Conheça as novidades da nova versão do Orkut

4 min de leitura
Imagem de: Conheça as novidades da nova versão do Orkut

Como anunciado antes no portal Baixaki, o Orkut está mudando de cara. Não se sabia como nem quando as mudanças iriam entrar efetivamente ao ar, mas hoje dia 29 de outubro, foi anunciado em uma coletiva de imprensa como isso irá acontecer.

Da mesma forma como todos os serviços do Google em fase inicial, para ter acesso ao novo layout do Orkut é necessário ter o convite de alguém que já tenha esse novo Orkut. Inicialmente, a própria rede social funcionava através de convites. O mesmo aconteceu com o Gmail e agora acontece com o Google Wave.

Então, se você quer conhecer a nova interface da rede social mais acessada no Brasil,  precisa conhecer alguém que já tenha sido convidado. Até lá, você pode ver por aqui algumas das novidades. Este artigo será atualizado futuramente quando outras informações forem lançadas. Ainda hoje o portal Baixaki realizará um teste das novidades para publicar as primeiras impressões.

Menos páginas e navegação mais rápida

Atualmente, todas as principais funções do Orkut se encontram listadas na sua página principal. De lá, você é levado a outra página e talvez até a outra página para aí sim comentar e interagir com seus amigos e contatos. Caso você veja na sua página que um amigo seu atualizou um álbum, você precisa ir até o perfil, da pessoa entrar na lista de álbuns, escolher o  apropriado, navegar até a página que contém a foto, selecioná-la e só então você pode comentar. São muitas páginas para navegar até poder comentar, tornando a navegação mais lenta.

Conheça as novidades do Orkut

     ::Imagem: Blog do Orkut.::    

Utilizando os recursos do Google Web Toolkit, uma ferramenta do Google para desenvolvedores, agora o Orkut é mais dinâmico e rápido. As fotos podem ser acessadas diretamente da sua página inicial, sem precisar sair dela. E lá mesmo você pode comentar sobre ela. Isso vai tornar a navegação mais rápida pois você não vai precisar navegar por tantas páginas assim. Sobra mais tempo para interagir com seus amigos.

Uma melhoria na Interface

No início de setembro, o Orkut criou um sistema de indicação de amigos, seguindo um algoritmo que relaciona os possíveis amigos em comuns entre você e seus contatos. Isso facilitou bastante encontrar conhecidos, sem precisar navegar pelas páginas de amigos dos seus amigos.

Conheça as novidades do Orkut

     ::Imagem: Blog do Orkut.::    

No novo Orkut, essa melhoria e as atualizações mais importantes se encontram mais próximas do topo da lista. Encontrar amigos vai ficar muito mais fácil! E saber de suas novidades também:  as miniaturas das fotos ficaram maiores e as notificações ficaram mais fáceis de acessar, pois todas as novidades ficam em um só lugar. Não é mais necessário abrir diferentes páginas para ver solicitação de amigos, por exemplo.

Personalize o seu Orkut

Até hoje, quem queria ter uma cor diferente na página do Orkut precisava usar serviços de terceiros como o Power.com. Nessa nova versão, você poderá escolher sua cor favorita para ser padrão de sua página no Orkut. Além disso, caso palavras e cores não sejam suficientes para ilustrar sua personalidade e individualidade, na página do seu perfil, na seção “Sobre mim” você ainda vai poder adicionar vídeos, aplicativos OpenSocial e várias outras opções.

Personalize as cores de seu Orkut.

     ::Imagem: Blog do Orkut.::    

Você também pode alterar seu Status com mais facilidade no topo de seu perfil. Sempre que alguém entrar lá vai saber exatamente o que você está fazendo e todos os seus contatos receberão suas atualizações de Status em seus perfis. E lá mesmo eles poderão comentar sobre o que você está fazendo naquele momento.

Novas formas de comunicação com seus amigos

Depois de novidade de bate-papo integrando o Gtalk com a lista do Orkut, agora será possível fazer conversas em vídeo com seus amigos direto de seu perfil. Além disso, você pode escolher ter uma conferência de texto ou conversar em áudio com seus contatos.

Converse em vídeo com seus amigos direto de seu perfil.

     ::Imagem: Blog do Orkut.::    

Até a forma de mandar scraps ficou mais fácil. Agora você pode mandar um pequeno recado para ele direto em seu perfil, sem precisar acessar novas páginas.

Várias outras novidades

Essas são as principais atualizações que o Google divulgou no Blog oficial do Orkut sobre o novo formato do Orkut. Existem várias outras novidades, como um acesso mais fácil aos vários serviços do Google, como buscador de páginas, imagens e vídeos e inclusive um link direto para sua conta no Gmail.

Tenha atalhos para os serviços do Google no seu Orkut.

     ::Imagem: Blog do Orkut.::                

O envio de imagens também ficou três vezes mais rápido. Agora você escolhe mais de uma foto ao mesmo tempo e não precisa esperar todas carregarem para poder mudar de ordem, incluir ou editar legendas ou escolher uma imagem para ser capa do álbum. O compartilhamento de imagens ficou também mais fácil, pois você pode incluir o email de amigos que não têm conta no Orkut para eles poderem ver aquela imagem sem precisar se inscrever na rede social. E caso você não saiba quais amigos possam se interessar em ver aquela foto, o sistema do Orkut  indica possíveis contatos que queiram vê-la.

O que fazer para conseguir um convite para o novo Orkut

Se você gostou dessas novidades e quer ter acesso ao novo layout e sistema do Orkut, infelizmente você terá que esperar um pouco. Ele só é enviado através de convite, da mesma forma como o Orkut começou há alguns anos. Se você conhecer alguém que já tenha recebido um convite, peça um para ele e convide seus amigos também. Se você não sabe quem já possui a nova conta e pode oferecer um convite a você, basta ver se ele tem o este ícone Algum amigo seu tem este ícone ao lado de seu nome no Orkut? ao lado de seu nome.

Caso nenhum de seus amigos ainda não tenha sido convidado, acompanhe o blog de Danilo Miedi, pois ele estará sempre contando as novidades do lançamento do novo Orkut. Segundo o Blog do Orkut, ele também terá convites para distribuir e quem sabe até pode ajudá-lo a conseguir um para você.

Você gostou das novidades do Orkut? Já conseguiu seu convite ou conhece alguém que tenha? Deixe aqui seu comentário e participe da discussão! Com certeza você não ficará fora dessa novidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.