Dicas para comprar seu primeiro netbook

5 min de leitura
Imagem de: Dicas para comprar seu primeiro netbook

A ASUS, fabricante de placas que diversificou sua atuação e lançou o EeePC, foi a pioneira no mercado de netbooks. Não há como saber ao certo, mas pode-se duvidar sem medo que a intenção não era causar o rebuliço que aconteceu logo em seguida, quando diversas empresas perceberam a mina de ouro que o recém-criado nicho representava. Hoje, todos os maiores fabricantes de computadores possuem pelo menos um modelo de netbook.

Como a variedade é enorme, fica difícil decidir o que comprar, pois as diferenças internas — processador, memória, etc. — variam em proporções muito pequenas. O comprador deverá, portanto, descobrir em quais características estão as vantagens reais de um produto em relação a outro. A intenção deste artigo é ajudar você a encontrar os itens “mágicos” que ajudarão a tomar sua decisão.

Perfil de usuário

Assim como em artigos anteriores, a primeira dica do Baixaki é: entenda qual é o seu perfil de usuário, ou seja, antes de comprar qualquer equipamento, pense no que você deseja fazer com ele. Afinal, não adianta comprar uma Ferrari se você só precisa de uma bicicleta para ir até a esquina, assim como não adianta adquirir um pneu para viajar 200 km.

Sony Vaio W

O mais importante, no entanto, é que você tenha em mente que o netbook é uma máquina com tecnologia de ponta, mas simples. Ou seja, não pense que ele terá uma placa de vídeo poderosa o suficiente para você rodar qualquer jogo dos mais atuais, pois obviamente não será possível — na verdade, se você gostaria de jogar, é melhor que adquira outra categoria de computador. O ideal é que você esqueça completamente qualquer conceito pré-estabelecido, baseado no que você conhece a respeito de notebooks e PCs comuns. O netbook é completamente diferente, e o mesmo vale para seu propósito.

Não reclame do tamanho pequeno da tela, ou que você não consegue enxergar as letras pequenas. O usuário de netbook deve se conscientizar da máquina que está usando. Se você quer assistir a vídeos com qualidade HD e filmes com legenda, passe longe dos netbooks.

Configurações

As configurações dos netbooks costumam ser parecidas, com pequenas variações na velocidade do processador e quantidade de memória RAM. O processador sempre estará na casa do 1.6 GHz e a memória terá no máximo 2 GB. O que mais varia é o tamanho do HD. Em nossas pesquisas, na mesma faixa de preço encontramos HDs de 1 a 160 GB! Ou seja, deve-se prestar muita atenção a este componente para não levar para casa uma máquina que certamente causará dores de cabeça mais tarde.

HP Mini 2133

Na hora de comprar, é importante ter em mente o quanto se quer gastar e procurar máquinas que estejam na faixa de preço desejada. Tenha paciência e pesquise para não se precipitar comprando um computador menos potente, quando há um melhor pelo mesmo preço ou por alguns trocados a mais. Por menos de mil reais é possível encontrar ótimas máquinas.

Design e construção

Este item merece um subtítulo exclusivo, pois chega a ser tão importante quanto a configuração do netbook. Não adianta comprar um com a melhor configuração possível, mas sem as entradas que você vai precisar. Pense em que tipo de acessório você utilizará — pendrives? Cartões de memória? Bluetooth? Wireless? Tenha tudo isso em mente e procure computadores que possuam a maior variedade de conexões, de acordo com sua necessidade. No quesito USB, quanto mais, melhor, pois a maioria dos acessórios atuais utiliza essa porta e você provavelmente usará todas.

Design e Construção

O desenho do netbook também é extremamente importante. Dependendo da maneira como você o usará, comprar um com a cor “preto piano” pode não ser uma boa ideia, pois esse tipo de acabamento é facilmente riscado e engordurado. Dê atenção especial ao teclado e o mousepad. Eles devem estar dispostos de maneira que não seja desconfortável usá-los — e apesar de eles terem tamanho mais enxuto, é possível SIM usá-los com conforto, desde que o fabricante tenha cuidado desse detalhe.

Software

Esqueça do Photoshop, Windows 7 ou Vista e programas pesados. Se você faz pesquisas no campo da computação quântica ou está arquitetando no AutoCAD, sua máquina não é o netbook. O Windows XP, com o mínimo possível de softwares instalados é o mais recomendado.

A primeira coisa a se fazer depois que você adquirir seu brinquedinho novo é abrir o MSConfig (Iniciar > Executar > msconfig), clicar na aba “Inicialização de programas” e desmarcar todos os que estiverem lá. Um netbook deve ter o boot rápido por definição, pois não há nada mais irritante do que esperá-lo iniciar dúzias de programas logo que o Windows é carregado.

ASUS EeePC

Depois de acabar com o lixo na inicialização, chegará a hora de desinstalar o pacotão de porcarias que os fabricantes gostam de enviar pré-instalados. O Baixaki tem soluções interessantes para isso, como o Revo Uninstaller, o CCleaner e o PC Decrapifier. Estes programas, além de desinstalarem software, excluem todas as entradas de registro criadas por eles, o que deixa sempre sua máquina limpa e sem pegadas. O PC Decrapifier é um pouco diferente, pois exclue programas, arquivos e pastas específicos, conhecidos por entupir o computador de porcarias.

Fuja principalmente dos antivírus que vêm com os famosos “30 dias grátis”. Você precisa de uma solução permanente e, portanto, instalar o Microsoft Security Essentials ou outros antivírus gratuitos é o recomendável.

Infelizmente, o Internet Explorer está longe de ter um desempenho aceitável para computadores com menos potência. Sendo assim, é melhor deixá-lo de lado e instalar navegadores mais leves, como o Google Chrome, Mozilla Firefox ou Opera.

O tema padrão do Windows XP não consome muitos recursos da máquina, mas se você quer o melhor desempenho possível, desligue todas as “frescuras” do sistema. É melhor uma Área de Trabalho feia e rápida do que uma linda que demora 30 segundos para abrir o Windows Explorer.

Netbooks são a moda do momento. Sua utilidade é específica e, por isso, nem todos os usuários se adéquam ao uso e para alguns seja até melhor comprar um PC de mesa ou um notebook. NÃO compre um netbook somente pelo fato de ele ter o preço muito mais baixo que os demais. Você com certeza terá uma bela decepção.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.