelerômetro do LG Arena funciona muito bem e com isso a utilização do aparelho fica muito mais confortável. A tela com os aplicativos fica muito melhor na sua versão horizontal, pois o usuário tem acesso a uma maior variedade de softwares. Além disso, ao utilizar o aparelho na horizontal, você pode visualizar suas imagens de maneira diferente, navegar de um modo mais confortável e aproveitar recursos de imagem sem grandes complicações.

Talvez o pior porém do LG Arena seja seu sistema operacional. Para poder utilizar os recursos tridimensionais e os programas exclusivos da LG, a fabricante optou por criar um sistema proprietário para o aparelho. Usar um sistema proprietário é muito interessante, mas para o usuário que deseja baixar vários jogos e aplicativos, torna-se algo complicado — visto a incompatibilidade com os aplicativos que existem para baixar na web.

Se o KM900f utilizasse o Windows Mobile ou o Symbian ele certamente teria uma enormidade de aplicativos a disposição, isso sem falar na alta qualidade que os jogos teriam. No entanto, deve-se salientar que a LG incluiu o suporte a tecnologia Java, o que permite a instalação de muitos softwares interessantes.

Câmeras e Galeria de Imagens

Um aspecto que deixa a desejar em muitos smartphones é a qualidade da câmera. Ao pegar o LG KM900f Arena pela primeira vez ficamos curiosos com a promessa do aparelho. Além da incrível capacidade de 5 MP (megapixels), este smartphone ainda promete recurso de autofoco. Realizamos vários testes com o aparelho para ver como a câmera se comportava em situações diferentes. Abaixo você pode conferir algumas imagens capturadas pela câmera do aparelho (Basta clicar em qualquer uma das imagens para ampliar).

Foto capturada com a câmera de 5.0 MPSegunda foto capturada com a câmera de 5.0 MPFoto capturada com o nível de exposição regulado em -1.5

Foto capturada com foco automáticoFoto capturada utilizando o foco configurado em MacroFoto capturada com a câmera de vídeochamadas

Além das incríveis características citadas no quadro de especificações, o LG Arena ainda conta com regulagem de exposição (algo raríssimo em smartphones), foco regulável para fotos em tamanho macro, zoom e identificação automática do nível de luz para utilização do flash. Evidentemente, pode-se utilizar também a câmera secundária para fotografar. Ela possui uma qualidade bem inferior, porque foi criada para a utilização em vídeochamadas, todavia as fotos capturadas com esta câmera são satisfatórias para quem não é muito exigente.

Câmera de 5.0 Megapixels

Gravar vídeos com o LG KM900f Arena é muito fácil e a qualidade fica muito boa. Para quem gosta de levar o celular em shows e eventos onde haja pouca luminosidade, pode ter certeza que a captura da imagem e do áudio não irá lhe decepcionar. Com a incrível resolução de 720 x 480 pixels (a mesma resolução de um DVD) e a taxa de quadros fixa em 30 fps, a câmera de vídeo mostra-se muito útil para capturar qualquer momento que você queira.

Para visualizar as suas fotos, a LG incluiu uma galeria de imagens muito interessante, a qual é totalmente interativa. A galeria de fotos lembra muito o recurso “coverflow“ do iPhone, contudo ela serve apenas para mostrar imagens, não capas de álbuns no player de músicas. Confira abaixo a galeria de imagens do LG Arena.

Galeria de imagens

Sonoridade e vídeos

Só de olhar as especificações do LG Arena, qualquer usuário já fica impressionado. Contudo, a grande surpresa só vem ao conferir os recursos no próprio aparelho. O sistema de som deste smartphone é magnífico. O alto-falante do LG KM900f consegue reproduzir músicas num volume muito alto e sem distorcer qualquer parte do áudio.

Aparelho fino e leveCom a tecnologia Dolby Mobile a LG conseguiu atingir um nível quase que inigualável na qualidade de áudio. Além da possibilidade de utilizar o Dolby Mobile, o player de áudio LG Arena (um programa exclusivo do aparelho) traz um equalizador que permite ao usuário ouvir suas músicas favoritas com níveis diferentes de graves e agudos. Claro que, para sentir toda a diferença do Dolby Mobile é altamente recomendado a utilização dos fones de ouvido do LG Arena.

Falando em fones de ouvido, nosso teste com os fones intra-auriculares surpreenderam muito. Independente da música, os fones que vêm junto com o LG KM900f são realmente poderosos e não deixam nada a desejar. Vale salientar, que para usuários que pensam em adquirir este aparelho, deve-se tomar muito cuidado ao utilizar os fones, pois sua característica “intra-auricular” pode prejudicar a audição quando utilizado o aparelho num volume muito alto.

Tecnologia Dolby Mobile

A reprodução de vídeos do LG Arena é muito boa, até porque a qualidade do visor deste aparelho é quase inacreditável. A resolução de 480 x 800 pixels é rara em smartphones, mas o LG Arena mostra que sua resolução é real e faz toda a diferença. O programa para reproduzir vídeos também é um software exclusivo da LG. O player de vídeo não proporciona muitos recursos, sendo que possui diversas configurações, mas ele é muito fácil de usar e ao menos possui  recurso de zoom.

Veja filmes com alta qualidade no seu LG Arena!

Navegação na internet

Obviamente, um celular do nível do LG Arena tinha de trazer um navegador compatível com as páginas HTML. O aparelho vem com um navegador próprio da LG, o qual fornece boa compatibilidade com a web. O navegador possui suporte a Javascript e ao plugin Flash, o que facilita muito a navegação em sites como o YouTube. Vamos aos aspectos positivos na navegação na internet utilizando o LG KM900f.

Digite o endereço

Utilize uma rede Wi-Fi e divirta-se na webO navegador é facilmente acessado através da tela inicial do programa. É possível utilizá-lo através de quaisquer redes (tanto 3G, como EDGE ou via Wi-Fi), o que é muito interessante para quem possui planos de internet com a operadora. Realizamos um teste prolongado através de uma rede sem fio para visualizar diferentes tipos de página da internet. O carregamento das páginas é relativamente rápido, sendo que isso depende, basicamente, da velocidade e da qualidade do sinal de sua rede Wi-Fi.

O navegador da LG possui um bom nível de zoom (permite utilizar até 250% de zoom), o que facilita muito a leitura em sites onde os caracteres sejam muito pequenos. Claro que nem tudo é maravilhoso, por isso vamos falar um pouco sobre o que decepciona na navegação pela internet através do LG Arena.

Primeiramente, ficamos um pouco desapontados com a função de navegação na horizontal. Para conseguir visualizar as páginas neste modo, você deve executar o navegador em tela cheia, um fator um tanto incômodo e que dificulta a navegação para quem não leu o manual antes. Além disso, o navegador apresenta um leve atraso na hora de rolar as páginas, contudo isso nem chega a atrapalhar.

Jogos e Aplicativos

O LG Arena vem com alguns joguinhos instalados e aplicativos de uso comum. O aparelho sofre muito neste aspecto, porque não conta com um sistema operacional conhecido, o que limita seus jogos e softwares. O LG KM900f traz quatro jogos, sendo três exclusivos e um jogo demonstração. Confira abaixo uma imagem do jogo demonstração que vem no LG Arena.

Demonstração do jogo Asphalt 4

Entre os aplicativos podemos dar destaque ao Google Maps que funciona muito bem através da tecnologia Java. O programa permite que o usuário utilize imagens simples, imagens de satélite (como as que são vistas no Google Earth), permite utilizar o GPS em tempo real e ainda traça rotas facilmente para você. O Google Maps que vem no LG Arena é ótimo para todas as situações e ele inclusive funciona na posição horizontal, o que permite uma melhor visualização do mapa e dos dados.

Opera Mini no LG Arena

Outro aplicativo interessante é o Opera Mini, que também utiliza a plataforma Java para funcionar. O navegador já tradicional em celulares é uma ótima alternativa para quem não deseja utilizar o browser da LG. Claro que, o Opera Mini não tem tanta praticidade e nem tantos recursos como o navegador proprietário da LG — o qual foi desenvolvido especialmente para proporcionar recursos mais avançados e permitir a utilização do plugin Flash. Confira o vídeo de divulgação do LG KM900f Arena abaixo.

Quanto custa? Vale o investimento?

LG Arena - Um smartphone feito para você!Se você ficou interessado em todos os recursos do LG KM900f Arena e deseja comprar este smartphone, pode ter certeza que ele não é muito barato. É possível encontrar o aparelho na faixa de R$1599, 00 até R$1899, 00 reais (utilizamos o site Buscapé para realizar a pesquisa de preços). Evidentemente, é possível adquirir o LG Arena em operadoras de telefonia móvel, sendo que ao contratar um plano de conta o aparelho pode ter desconto.

Considerando todos os excelentes recursos que o LG Arena traz, fica impossível dizer que o investimento não compensa. Claro que, nem todo mundo tem tanto dinheiro para gastar num celular, porém os interessados na aquisição de um novo smartphone, podem pensar seriamente na compra de um LG KM900f, porque a quantidade de vantagens que ele traz sobre seus concorrentes é surpreendente.

Já quem tem interesse em utilizar o celular como uma plataforma de jogos ou para instalar aplicativos, talvez deva pensa bem na compra de um LG Arena, porque este é o único ponto que deixa a desejar. Independente de recursos e características, o LG Arena é um celular impressionante — o que torna ele muito bem vendido —, tanto que em apenas cinco meses ele conseguiu passar a marca de 1 milhão de aparelhos vendidos em todo o mundo — algo simplesmente fantástico!

Os testes do LG KM900f Arena agradaram muito nossa equipe, sendo que este smartphone mostra-se muito melhor do que outros aparelhos atuais. O que você achou dessa análise? Você compraria um LG Arena? Dê sua opinião, queremos ouvir você.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.