CES 2010: a maior feira de eletrônicos do mundo

7 min de leitura
Imagem de: CES 2010: a maior feira de eletrônicos do mundo

Rufem os tambores! O maior evento de tecnologia de todo o mundo está prestes a começar. A CES 2010 (Consumer Eletronics Show) acontece em Las Vegas (Estados Unidos) e os três pavilhões do Las Vegas Convention Center serão pequenos para tanta novidade. 330 novas empresas juntam-se aos tradicionais 2.500 expositores para apresentar produtos inovadores, supreendentes e verdes.

Tecnologia verde e sustentabilidade: este é um dos principais tópicos abordados nesta edição da CES. Dividindo o holofote, estarão os smartphones, televisões 3D, netbooks e muito mais. Entre os dias 7 e 10 de janeiro, o mundo irá babar nos mais de 20 mil produtos expostos.

Quarta feira, dia 6 de Janeiro de 2010, 13:30 no horário de Brasília: Steve Balmer, CEO da Microsoft dará o início ao show. Mas antes de conferir tudo o que rola na CES 2010, vale a pena conhecer um pouquinho mais sobre o evento, seus participantes e o mais importante: o que esperar desta grande festa da tecnologia?

Consumer Eletronics Show

O que é?

A  CES é a maior feira de eletrônicos do mundo. Voltada para profissionais do ramo e jornalistas, o evento reune diversas empresas em um só espaço e mostra tudo o que há de novo no mundo da tecnologia. A Consumer Eletronics Show acontece desde 1967 e foi nela que tecnologias como o VHS, o Bluetooth, a HDTV e o Tetris foram mostradas pela primeira vez.

CE Spotlights

Neste ano serão praticamente três mil expositores dividos em áreas menores. Ao todo, são dez "CE Spotlights" voltados para assuntos como tecnologia verde, áudio e vídeo, notebooks e smartphones. Confira um pequeno resumo de cada uma delas:


Digital Imaging Showcase

Digital Imaging Showcase


Todos querem saber de imagem! De televisores a câmeras digitais, os mais de 60 partipantes desta área devem apresentar novas tecnologias envolvendo o 3D e a nitidez das imagens. Serão mais de 37 mil metros quadrados para comportar estandes de marcas como a ATP, Kodak, Iomega, Tiffen, Wacom, Canon, Casio, Fuji, JVC, Lowepro, Nikon, Olympus, Panasonic, Samsung and Sony.

EHX@CES

EHXatCES


A Electronic House Expo (EHX) e a revista CE Pro ganharam um espaço próprio para reunir empresas voltadas para os eletrônicos personalizados. A intenção é compartilhar informações sobre montagem, manutenção e criação destes eletrônicos. Empresas como a Toshiba, Yamaha, ADI, Jamo e Polar Shades marcarão presença.

Gaming Showcase

Gaming Showcase


O setor de video games está mais forte do que nunca e qualquer coisa relacionada a eles será mostrada aqui. Na Gaming Showcase, serão mais de 13 mil metros quadrados com o que há de melhor e mais moderno em televisores, consoles, software, entre outros. Os maiores nomes do jogo serão a D-Box, DDR (Dance, Dance Revolution), Guillemot, Iron Will Creations e a Microsoft - Games for Windows and Tritton.

iLounge Pavilion

iLounge


A Apple pode não estar de corpo presente na CES 2010, mas haverá uma área inteira dedicada a acessórios para seus MacBooks, iMacs, iPods e iPhones. De fones de ouvido a caixinhas de som, capas de proteção e plugins: tudo em um só lugar. Dentre a empresas deste CE Spotlight estão a Allsop, Bluelounge, Case-Mate, Dexin, Viral Brands, GameWear, iSkin e RedTech.

Innovations Showcase

Innovations Showcase


Se você quer novidades sobre engenharia e design de produtos, é nesta área que deve procurar. São mostrados produtos inovadores, ousados e foram premiados com o título da Innovations Awards. Este prêmio é distribuído aos melhores produtos da CE dentro de diversas categorias. Todos os ganhadores poderão ser vistos nesta área. Se você gosta de inovação, é aqui que deve estar!

International Gateway

International Gateway


Esqueça as multinacionais e grandes empresas. Na área do International Gateway são mostrados os novos produtos e tecnologias de empresas menores e de diferentes países do mundo. Serão mais de 800 nomes em um só pavilhão.

Living in Digital Times

Living in Digital Times


Ninguém nega que a tecnologia já faz parte da vida da grande maioria da população mundial. Ao aceitar este fato, o pessoal da Living in Digital Times antenta para a necessidade de tecnologias específicas em diversos segmentos ou partes da vida.

Nesta área são mostrados produtos que auxiliam na vida de uma mãe, tecnologias voltadas para crianças, saúde e muito mais. Prepare-se para conferências, mostras e debates com um só objetivo: tornar a sua vida mais tecnológica e ainda melhor!

Location Based Services

Location Based Service


Tem muita gente por aí dizendo que as tecnologias de localização são a nova aposta do mercado. Se é assim, a CES 2010 traz uma área inteira focada nas novas tecnologias para encontrar pessoas, endereços e muito mais. Navegadores GPS e softwares de localização não deixarão você se perder!

Sustainable Planet

Sustainable Planet


A intenção é crescer sem prejudicar o meio ambiente. Os 30 expositores devem tratar de temas como reciclagem, biocombustíveis e soluções verdes. Cinco mil metros quadrados serão utilizados para mostrar que a tecnologia e a natureza podem andar juntas. Estarão presentes empresas como a Bits Ltd., Electronics Recycling Coordination Clearinghouse, Embertec Power Savings Technologies, Goal 0, Greenpeace, Horizon Fuel Cell Technologies, Meadwestvaco, Miniwiz, PowerGenix, Sean Energy Inc. e Solio.

Wireless World

Wireless World


Fio é coisa do passado! Confira o que há de melhor em gadgets e acessórios wireless. Nokia, Qualcomm, Broadcomm e Blackberry mostrarão lançamentos em fones para celular, carregadores e outros gadgets sem fio. Deixe os fios em casa e venha para esta grande área wireless.

Keynotes

Grandes nomes como a Sony, Microsoft, Dell e Nokia fazem parte desta festa, portanto, é de se esperar que alguns dos homens mais poderosos do mundo da tecnologia falem um pouco sobre o mundo, as novidades e suas marcas. A CES 2010 terá suas Keynotes (apresentações) realizadas por:

  • Steve Ballmer, CEO da Microsoft;
  • Gary Shapiro, presidente e CEO da Consumer Eletronic Association;
  • Alan Mulally, CEO da Ford;
  • Paul Otellini, CEO da Intel;
  • Olli-Pekka Kallasvuo, CEO da Nokia;
  • Dr. Paul E. Jacobs, CEO da Qualcomm;
  • Zhou Houjian, executivo da Hisense.


Prêmios

Com tanta novidade e produtos, é impossível não rolar algumas premiações. Durante os três dias da grande festa da CES 2010, acontecerão três concursos diferentes. Confira logo abaixo:

CES Innovations Awards

Este concurso será responsável por uma das miniáreas na CES 2010. Serão premiados os melhroes produtos dentro das diversas categorias apresentadas. São eleitos desde o melhor MP3 player até a melhor rede social do momento.


CNET best of CES

CNET best of CES


Os experts do mundialmente famoso CNET percorrem a feira em busca dos melhores produtos. Televisores, notebooks e softwares são testados e passam pela dura crítica do pessoal do CNET para tentar conquistar um dos prêmios. Na edição do ano passado, o Palm Pre foi eleito o melhor produto pelo CNET best of CES. Qual será o campeão desta edição?

Tech & Engineering Emmy Awards

Tech and Engineering Emmy Awards


Este prêmio é dado a um indivíduo ou empresa pela melhor utilização de tecnologias da engenharia na criação de um produto. Pode ser uma técnica inovadora ou simplesmente adaptada. O que vale na hora de ganhar é a ousadia e criatividade!

O que a CES 2010 promete?

Leitor de Ebooks

Amazon Kindle.Foi só o Amazon Kindle despontar nas vendas para que todas as outras empresas lançassem seu próprio leitor de ebooks. A tecnologia verde pode impulsionar a economia de papel, mas parece que concentrar toda a sua biblioteca em um só lugar é a grande vantagem destes gadgets.


Os chamados e-readers prometem ter seu holofote durante o evento. Dell, HP, Microsoft, Samsung, LG, Panasonic, Seagate e Palm podem apresentar alternativas. A Apple, que não estará presente na CES 2010, já promete a Tablet, que deve englobar as funções de e-reader.

Televisão 3D


Quem nunca viu uma televisão 3D? Apesar de existente, essa tecnologia é para poucos e o conteúdo compatível é bastante limitado. A intenção das fabricantes é tornar a televisão 3D uma realidade nas casas de pessoas comuns.

Nos banners na parte externa do Las Vegas Convention Center, onde será realizada a CES, já há propagandas com possíveis televisores LED com 3D. Uma coisa é certa: o mundo bidimensional já não interessa mais aos fabricantes de televisão.

Wireless

Uma das miniáreas será dedicada aos gadgets e acessórios sem fio. Sem dúvida alguma, o wireless é uma das grandes apostas do pessoal da CES 2010. Os usuários e analistas mais ousados esperam até mesmo a tecnologia que permite carregar gadgets sem utilizar cabo algum mostrada ainda neste ano.


Tecnologia Verde

Green is good.


Meio ambiente em primeiro lugar. Não é pela COP-15, recente evento que reuniu líderes mundiais para discutir sobre o planeta, ou pelos ativistas do Greenpeace, mas a tecnologia verde está em visível crescimento.

Aproveitar materiais biodegradáveis, fazer uso do biocombustível e aproveitar melhor a energia são apenas alguns dos pontos que serão discutidos na CES 2010 na área de meio ambiente. Baterias melhores, menos chumbo e mais consciência: o que será que a CES 2010 trará em termos de tecnologia verde?


A CES 2010 promete ser um estouro! A apresentação de abertura, por conta do CEO da Microsoft, deve começar às 13:30 de amanhã (6). Prepare-se para curtir todas as novidades da maior feira de tecnologia do mundo. E sabe do melhor? O Baixaki traz todas as novidades em tempo record para você! Não perca!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.