Google Earth contra o aquecimento global

2 min de leitura
Imagem de: Google Earth contra o aquecimento global

A gigante das buscas e um dos políticos mais engajados na luta contra o aquecimento global formaram uma aliança para alertar a população de todo o planeta sobre as consequências desastrosas do aquecimento global. O ex-candidato à presidência dos EUA, Al Gore, é reconhecido mundialmente como um dos maiores fomentadores das lutas ambientais.

Prova disso é o documentário “Uma verdade inconveniente”, no qual o político apresenta de forma dramática as mudanças climáticas que o mundo vem sofrendo nos últimos anos. Até pouco tempo atrás, Al Gore travava uma batalha solitária contra o aquecimento global, mas uma das empresas mais importantes do mundo resolveu comprar esta briga.

A Google disponibilizou algumas camadas que podem ser agregadas ao Google Earth e que permitem visualizar as mudanças que podem ocorrer no planeta nos próximos anos. A principal máscara permite fazer uma viagem pelo mundo e observar todas as alterações ambientais com a narração de Al Gore.

Ao longo da narração, ele aponta vários problemas que já enfrentamos em relação ao clima e locais altamente ameaçados pela ação devastadora do homem. Locais como a Floresta Amazônica e as Savanas da África, ambos com um rico habitat, são dois exemplos de lugares que precisam ser observados.

COP 15
As máscaras foram disponibilizadas para download pouco antes da conferência COP 15 da ONU. Realizada em Copenhague, na Dinamarca, entre os dias 7 e 18 de dezembro, todos os líderes de países ligados à ONU foram convidados a participar e sugerir medidas para desacelerar o aquecimento global.

A Terra em chamas

Mudanças ao vivo
Com o Google Earth é possível acompanhar quase em tempo real as mudanças no planeta e, com a ajuda das máscaras, pontos no globo que merecem atenção são sinalizados por um ícone que representa a Terra. Ao clicar nesses ícones, informações relevantes sobre as ações positivas ou negativas que estão sendo tomadas naquela região contra o aquecimento do planeta são exibidos com detalhes.

Detalhes do nosso problema

Viagem com Al Gore
A instalação das máscaras com a narração de Al Gore é simples, mas antes de tudo é necessário ter o Google Earth instalado (clique aqui para baixar). Elas estão disponíveis neste link, sendo assim, depois de instalar o Google Earth, basta fazer o download das máscaras e proceder à instalação. Automaticamente elas são agregadas ao aplicativo e ficam disponíveis junto a opção “Lugares”.

Al Gore, Google e você contra o aquecimento global

Com uma mãozinha da Google é possível ajudar a fiscalizar o avanço do aquecimento global e saber quais medidas estão sendo tomadas para coibir o caos climático. Além de ficar de olho no mundo pelo Google Earth, você pode instalar aplicativos que ajudam a reduzir o consumo de tinta na hora de impressão, saber quanta energia seu computador consome e consumir recursos de forma mais inteligente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.