O que é HDMI CEC?

2 min de leitura
Imagem de: O que é HDMI CEC?

Se você já está pensando em aposentar seu dispositivo de alta definição para a chegada deste novo componente saiba que está enganado, não se trata de um novo plug, mas sim de um recurso presente em qualquer cabo HDMI. O CEC (Consumer Electronics Control) se refere a uma propriedade de sincronização entre os aparelhos independente que independe do meio de transmissão. Ou você já utiliza em sua TV sem saber do que se trata ou ficará mais atento na compra do seu novo aparelho.

De onde surgiu?


Certamente você já presenciou o sofá de uma casa com 3 ou 4 controles remotos enfileirados e confundindo a cabeça de qualquer visitante, 1 para a televisão, outro para o DVD player e assim por diante. Isto se faz necessário porque, caso você queira permanecer sentado, será necessário ligar o player com um controle e a TV com outro e aumentar o volume com uma mistura de ambos, por exemplo.

Cabo HDMI

Felizmente alguém decidiu incorporar a sincronização dos aparelhos no cabo que virou sinônimo de alta definição. Entre seus 19 conectores, o cabo HDMI possui um dedicado a sincronia de informações entre a TV e o player, por exemplo. É por causa dele que, ao ligar o DVD, a televisão liga e sintoniza automaticamente o canal do sinal. Mais do que isto, alguns aparelhos permitem a sincronização de volumes e o compartilhamento das opções para aprimorar a imagem.

Questão de compatibilidade

Como dito, todo cabo HDMI a partir da versão 1.0 suporta o CEC, mas é necessário que ambos aparelhos também o façam para que o recurso seja utilizado. Caso a sua televisão incorpore a função, mas o seu player não, a comunicação entre eles não acontece.

O CEC permite mais conforto em seu sofá.

Também não será nada fácil encontrar dois aparelhos que descrevam a função CEC entre suas funções. Cada marca assumiu uma nomenclatura diferente para o mesmo recurso, mas que na maioria dos casos são compatíveis entre si. A única exceção é dos aparelhos da Sony, a empresa resolveu adotar um sistema que não possui compatibilidade com outras marcas.

Outros nomes para o HDMI CEC

BRAVIA Theatre Sync (Sony), Anynet (Samsung), Aquos Link (Sharp), Kuro Link (Pioneer), CE-Link and Regza Link (Toshiba), RIHD (Remote Interactive over HDMI) (Onkyo), Simplink (LG), HDAVI Control, EZ-Sync and VIERA Link (Panasonic), EasyLink (Philips) e NetCommand for HDMI (Mitsubishi).

Qual sua experiência com os HDMI CEC? Será que algum dia todos os aparelhos poderão ser comandados através de um único controle remoto e permitir a comunicarem entre si?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.