Conheça o Fit PC2, o menor desktop do mundo

2 min de leitura
Imagem de: Conheça o Fit PC2, o menor desktop do mundo

Nos últimos anos você deve ter notado o quanto os computadores diminuíram de tamanho. Desde os desktops, que ganharam formas mais leves e compactas, até os notebooks, netbooks e mais recentemente os tablets, a tendência é oferecer a melhor configuração possível ocupando o mínimo de espaço.

Porém, poucos foram tão a sério nesse conceito quanto a empresa israelense CompuLab. Ela acaba de apresentar aquele que está sendo considerado o menor desktop do mundo. Trata-se de um computador de mesa com o mesmo tamanho de um hub.

É bem verdade que sua configuração não traz o que há de melhor em termos de tecnologia. No entanto, como opção para usuários que não precisam de tantos recursos para trabalhar, o Fit PC 2 é a escolha perfeita para quem pretende privilegiar o design e precisa de mais espaço sobre a mesa.

Por dentro do Fit PC2

As dimensões do Fit PC2 impressionam. São apenas 10,1 cm de largura por 11,5 cm de altura, distribuídos em um peso de apenas 370 gramas. O computador conta com entrada de rede, seis portas USB, saída DVI, leitor de cartões mini SD, além de entrada para microfone e saídas para fone de ouvido e caixas de som.

Quanto às configurações, duas estão disponíveis, variando o processador: Intel Atom Z530 1.6 GHz e Intel Atom Z510 1.1 Ghz. A memória interna é de DDR 2 de 1 GB, expansível para 2GB, e o produto conta com um HD SATA de 160 GB.

Quanto ao sistema operacional, é possível escolher entre Windows 7 Professional, Windows XP Home SP3 ou Ubuntu Linux 8.04. No entanto, após a compra o usuário pode formatar a máquina e instalar o sistema operacional que bem entender.

Praticidade

Embora as configurações não chamem muito a atenção, o maior diferencial mesmo do Fit PC2 fica por conta da sua portabilidade. O tamanho reduzido é similar ao de um hub, ou duas vezes maior que um iPhone.

Com conexão DVI, o PC consegue sustentar uma resolução de 1920x1200 via adaptador DVI-HDMI desde que, é claro, o monitor de saída dê suporte para o formato. A placa gráfica presente no produto é uma Intel GMA500.

Conexões do aparelho. Foto: CompuLab.

Baixo consumo de energia

Outro aspecto positivo do produto é o fato de ele pertencer à linha dos chamados “produtos-verdes”. O consumo de energia do Fit PC 2 varia entre 6W e 8W, representando até 90% menos de consumo se comparado aos desktops atuais.

Preço

Disponível para venda no site oficial da empresa, o preço do produto gira em torno de US$ 245 (para a configuração mais básica) e US$ 499 (configuração mais avançada). O site oficial da empresa disponibiliza o produto também para o Brasil, pelos mesmos preços, porém ainda devem se acrescentar os impostos.

Numa comparação direta com desktops similares, em termos de custo-benefício, o preço é alto pela configuração apresentada. No entanto, é preciso levar em consideração que, aqui, o que mais importa não é o desempenho, mas sim a praticidade de ter sobre a mesa um computador disposto numa pequena caixinha.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.