Nokia quer revolucionar sua vida com realidade aumentada

4 min de leitura
Imagem de: Nokia quer revolucionar sua vida com realidade aumentada

É hora de sair de casa para trabalhar, mas o sol está forte. Você, então, pega seus óculos de sol e vê o mundo, a realidade e só. Porém, se depender dos novos conceitos que envolvem a realidade aumentada, isso está prestes a mudar.

O real e o virtual serão um só, de modo que você poderá verificar seus emails e notícias a partir das lentes de um óculos especial e controlar os movimentos a partir de gestos. Um vídeo poderá ser projetado em sua parede assim que você acordar e será possível conversar com seus amigos usando apenas o movimento das mãos.

É o que mostra o Nokia Mixed Reality, um vídeo-conceito criado pela finlandesa Nokia. A demonstração sustenta que controlar o mundo online utilizando apenas óculos e pulseiras especiais não é somente fruto da sua imaginação.

As notícias do dia, vídeos e músicas são ativados a partir das lentes especiais, junto aos movimentos dos dedos e das mãos. A integração das tecnologias no vídeo é digno de filme, mas, de acordo com os finlandeses, tudo isso está perto de se tornar realidade.

Jogo rápido: o que é a realidade aumentada?

Você ainda não sabe o que é a tal RA? A tecnologia, que cresceu bastante nos últimos anos, permite juntar o virtual e o real. A partir disso, revoluciona-se a maneira com que você se relaciona com objetos, pessoas e lugares. Leia alguns exemplos práticos:

• Você deseja ter informações extras sobre um determinado produto. Basta apontar a câmera do smartphone para o código e todas as informações presentes na internet sobre ele são mostradas na tela.

QR Code

Clique aqui e saiba o que são QR codes

• Em uma revista, um código promete dar acesso a websites, vídeos e outras informações interessantes sobre determinada matéria. Novamente, basta usar a câmera e a internet. Isso já é possível graças aos chamados QR codes, já presentes em várias revistas e jornais do Brasil.

Point & Find

Enquanto a tecnologia-conceito mostrada no vídeo Mixed Reality ainda não é possível - pelo menos para nós, reles mortais -, a Nokia já mostra outros usos da tão falada realidade aumentada em seus produtos.

Suponha que você esteja de férias no Rio de Janeiro e resolva visitar o Cristo Redentor. Basta executar um aplicativo chamado Point & Find, da própria Nokia, e apontar a câmera do smartphone para o Cristo. Imediatamente, as informações extras sobre o monumento são mostradas na tela do seu smartphone. É praticamente um guia turístico virtual. Bacana, não?

Nokia Frame

No começo de 2010, a Nokia apresentou o Nokia Frame, uma tablet-conceito de cair o queixo. É possível fotografar, gravar vídeos facilmente e transferir o conteúdo entre tablets com um simples movimento. O Frame ainda está longe de chegar às prateleiras, mas já deixa claro que o único limite para a tecnologia é a sua imaginação.

Superpoderes

Como seria se você tivesse superpoderes e pudesse derreter parte da sua cidade? O Magic Vision Lab, em parceria com a Nokia, desenvolveu um programa chamado MeltVision, que por meio de gráficos de computador e imagens reais consegue “derreter” prédios, casas e paredes.

Clique aqui para visualizar os vídeos

Clique na imagem para visualizar todos os vídeos de demonstração.

Por trás de toda a diversão, o MeltVision mostra a sua utilidade: que tal derreter aquele prédio para saber se há um restaurante na outra rua? Por enquanto, o MeltVision não passa de uma demonstração, porém, os desenvolvedores já afirmaram que o software poderá ser comercializado em menos de um ano.

Heavy Rain

O detetive Norman Jayden está sentado em uma cadeira, aguardando algumas pessoas e se sente completamente entediado. Tira um par de luvas e óculos de seu bolso e começa a brincar de jogar uma bolinha virtual em uma parede, também virtual.

Jayden é um personagem do jogo Heavy Rain e, com sua tecnologia de realidade aumentada, consegue criar e controlar gráficos, informações e até mesmo jogos. Confira dois vídeos do game.

Realidade virtual ou virtualidade real?

A presença massiva da tecnologia no dia a dia não tem nada a ver com a dominação do Grande Irmão, sugerida no clássico 1984, de George Orwell, mas sim com o compartilhamento de experiências.

Um belo dia, você resolve experimentar o novo restaurante que abriu na esquina. A comida é ruim, o preço é salgado e o atendimento deixa a desejar. Depois da péssima refeição, o mínimo que se tem a fazer é avisar seus colegas e familiares de que lá não é um bom lugar para se almoçar.

Por outro lado, se você vai a uma lanchonete descolada, com um excelente hambúrguer e ambiente agradável, você recomenda o local, não é mesmo? Uma das facilidades apresentadas pela tecnologia e pela realidade aumentada é tornar mais simples esse compartilhamento de opiniões.

Smartphone-conceito  utilizando o Nokia Point & Find

Enquanto hoje você vê a fachada de um shopping, a realidade aumentada lhe mostrará as lojas disponíveis, filmes que estão em cartaz e informações como o horário de funcionamento. Ao cruzar com uma pessoa na rua, que tal ter informações sobre seus perfis em redes sociais? Essa mistura entre o mundo real e o virtual é muito promissora e está mais perto do que você imagina.

O que é preciso fazer para que a realidade aumentada esteja ainda mais popular? Os smartphones já contam com câmeras poderosas, suporte para  internet e GPS. De acordo com os pesquisadores da Nokia, falta apenas aprimorar nos softwares de RA o sistema que detecta os movimentos dos olhos e os gestos - algo que pode levar mais alguns anos.

Previsão do tempo com um par de óculos mágicos

Os emails ainda não surgem na parede do quarto às 7 da manhã e ainda precisamos do jornal ou do notebook para ler as notícias. Mas nada impede de já ir brincando e conhecendo melhor a tão falada realidade aumentada. Se você gostou da ideia, pode conferir uma seleção de aplicações de realidade aumentada para você mesmo experimentar.

Quem sabe em breve você não vai ler os artigos do Baixaki em seus modernos óculos de realidade aumentada?! Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.