Bing Maps: como ver constelações nos céus das cidades

2 min de leitura
Imagem de: Bing Maps: como ver constelações nos céus das cidades

Quando o Google Earth e Maps surgiram, muitos se surpreenderam com a possibilidade de ver qualquer lugar do mundo pelo computador. Logo depois, também foi lançado o Google Street View, um serviço que, junto ao Maps e Earth, permite que você seja um pedestre em um mapa.

Com tudo isso, a Microsoft não deixou por menos e lançou o Bing Maps, serviço de busca de mapas que funciona de maneira muito semelhante à do Google. Em grandes cidades, já permite a visualização como um pedestre, assim como no Street View.

Há pouco tempo, o Bing vem passando por várias alterações e algumas novidades deram as caras, como os aplicativos. Acessados por uma função chamada "Map Apps" (ou aplicações para mapas), eles funcionam como complementos para que você vá além de simplesmente imagens de satélites.

Para unir o útil ao agradável (principalmente para os astrônomos de plantão), o Bing agora traz uma função chamada "Worldwide Telescope", capaz de mostrar como está o espaço em pontos específicos. Ou seja, se você aproxima até o nível de pedestre e olha para o céu para ver as estrelas. Quer experimentar? Então siga os passos a seguir:

..............................

A primeira coisa que você deve fazer é abrir o novo Bing Maps. Entretanto, não se engane, o endereço do novo serviço ainda não é o padrão. Você deve acessar o novo Bing Maps através de: http://www.bing.com/maps/explore/.

Depois de abrir, procure alguma cidade que já tenha a visão de pedestre nas ruas (apenas algumas cidades grandes são compatíveis, como Nova Iorque). Em seguida, clique no botão "Map Apps":

Acesse o botão

Todos os novos aplicativos que podem ser usados com o Bing Maps aparecem na tela. Escolha o "Worldwide Telescope":

Selecione o World Wide Telescope.

Agora, aproxime o mapa ao máximo. Quando você quiser utilizar a visão nas ruas, use o botão "Start Here" (1) ou "Pedestres" (2):

Posicione a visão.

Ao usar o ícone do pedestre, é possível saber quais locais são compatíveis ou não com a visão nas ruas. Quando vermelho (imagem da esquerda), ainda é incompatível. Já se o ícone e/ou o mapa estiverem azuis (imagem da direita), a visão está disponível:

Como saber se funciona.

Quando achar uma rua compatível, clique na tela:

Posicionando-se.

Imediatamente o zoom aproxima o suficiente para que você veja as ruas, os prédios e até pessoas de perto. O mais incrível é que a tela é totalmente manipulável, de maneira que você pode puxá-la para todos os lados. Experimente puxá-la para cima, como sugerido pela flecha:

Visão de rua.

Se você trazer a visão para cima, é possível ver o céu e as estrelas e constelações. As informações são atualizadas ao vivo e específicas para aquele local:

Vendo as estrelas.

..............................

Com o desenvolvimento do Bing Maps, será que a Google também vai mostrar novidades bacanas como esta? Fique atento ao Portal Baixaki, pois sempre que houver novidades,  ele traz para você. Até a próxima.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.