Review: HTC Touch Diamond

9 min de leitura
Imagem de: Review: HTC Touch Diamond

O setor de tecnologia do Baixaki cresceu muito e com a parceria estabelecida com fabricantes de renome, nosso portal garantirá a análise de diversos novos aparelhos. A cada dia estamos procurando novas maneiras de realizar testes com diferentes produtos eletrônicos para levar até o público as reais capacidades, vantagens e possíveis problemas que o usuário pode ter com determinados aparelhos.

Já fizemos algumas análises com smartphones, mas até o momento estava faltando testes com um celular equipado com o Windows Mobile. Através de uma nova parceria, iremos testar e divulgar todos os resultados e características dos aparelhos da HTC — uma das maiores fabricantes de celulares no mundo (confira aqui a análise do HTC Touch Pro). Hoje mostraremos tudo que o poderoso HTC Touch Diamond tem a oferecer e, obviamente, o que ele deixa de fornecer ao usuário. Antes vamos conferir as especificações deste aparelho.

Tabela de especificações do HTC Touch Diamond

Embalagem e acessórios

Quem ainda não conhece os aparelhos da HTC talvez não saiba o luxo que os smartphones da fabricante trazem. Como o próprio celular é desenvolvido para um público mais exigente, a embalagem segue o padrão dos usuários que procuram por um aparelho de primeira classe. A caixa é totalmente preta e traz apenas imagens ilustrativas do Diamond.

A caixa mostra o luxo do Diamond

Ao abrir a embalagem, o usuário se depara com o celular encaixado numa moldura. Abaixo do celular estão os demais acessórios, como: cabo de dados, fones de ouvido e outros. Neste aspecto a HTC capricha muito, mas não faz tão bonito como poderia. Se comparar a caixa da HTC com uma da LG, o usuário tem a impressão de que o smartphone da HTC oferece qualidade semelhante aos das concorrentes.

O primeiro contato

Ligar o HTC Touch Diamond pela primeira vez é um momento e tanto. Na inicialização do aparelho aparece logo o nome do celular e em seguida uma tela exibie uma barra de carregamento do Sistema Operacional. Por trazer o Windows Mobile, o Diamond acaba decepcionando o usuário com o longo tempo de carregamento. Em nossos testes, verificamos que o Touch Diamond demora aproximadamente 1 minuto e 30 segundos para inicializar (incluindo o Windows e a Interface 3D).

Confortável e bonito

Por se tratar de um celular touchscreen, a HTC incluiu uma caneta na embalagem do produto. Utilizar o aparelho com a caneta é relativamente fácil, mas não muito confortável. Em alguns momentos a pressão exercida através da caneta não é suficiente, enquanto que ao utilizar o dedo fica muito mais fácil abrir, e navegar em, qualquer aplicativo.

Interface: TouchFLO 3D

A HTC inventou um sistema próprio para controle dos recursos touchscreen dos seus aparelhos, o qual recebeu o nome TouchFLO. O HTC Touch Diamond possui uma versão aprimorada do TouchFLO, que é a tridimensional. A principal diferença entre o TouchFLO e o TouchFLO 3D está na possibilidade de visualizar animações tridimensionais e em alguns movimentos para utilização do aparelho.

Abuse do zoom em suas fotos

No HTC Diamond o TouchFLO 3D mostrou-se um recurso muito confortável e útil. Ele está presente na tela inicial, na navegação em páginas da internet, na visualização de fotos e muito mais. Os gestos para usar o TouchFLO 3D são bem simples, sendo possível navegar, usar zoom e abrir menus sobre links. Vale frisar que os movimentos do TouchFLO são diferentes dos usados no iPhone, por isso o usuário que tenta usar os mesmos gestos acaba não conseguindo fazer o que deseja.

Tela e recursos touchscreen

Como já citado, o aparelho traz uma caneta, mas também aceita a utilização dos dedos para navegação. Contudo, o touchscreen do Diamond pode ser um bocado impreciso. Devido ao tamanho reduzido da tela e à utilização do Windows Mobile, o usuário acaba tendo problemas para acessar os itens do Menu Iniciar. Para navegar entre os programas e utilizar os recursos touchscreen não há grande dificuldade, porém quem usar os aplicativos (ou o menu Iniciar) da Microsoft pode ter problemas se não usar a caneta stylus.

Usar a caneta Stylus pode ser a melhor solução

Sistema Operacional e aplicativos

A inclusão do Windows Mobile no HTC Touch Diamond é algo que faz toda a diferença. Por ser um sistema conhecido e compatível com diversos aplicativos, o consumidor não terá dificuldades ao instalar outros programas e utilizar os recursos do aparelho. O Windows Mobile que acompanha este smartphone é o 6.1 e seu funcionamento lembra muito seu parente da versão Desktop. É uma pena que falte a versão 6.5 no aparelho, a qual é bem mais rápida e fácil de ser usada.

Equipado com Windows Mobile 6.1

Obviamente, o Windows Mobile traz por padrão aplicativos da Microsoft, como: Internet Explorer, Windows Media Player e o pacote portátil do Office. Testamos todos os aplicativos padrão e também os programas extras. Para navegar, o Internet Explorer é simples um aplicativo medíocre, que deixa o usuário irritado com as páginas totalmente desfiguradas.

A suíte de aplicativos Office Mobile é muito boa, porém não serve para ser utilizada na hora de digitar textos e montar planilhas. Devido à falta de um teclado físico, o usuário possui pouco espaço para visualizar o espaço disponível para edição de documentos. Sendo assim, Word, Excel e PowerPoint do HTC Diamond são mais úteis somente para visualização de documentos. O leitor de PDF incluso no pacote é bem rápido e fácil de usar e garante uma experiência confortável na hora da leitura de arquivos portáteis.

Jogos

Como todo smartphone, o HTC Touch Diamond não poderia deixar de oferecer alguns jogos. Este celular traz três deles: Paciência, Bubble Breaker, e Teeter (um jogo que utiliza o acelerômetro). É evidente que o HTC Diamond suporta outros jogos, mas não instalamos outros games. Entre os que acompanham o aparelho, ficamos muito impressionados com o Teeter.

Jogos no HTC Touch Diamond

No Teeter, o acelerômetro mostrou-se muito eficiente e a qualquer milímetro que o usuário mova o celular, o sensor de movimentos o detecta facilmente, movendo a bolinha na tela. Além disso, no jogo Teeter, o Diamond imita a realidade, fazendo com que o smartphone vibre e faça barulho nos lugares onde a bolinha bate.

Bateria

Testamos de diversas maneiras a bateria do HTC Touch Diamond, afinal smartphones que não garantem um longo tempo de conversação, ou utilização, podem ser decepcionantes. Realizar estes testes foi relativamente fácil: bastou carregar totalmente a bateria (com o aparelho desligado) e então utilizá-lo cronometrando o tempo.

Conversação é um ponto forte do aparelho e o usuário que gosta de falar não deve ter problemas com nível baixo de bateria durante as ligações. Em nossos testes, o HTC Touch Diamond chegou a durar 5 horas e 12 minutos durante uma ligação através de rede GSM — valor um pouco abaixo do prometido, mas impressionante quando comparado a outros smartphones.

Quando se trata de utilização normal em jogos, imagens (utilização da câmera) e navegação, o tempo de duração da bateria pode reduzir drasticamente. Evidentemente, quem utiliza internet via Wi-Fi a todo tempo e mantém o brilho da tela no máximo obtém bem menos tempo do que usuários que usem o aparelho com moderação. Em nossos testes a bateria do HTC Diamond durou aproximadamente 5 horas na rede Wi-Fi.

Câmera

O HTC Touch Diamond possui uma câmera de vídeo de 3 Megapixels com foco automático. Testamos esta câmera de diversas maneiras, tanto com vídeos como com imagens. Para fotos diurnas, ela mostra-se uma excelente opção, capturando muito bem os detalhes e distorcendo muito pouco os elementos mais escuros (como as sombras) da foto.

Câmera perfeita para ambientes bem iluminados

Em ambientes com pouca luz ou em fotos noturnas a câmera deixa muito a desejar, pois não possui flash e não capta com perfeição as imagens. Aproveitando o teste da câmera, utilizamos o zoom para verificar a qualidade das fotos. Em qualquer uma das ocasiões o resultado com zoom foi decepcionante, o que mostra que o zoom digital não tem utilidade alguma em nenhuma ocasião.

Som

Um dos recursos que tínhamos curiosidade para utilizar era o player de música. Passamos as músicas via cabo USB para o aparelho, as quais ficaram armazenadas na memória de 4 GB. Testamos a reprodução de som pelo player padrão e pelo Windows Media Player. Ambos mostraram ser capazes de reproduzir as músicas com fidelidade e qualidade, porém no que diz respeito ao alto-falante, ficamos bem decepcionados com o baixo nível de volume.

Player padrão de música

A reprodução de música e rádio com a utilização de fones de ouvida é muito boa, até porque o aparelho permite configurar a equalização so som e usar o reforço de graves — neste aspecto, ponto positivo para HTC. O aplicativo para rádio FM do HTC Diamond é muito bom e sintoniza muito rápido as rádios, entretanto, como todos os aparelhos do mundo, o Diamond também precisa do fone de ouvido para sintonizar as rádios.

Vídeo

Por usar o Windows Mobile, o HTC Diamond possui suporte para reprodução de quase todos os tipos de vídeo. Seja MP4, H264, MOV ou outros, certamente o aparelho não irá decepcionar. Vale frisar que para alguns tipos de vídeo são necessários aplicativos diferentes — ou codecs que permitam a execução através do Windows Media Player. A resolução da tela ajuda muito na hora da reprodução, porque o usuário consegue visualizar muito mais detalhes do que em outros aparelhos. Falando em vídeo, confira o de divulgação do aparelho:

Internet e WLAN

O último teste que realizamos foi para verificar a qualidade da navegação e do sinal das redes Wi-Fi no aparelho. Aqui sim tivemos sérios problemas e certamente a conexão com redes sem-fio deve ser um problema imenso para qualquer usuário que possua o HTC Touch Diamond. Na verdade, o problema real não está no HTC, mas no gerenciamento de conexões do Windows Mobile. O usuário precisa navegar muito para encontrar o local onde é possível modificar as opções de rede.

A recepção dos sinais de rede do HTC Diamond não é muito boa e aqui o problema parece ser da placa de rede do aparelho. Em alguns casos ele detectou rapidamente os sinais de rede, em outros ele simplesmente não encontrou sinal por um bom tempo. Muitas vezes é necessário configurar a conexão de rede sem-fio e aguardar que o aparelho conecte-se automaticamente, o que pode demorar muito.

A navegação na internet é relativamente tranquila, contudo o usuário precisa saber utilizar o TouchFLO 3D, ou terá sérios problemas para visualizar as páginas, visto que os navegadores do HTC não dão zoom automático.

Vale investir neste aparelho?

De modo geral, o HTC Touch Diamond apresenta excelentes recursos e traz uma variedade muito boa de aplicativos. A compatibilidade com uma enormidade de arquivos é um aspecto positivo do aparelho, pois permite que o usuário reproduza suas músicas, vídeos e imagens de uma maneira descomplicada.

Comparação entre iPhone, Touch Diamond e Touch Pro

Este aparelho foi lançado para competir com o iPhone, porém ao testá-lo notamos que dificilmente consegue superar o smartphone da Apple, pois não traz a incrível facilidade do iPhone. Apesar disso, o HTC Touch Diamond tem uma câmera melhor que a do iPhone e recursos muito semelhantes.

O preço do HTC Touch Diamond começa em R$ 1.890,00 e pode chegar a R$ 3.184,00 reais. Nossas pesquisas de preço foram realizadas no site Buscapé, o qual lista até modelos importados — motivo dos preços exorbitantes.  Se considerarmos o alto valor e a configuração parecida com a de outros aparelhos, o HTC Touch Diamond não chega a ser a melhor opção, mas certamente ele é um dos mais luxuosos.

O que você achou desta análise? Gostou do smartphone da HTC? Já conhecia o Diamond? Deixe sua opinião e participe no portal Baixaki.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.