Internet a 300 megabits por segundo? Que novidade é essa?

2 min de leitura
Imagem de: Internet a 300 megabits por segundo? Que novidade é essa?

Você sabe o que são as redes WiMax? Elas nada mais são do que redes 4G de funcionamento semelhante ao Bluetooth e Wi-Fi. Permitem o acesso a banda larga sem fio com custos menores e muito mais eficiência, principalmente em locais mais remotos, que possuem dificuldade de cabeamento.

Enquanto se espalham a passos lentos pelos Estados Unidos, devido ao alto custo e pequeno mercado, as redes WiMax já são largamente utilizadas na Europa, pois já estão lá há mais tempo, espalhadas por áreas maiores.

O que isso tem a ver com uma internet de 300Mbps por segundo?

O que se viu no domingo (dia 11 de abril) foi um anúncio da Intel, em colaboração com empresas como Samsung e Motorola, para o desenvolvimento da próxima geração de banda larga móvel, chamada de WiMax 2.

A promessa do WiMax 2 Collaborative Initative (grupo criado para acelerar o desenvolvimento da tecnologia) é que essa nova banda larga móvel seja capaz de oferecer taxas de até 300Mbps, ou seja quase 38MB, o que é uma velocidade para lá de considerável.

Conexão de alta qualidade? Aqui tem!Construída em uma tecnologia sem fio de 802.16m, a WiMax promete não apenas uma velocidade bem maior, mas também melhorar a performance, deixando a rede mais estável, sem quedas bruscas de velocidade.

Como base de comparação, a velocidade de transferência anterior das redes 802.16e (WiMax atuais) variava entre 4 e 6Mbps para downloads e 1 e 2Mbps para uploads. Esse desempenho pode ser maior, de acordo com a Intel, dependendo da distância entre usuário e a torre que emite os dados.

Outras empresas também fazem parte da iniciativa, como a Alvarion, ZTE, XRONet e outras. Isso porque, de acordo com as envolvidas no projeto, há uma grande demanda por velocidade e estabilidade em aparelhos móveis, que podem ser melhorados com a tecnologia WiMax 2.

Entre os aplicativos que necessitam de uma melhoria na rede, por exemplo, são aqueles ligados a comandos de voz.

Quando posso usar?

Qual o futuro da banda larga sem fio?A tecnologia 4G ainda não chegou ao Brasil, portanto, é necessário esperar bastante tempo pelo WiMax, quem dirá pelo WiMax 2. Entretanto, na Europa, onde a tecnologia está mais difundida, a ideia é que a evolução do WiMax não seja vista nos próximos dois anos, uma vez que está em fase de desenvolvimento.

Além disso, a própria tecnologia 3G ainda precisa se firmar no país, pois conta com deficiências severas, seja em termos de velocidade quanto de estabilidade. Mesmo celulares e computadores de ponta sofrem para executar tarefas simples no aparelho, uma vez que a internet não traz a tecnologia necessária.

O que resta é esperar para que a internet 3G se consolide e melhore sua qualidade e, então, que a 4G chegue com tudo no país. Dessa forma, tecnologias como WiMax podem ser exportadas para cá.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.