Novo Orkut: primeiras impressões

4 min de leitura
Imagem de: Novo Orkut: primeiras impressões

O Orkut, a rede social com maior número de usuários no país vai mudar. Mas, fique calmo. As mudanças vão afetar pouco o seu dia a dia e, em sua maioria, se resumem apenas a aspectos visuais. O Portal Baixaki teve acesso em primeiríssima mão às novidades e conta agora para você tudo que viu e o que achou das mudanças.Visual redesenhado
A primeira coisa que chama a atenção no “novo” Orkut é o seu visual. A interface foi completamente redesenhada e prima agora por menos informação na página inicial e mais links de acesso rápido a cada uma delas.

Novo visual do Orkut

O background azul claro de fundo foi mantido. As caixas de textos ganharam uma fonte menor e permanecem com um fundo branco – que facilita a leitura. Porém, o título de algumas caixas em como o topo, onde constam as principais informações do seu perfil ganharam uma opção de personalização. Agora o usuário pode optar entre cinco cores: azul, verde, laranja, rosa e preto. O acesso a essas mudanças pode ser feito de maneira rápida, graças a cinco pequenos ícones que ficam sobre a caixa principal.

Cores personalizadas
Acesso rápido às ferramentas do Google

Outro aspecto que chama atenção é a integração direta com as demais ferramentas do Google. A exemplo de ferramentas como o Gmail e o Google Wave, no alto da tela o Orkut passa a contar com acesso direto aos serviços do Google: web, mapas, notícias, grupos, livros, blogs, email e outras ferramentas complementares que você ativar em sua conta. Pelo menos por enquanto, é possível mudar também para versão antiga a qualquer momento.

A busca também ganhou um poderoso complemento. Além de poder buscar por informações sobre um termo dentro do Orkut, será possível pesquisar diretamente no Google a partir de qualquer página do Orkut.

Mais destaque para as atualizações
Atualizações de imagem e conteúdo

Aqui talvez estejam as mudanças mais significativas e que, em um primeiro momento, terão maior impacto no funcionamento da rede social. A imagem do seu perfil agora é exibida num espaço um pouco maior. A dificuldade em localizar as opções para alterá-la a qualquer momento também foi sanada. Agora basta passar o mouse sobre ele para ter acesso a função “alterar imagem”.

O acesso aos dados do seu perfil pode ser feito a partir de qualquer página graças ao link “perfil” na segunda barra superior. Da mesma forma, para voltar à sua página inicial basta clicar em “inicial”. A logo do Orkut também ganhou a função de menu. Clicando sobre ela você tem acesso a um menu de contexto com link direto para informações como recados, fotos, vídeos, depoimentos e fãs.

Menu de acesso rápido


As atualizações ganham mais destaque e também mais interatividade. Elas continuam divididas em duas guias: minhas atualizações e atualizações dos meus amigos. Porém agora é possível deixar comentários a partir de cada uma delas. Essas mensagens serão exibidas também nas atualizações dos seus amigos, de modo que é possível mesmo conversar por meio dessa nova função.

Menu de acesso aos amigos


Mais destaque para as apps


Quem também ganha mais destaque nessa nova versão são as Apps. Agora elas passam a figurar logo abaixo das informações básicas do seu perfil e você pode acessar as principais – de acordo com a sua configuração – a partir dali. Também é possível listar todas elas na nova guia “mais”. Um menu de contexto é aberto listando as mesmas opções listadas no menu de contexto aberto ao clicar no logo do Orkut.

A mudança estrutural da área de navegação também é facilmente perceptível. Ao invés de privilegiar os menus laterais, o acesso principal passa a ser feito por menus superiores e por submenus ao longo da página.

Visualização de álbuns de fotos no novo Orkut
Listagem de amigos por classificação

A exemplo do Orkut atual, a classificação dos seus amigos em seis grupos distintos foi mantida: meus amigos, família, amigos, conhecidos, melhores amigos e trabalho. A diferença é que agora você pode ter acesso rápido a eles por meio de um submenu que pode ser aberto sobre o grupo principal na sua página inicial.

Na lista de comunidades, pelo menos por enquanto, não estão disponíveis mudanças significativas além do visual. Um detalhe que chama a atenção é o Orkut Promova. A última ferramenta lançada pelo Google para a rede social ganhou pouco destaque e não é encontrada com facilidade.

Pesquise no Orkut e no Google


Quando vai mudar?

A migração dos usuários do layout antigo para o novo será gradual e não-automática. Para ter acesso ao novo visual o usuário precisará receber um convite. Assim como o Google Wave, alguns usuários serão privilegiados no início, recebendo um convite e tendo a oportunidade de convidar mais usuários para testar as novidades.

Os usuários que não tiverem acesso às mudanças não serão prejudicados de forma alguma e poderão continuar acessando o serviço e utilizando suas ferramentas normalmente. A expectativa é que até meados de 2010 todas as contas já tenham migrado para o novo visual.

Mesmo nas contas que receberam um convite – como foi o nosso caso – muitas das páginas internas não foram modificadas e ainda apresentam o layout antigo. O “problema”, é claro, deve ser solucionado com ao longo dos meses e, em breve, teremos um Orkut renovado pela frente.

E você, usuário do Portal do Baixaki, o que achou das mudanças do Orkut? Aprovou o novo visual? Se você já teve acesso também as novidades, não deixe de compartilhar a sua experiência aqui nos comentários. E fique ligado que, pintando novidades no Orkut, informaremos para você imediatamente.

Infelizmente, não temos convites para distribuir, pois recebemos apenas um para testar a nova cara do site. Fiquem ligados no Baixaki para mais informações do novo Orkut!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.