Aprenda a fazer emoticons para o seu MSN Messenger!

6 min de leitura
Imagem de: Aprenda a fazer emoticons para o seu MSN Messenger!

Ter emoticons personalizados pode parecer algo difícil de fazer. Muita gente pensa em baixar programas, aprender a editar imagens e elaborar uma série de coisas que no fim acabam criando duas hipóteses de resultado: algo muito legal ou então uma grande bagunça que ninguém poderia ser capaz de entender. A verdade é que você não precisa de nada disso.

Desde a sua criação, os emoticons já ganharam diversos modelos, estilos, pacotes, temas e uma infinidade de coisas que, se forem listadas aqui, tomariam dias para terminarmos de ler. Isso mostra que que as manifestações através de gráficos, sinais e códigos do teclado podem resultar em bons meios de expressão.

Muita gente até não sabe, mas os emoticons são uma forma de linguagem paralinguística, ou seja, são aspectos não verbais que compõem a comunicação e ajudam a expressar sentimentos. Quando temos apenas as mensagens escritas, sem nenhum componente do tipo, fica difícil saber se nossos amigos estão sendo irônicos ou estão falando sério.

Crie seus emoticons!

Para ajudar a esclarecer essas questões, muita gente começou a usar “rostinhos” ao lado das frases para indicar algum tipo de emoção. Apesar de não serem palavras inteligíveis através de significado extenso, os emoticons são símbolos (signos) que também fazem parte da mensagem que se pretende passar.

Até pouco tempo atrás, a personalização de emoticons era muito complicada e dependia de profissionais de design ligados às empresas produtoras de softwares para inseri-los em comunicadores como o MSN Messenger, por exemplo. Mas o momento em que vivemos é marcado pela intensa personalização de itens. Não poderia ser diferente com o seu emoticon.

Pré-requisitos

  • Conexão com a internet;
  • Acessar o Minimise-me, clicando no botão abaixo:

Clique aqui!

  • Bastante criatividade!

Mãos à obra!

Depois de ter verificado os pontos acima, é hora de determinar se tudo está funcionando corretamente. Assim que a criatividade estiver a todo o vapor, é hora de começar. Logo que o Minimise-me estiver aberto, clique no botão “Create a Character” para fazer a sua versão emoticon!

Selecione o botão e mãos à obra!

Quando clicar neste botão, você verá uma paleta de cores e uma base de emoticon logo ao centro. Esta é sua tela – pronta para ser criada! Escolha a cor do seu smiley para começar. Você tem 12 opções que variam do branco ao azul claro, passando pelo clássico amarelo-smiley! Logo ao lado esquerdo da paleta, há recursos para decorar o seu emoticon. Veja os detalhes de cada um deles!

Head – a cabeça

Como na vida real, o seu emoticon também pode ter características faciais que se assemelhem muito ao seu rosto. Afinal de contas, você não é igual a ninguém – exceto se tiver um irmão gêmeo, mas isso não vem ao caso! Nesta primeira opção você tem 17 alternativas de cabeça para o seu emoticon.

Escolha a corSelecione o estilo!

Selecione aquela que mais lhe agradar. Para navegar entre as páginas de modelos, clique no botão “Next” (Próximo) logo abaixo da última forma. Neste primeiro momento não é possível utilizar os controles de posicionamento, rotação ou tamanho do seu emoticon.

Eyes – os olhos

Escolha os olhosAssim como a base do seu emoticon, a cor dos olhos também oferece 12 opções diferentes. Você pode ter olhos roxos, cor de rosa, vermelhos, turquesa e os tradicionais castanhos, verdes ou azuis. Clique sobre as cores para adicioná-las ao modelo de olho desejado. Ao todo, são 23 formatos de olhos diferentes.

Ao contrário dos modelos de cabeça, os olhos podem ser ajustados de acordo com a sua vontade. Para isso, use os controles logo abaixo do emoticon que está sendo construído. Com ele, você pode girar, redimensionar e encontrar a posição certa para os olhos que serão adicionados.

Eyebrows – as sobrancelhas

Não é muito comum ver sobrancelhas em emoticons, mas ainda assim, se você pretende fazer o seu rosto versão smiley, é um pouco estranho pensar em si mesmo sem sobrancelha, não é? Então o Minimise-me oferece uma boa biblioteca de sobrancelhas para o seu emoticon. Da mesma maneira que os olhos, elas podem ser reposicionadas, redimensionadas e giradas.

Contudo, não é possível alterar a cor destes elementos. Por isso escolha a sobrancelha de acordo com a cor do seu cabelo. Afinal de contas, dificilmente um ruivo tem sobrancelhas loiras. E, assim como as outras opções, há um número razoável de alternativas – 22.

Mouth – a boca

Escolha a boca!Existem, ao todo, 22 estilos de boca para você usar no seu emoticon. Alguns permitem personalizações de cor, enquanto outros não contam com este recurso. Isso porque aqueles que podem ser coloridos são os modelos femininos que variam de acordo com a cor do batom escolhido.

Já os estilos de boca para emoticons masculinos possuem um traço fino, para representar a falta de maquiagem dos rapazes. Do mesmo modo que os outros elementos, a boca pode ser redimensionada, reposicionada e girada. Portanto, solte a criatividade!

Hair – o cabelo

Até agora, nenhum recurso do Minimise-me tem mais opções que o cabelo. Somando todos os estilos, você conta com 29 penteados diferentes para enfeitar o seu emoticon. Ali você vai perceber que existem madeixas conhecidas do mundo da música e televisão. Dois estilos inconfundíveis estão listados.

Redimensione e edite à vontade!

Um deles é o de Amy Winehouse e o outro o de Paris Hilton. As duas emprestam o visual ao seu emoticon, se você quiser. Mas, se preferir um look próprio, é fácil escolher um penteado que caia bem no seu emoticon. Ao contrário das sobrancelhas, os cabelos são altamente personalizáveis. Portanto, escolha qualquer uma das 12 cores acima do seu emoticon.

Hat – os chapéus

Se não estiver satisfeito com o seu cabelo ou se o boné já faz parte do seu corpo, nada mais justo do que colocá-lo no seu emoticon não? Então escolha uma das 18 opções que o Minimise-me oferece. Ali você pode virar Papai Noel, mafioso, enfermeira, sushiman e muitas outras personalidades.

Selecione a o  chapéu!

Quanto aos ajustes dos chapéus, você pode transformar os tamanhos, ângulos e outros parâmetros com os controles abaixo do seu emoticon. Assim, se você quiser um chapéu maior, menor ou então de cores diferentes, basta selecionar a opção correspondente até que tudo fique como imaginado.

Features – os adicionais

Adicione óculos e  outros recursos!

Depois de ter feito toda a montagem do seu emoticon, é hora de inserir alguns adicionais como barbas, pintas, bigodões e sombras nos olhos. Assim, se você tem o seu superbigode e quer levá-lo para o emoticon, não há problema nenhum.

Vale lembrar que estes elementos também são redimensionáveis, reposicionáveis e ainda podem ser girados sempre que for necessário. Além disso, você também pode escolher a cor das barbas e bigodes do seu emoticon.

Accessories – os acessórios

Chegou a hora de acrescentar aquele toque final. Agora você seleciona óculos, brincos, chifres de renas, cenouras e uma série de outros acessórios para o seu emoticon ficar ainda mais interessante. Assim como todos os outros recursos anteriores, você pode fazer alterações no tamanho, posição e ainda girar estes complementos.

Insira acessórios!

Download – a parte final

Assim que você terminar de adicionar elementos e editá-los, já pode fazer o “preview” do seu emoticon. Aguarde alguns instantes para que o Minimise-me gere um arquivo executável com várias expressões para o seu emoticon. É como se você tivesse criado uma biblioteca de emoticos. Você pode fazer vários deles e enviar para os seus amigos. É só baixar e instalar!

Faça o download e instale

Agora que você já aprendeu como ter os seus próprios emoticons, é hora de colocar tudo isso em prática e se divertir! Afinal, quem não gostaria de ter emoticons mafiosos, natalinos e especialmente famosos como a Rainha Elizabeth, David Beckham, Paris Hilton e Amy Winehouse?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.