2010: quais tecnologias irão bombar no ano que vem?

13 min de leitura
Imagem de: 2010: quais tecnologias irão bombar no ano que vem?

A febre dos smartphones, o novo Windows 7, a explosão do Twitter e o lançamento do tão esperado Google Wave movimentaram o mundo da tecnologia neste ano. Basta dar uma olhada rápida nos artigos do Baixaki para perceber quanta coisa nova surgiu por aí.

Em 2009, você começou a twittar, batalhou por um convite do Wave e depois implorou para fazer parte do novo Orkut. Você também deve ter se deliciado com o Windows 7, o Snow Leopard e o Ubuntu Karmic Koala - além de ter feito de tudo para conseguir testar o Chromium OS, o sistema operacional da Google.
 
Novas televisões, consoles de vídeo game e centenas de celulares e smartphones também surgiram no mercado. Na web, a hospedagem de conteúdo gratuita está cada vez mais simples e a quantidade de informação a que você tem acesso não poderia ser armazenada em um HD de 1TB.

Falando nisso, hoje você pode comprar um pendrive por menos de 30 reais! Em passos largos, o mundo high tech está ficando mais acessível e necessário. Ou você, hoje, você consegue se imaginar sem uma conexão à internet?
 

Tendências da tecnologia para 2010.

Mais um ano está indo embora e, desde que o império dos computadores beges caiu nos anos 90, a tecnologia promete trazer carros voadores e robôs para mais perto de você - mas quem sabe isso seja tópico do artigo sobre tendências de 2020 ou 2030.

Por enquanto, chega-se ao final da primeira década do século XXI e pode-se perceber percebe-se o quanto a tecnologia cresceu. Mas quais serão as grandes tacadas de 2010? O Baixaki deu uma de vidente e traz para você dez tecnologias que prometem bombar no ano que vem:
 
1. Tecnologia verde

 
É cada vez maior do número de gadgets eletrônicos e empresas ligadas à tecnologia que contribuem para o meio ambiente. Pressionadas não só por ONGs de proteção à natureza, as empresas não querem fazer feio frente a uma grande parcela de seus clientes que se importam com o planeta. Usuários de tecnologia não vivem apenas em um mundo virtual: eles também se preocupam em manter a Terra a salvo.
 
Grandes nomes como a Nokia, Apple e a Asus já mostraram sua preocupação ambiental e as medidas tomadas variam entre diminuir o tamanho de uma embalagem até substituir determinado material em um produto.


O chamado TI verde só tende a crescer, afinal, Meio ambiente em primeiro lugar!grandes conferências como a COP-15, que acaba de acontecer na Dinamarca, instigam o mundo para uma consciência verde, que deve caminhar lado a lado com a tecnologia.
 
A tecnologia verde não afeta apenas os computadores e periféricos, mas também o modo com que você recebe energia elétrica em sua casa e até mesmo o carro que você dirige.

A gigante Toyota, por exemplo, já divulgou notas de compromisso ambiental, em que afirma estar revisando seus carros a fim de tentar reduzir a emissão de CO2, principal gás causador do efeito estufa.

Outro bom exemplo disso é a chinesa BYD, que promete lançar um carro elétrico no mercado de Los Angeles, nos Estados Unidos, ainda em 2010. Além destasdessas, várias outras empresas estão engajadas nas tecnologias de preservação ambiental e pode escrever: verde será a cor da moda em 2010!

2. Informação democrática e em tempo real
 
Twitter. A famosa rede dos 140 caracteres ganhou o troféu de palavra do ano e não foi a à toa! Mais do que moda, o Twitter virou, para muitos, necessidade. Agora, os twitteiros debatem assuntos e recebem notícias em primeira mão: é novidade a cada segundo!

A rede social do passarinho azul continuará bombando com toda força em 2010 e a nova moda na web será a informação em tempo real. Afinal, ninguém mais tem tempo para esperar o jornal chegar de manhãzinha.
 

O Twitter virou febre!


E falando em tempo real, o Google e o Yahoo! resolveram incorporar informações trocadas no Facebook e no Twitter em seu sistema de buscas. Portanto, da próxima vez que você for ao Google e digitar "Baixaki", a primeira ocorrência que aparece é o último tweet em que o nome do portal foi mencionado. Interessante, não?
 
Além de rápida, a informação deve ganhar um caráter democrático, em que jornalista e leitores trabalham juntos a fim de disponibilizar os melhores ângulos e informações de tudo o que acontece no mundo. Um exemplo disso é o website "Minha Notícia", que foca no jornalismo colaborativo. Viu ou sabe de algum fato interessante? Nada de deixá-lo para a fofoca na padaria: é preciso compartilhar!
 
O jornal inglês The Daily Telegraph, por exemplo, lançou um aplicativo para iPhone que transforma simples cidadãos em jornalistas. Tudo o que tem um potencial para virar notícia pode ser enviado em forma de imagem ou texto e, chegando naà redação do jornal, é avaliado.

Foi uma excelente maneira que o jornal encontrou de reatar com o público jovem, que não se interessa mais pelo jornal à moda antiga, além de chamar a atenção do público geral com esta essa interessante proposta de jornalismo colaborativo.

3. Streaming de música e vídeo
 
O portal de vídeos YouTube continua a todo vapor desde seu lançamento, em 2005. Com a incontestável tendência do vídeo streaming, é muito provável que eventos como o streaming do show ao vivo do U2, que aconteceu neste ano em no Rose Bowl em Los Angeles, Estados Unidos, seja frequente. Websites que oferecem filmes inteiros via streaming também se tornarão populares e o dever de oferecer uma conexão mais rápida recai sobre as empresas de internet banda larga.

YouTube, o maior portal de vídeos da web.

E se há streaming de vídeo, há streaming de música! Recentemente, a Apple resolveu comprar o Lala.com, serviço no qual o usuário escuta músicas sem baixá-las. Então, em 2010, quando você for ouvir alguma música, é muito provável que a melhor opção não seja mais a sua velha pasta de MP3, mas sim serviços como este. Você paga para ouvir a música, ela que fica armazenada em sua biblioteca online, você pode ouvi-la de onde quiser e ela sem não ocupar o seus disco rígido. Computação em nuvens? Sim, esta é outra tendência que vem por aí.


4. Cloud Computing (Computação em Nuvens)
 
O Chromium OS, sistema operacional da Google, promete bombar em 2010 e, com ele, todo o conceito de computação em nuvens. Mas o que seria isso? A computação em nuvens consiste em trocar os softwares instalandos em seu computador por aplicativos online.

Tudo o que você fizer será baseado na internet e não em um disco rígido e em programas instalados. Isso permite muito mais flexibilidade na hora de trabalhar, já que todos os dados e os seus aplicativos online favoritos poderão ser acessados a partir de qualquer computador, desde que conectado à rede.
 

Computação em nuvens.

O SO da Google, por exemplo, traz apenas um navegador e tudo o que você for fazer (editar uma imagem, escrever um texto, falar com seus amigos) é feito a partir dele e de serviços online. No começo pode até parecer estranho, mas é possível sim sobreviver só com o navegador. Recentemente, uma das redatoras do time do Baixaki fez um teste e passou uma semana inteira vivendo apenas de aplicativos online: ela sobreviveu e gostou da ideia!
 
Se você se interessou pelo conceito de computação em nuvem, pode se aproveitar da seção Web do Baixaki e explorar os diversos serviços online que testamos para você. A lista inclui processadores de texto, editores de imagem, comunicadores e muito, muito mais. A computação em nuvem nuvens é uma das grandes apostas não só de 2010, mas da próxima década! Fique esperto, pois em breve você não precisará mais de softwares instalados em seu computador.

5. Tablets e E-book Readers
 
Há alguns meses, o Baixaki testou Kindle, e-book reader da Amazon, e confirmou todos os motivos que fazem deste do gadget um verdadeiro sucesso. Poder carregar dezenas de livros na bolsa e ter acesso a eles sempre que quiser é o sonho de qualquer rato de biblioteca. Além disso, em um mundo onde a consciência verde pede para poupar as árvores, os livros de papel vão ficando para trás. A febre dos e-readers começou esse neste ano e deve se intensificar em 2010.

O Kindle, testado pelo Baixaki.


Ultrapassando a função específica de armazenar e gerenciar e-books, grandes nomes como a Apple e a Microsoft prometem trazer novidades ao mercado em 2010: tablets. Apesar dos boatos e palpites, ninguém sabe exatamente como serão estes produtos, que prometem uma mistura de smartphone a com e-reader e netbook. Em Cupertino a expectativa é grande e a iTablet, ou Apple Tablet, deve ser lançada ainda no primeiro semestre.

A tablet da Microsoft, entitulada Courier, promete trazer duas telas de 7", dispostas como em um livro. O brinquedinho ainda não tem previsão de lançamento. Contudo, se a Microsoft não quer perder mercado para a sua rival Apple, é melhor se apressar!


6. Smartphones e internet
 
Ter um celular para fazer ligações e mandar uma ou outra mensagem de texto é coisa do passado! Os smartphones são pequenos cérebros eletrônicos que conquistaram o mundo com sua flexibilidade e poder. Agenda, acesso à internet, jogos e tudo o que você quiser pode ser encontrado a um toque da tela.

A evolução dos celulares é algo impressionante e que parece não ter limites. Multitouch, multitask, multiuso: estar conectado é preciso e o celular é o seu vínculo com o mundo quando o computador estiver longe.

Alguns dos smartphones mais famosos do mercado.

A febre dos smartphones só tende a crescer e os modelos disponíveis devem ficar cada dia melhores. Depois do grande sucesso do Apple iPhone, a Google despertou para o mercado de celulares e os rumores indicam que seu smartphone, com o sistema operacional Android, está prestes a chegar ao mercado. Um mundo em que as pessoas vão até a padaria e podem twittar livremente no caminho está chegando: prepare-se.
 
Junto aos smartphones, devem crescer as possibilidades de acesso à internet via celular. Afinal, um celular ou computador sem acesso à rede não é nada! Em consequência disso, as péssimas soluções para internet oferecidas pelas operadoras no Brasil devem sofrer mudanças devido à pressão dos próprios clientes e do cenário. Afinal, sobreviver de Wi-Fi emprestada é triste! O ano de 2010 promete ser um ótimo ano para quem quer estar conectado em todo lugar. Smartphones e internet: a dupla perfeita!

7. Localização e GPS
 
Os sistemas de localização móvel estão cada vez mais aprimorados e, junto ao aumento das redes Wi-Fi, a detecção de presença e localização poderá ser encontrada em diversos aplicativos voltados para redes sociais ou para auxiliar você em buscas de endereços e serviços. Precisa de uma floricultura e não tem ideia de onde encontrar? O sensor de localização pode fornecer buscas mais rápidas e precisas, indicando comércio e serviços mais próximos de onde você estiver.
 
O SurroundSense, por exemplo, é um novo projeto para aprimorar o GPS que consiste em criar impressões digitais de milhares de espaços físicos em todo o mundo por meio de sensores de áudio e imagem do celular.

Localização e GPS.

Dessa forma, será possível saber exatamente onde você está. O projeto é da Universidade de Duke, nos Estados Unidos e ainda tem um longo caminho pela frente. Mesmo assim, a tendência da localização certa é uma das apostas para 2010.

8. RFID, NFC e pagamentos facilitados
 
Abra a sua carteira: quantos cartões de crédito ou débito você tem? Em breve, uma tecnologia que permite fazer pagamentos a partir do seu celular está para revolucionar o mercado e seus consumidores.

Asigla RFID, que significa "Identificação por Rádio Frequência", permite realizar pagamentos em menos de um segundo utilizando sinais de rádio. Então, quando você for ao supermercado, não precisará mais passar pelas longas filas de caixa: basta passar pela porta e todos os itens serão somados e cobrados na sua conta do banco! Fantástico, não?
 

Visa e MasterCard já aderem à tecnologia.

O NFC, "Comunicação em Campo Curto", é semelhante ao RFID, embora tenha uma área de abrangência maior, podendo se comunicar com televisores, carro e diversos outros objetos. A aposta para o futuro é que você possa pagar a sua passagem do ônibus simplesmente passando seu celular pela roleta. Esta tecnologia, bem como a RFID, já podem ser encontradas em alguns celulares de marcas como Apple e Nokia.
 
Outro sistema que pode facilitar os seus pagamentos é o Visa Contacless e o Mastercard PayPass, cartões que não exigem senha ou assinatura de comprovantes para efetuar a compra: é só aproximá-los de uma máquina. A intenção é evitar filas e facilitar o pagamento.

Os cartões utilizam a tecnologia RFID e, pensando na segurança do usuário, possuem um limite de compras de até 100 reais. E se você acha que isso irá vai demorar para chegar ao Brasil, está muito enganado! Testes com o Visa Contacless já estão sendo feitos!

9. Comércio online
 
Quem nunca sentiu um friozinho na barriga antes de comprar alguma coisa na internet? Dinheiro real no mundo virtual é algo que deixa todo mundo um tanto quanto desconfiado, pelo menos nas primeiras compras.

No entanto, parece que o brasileiro enfim se familiarizou com a web e resolveu confiar nas compras online. Neste ano, as vendas on-linepor internet cresceram cerca de 20%, gerando um faturamento de mais de 10 bilhões de reais! Em 2010, o número de compras online deve crescer mais 30% e pesquisas afirmam que o futuro do comércio na internet é muito promissor!
 
Se antigamente, para comprar um presente, você tinha que se deslocar até a loja mais próxima, aguentar vendedores insistentes e uma gama de produtos reduzida, hoje você tem centenas de lojas e milhões de opções a um clique do mouse.

Comércio online.


O aprimoramento da segurança no pagamento e no sistema de cadastro dos websites é mais um fator que deixa o consumidor ainda mais confiante. Ir às compras no mundo virtual é prático, fácil e, na grande maioria das vezes, muito mais barato! No próximo Natal, é muito provável que você faça compre os presentes em uma loja online. 2010 promete!


10. Jogos em redes sociais

Em meio à alta tecnologia, quem diria o espaço rural iria fazer sucesso? O jogo Farmville é um aplicativo da rede social Facebook que consiste em criar e gerenciar uma fazenda. Com mais usuários que o próprio Twitter, este viciante joguinho faz a cabeça de crianças, homens e mulheres de todas as idades. Em resposta ao sucesso do Facebook, o bom e velho Orkut lançou o Colheita Feliz, jogo do mesmo estilo que também está conquistando os usuários.

Colheita Feliz.

Os jogos da fazenda são apenas os primeiros grandes nomes dos jogos em redes sociais - também chamados de jogos sociais -, algo que deve crescer muito no ano de 2010. Se em uma rede você compartilha amigos, fotos, vídeos e informações, por quê que não aliar uma boa dose de diversão e jogos? O que instiga os usuários a participar desta dessa espécie de competição é o resultado em si: "eu tenho mais pontos que você e minha fazenda é a mais bonita." Mas isto isso é o que os analistas dizem. A mais pura verdade é que esses joguinhos são divertidos, extremamente viciantes e a moda vai pegar em 2010!

Baixaki.


A tecnologia está em constante evolução, mas algumas estão sempre ficando mais evidentes no nosso dia-a-diadia a dia. Estas são as dez maiores apostas do Baixaki para o ano de 2010. Carros voadores e geladeira com internet podem estar a algumas décadas de distância, mas as tablets, a tecnologia verde e o comércio online estão mais do que prontos para fazer parte de sua rotina e facilitar a sua vida. Olhe bem para a sua bola de cristal: quais serão as tecnologias da vez no ano que se aproxima?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.