Como acessar seus sites favoritos de qualquer lugar?

5 min de leitura
Imagem de: Como acessar seus sites favoritos de qualquer lugar?

Cada internauta tem sua lista favorita de sites, aqueles que sempre consulta. Blogs, fóruns, jornais e revistas, redes sociais, jogos e aplicativos online e outros fazem parte de um universo de locais da rede que são acessados diariamente – em alguns casos mais de uma vez por dia – pelos seus fãs.

Para quem não para em um único lugar, carregar consigo toda a lista de favoritos pode ser um problema, mas felizmente existem várias maneiras de resolver isso.

O Baixaki mostra agora algumas das mais fáceis e eficazes maneiras de nunca depender apenas da memória ou da busca do Google para acessar seus sites preferidos.

Desde complementos para seu navegador até opções de sistemas operacionais inteiros, existem várias formas de manter os seus bookmarks sempre com você. Confira!

Os métodos mais básicos

Carregar o navegador no pendrive é uma opçãoUma das maneiras mais rápidas e certeiras de ter seus favoritos sempre com você é utilizando um navegador portátil no pendrive. Entre as opções, que você encontra aqui mesmo no Baixaki, estão o Firefox, o Internet Explorer e o Chrome. Assim, a lista de favoritos que você usa no seu navegador padrão estará sempre com você, sem dificuldade alguma.

Para quem não gosta da ideia de levar o pendrive para cima e para baixo, outra opção é utilizar um serviço de bookmark online como o Delicious, ou até mesmo transformar cada link em uma anotação no Evernote.

Quem tem uma conta nos serviços do Google – Gmail, Gtalk, Google Reader e outros – também pode utilizar o gigante da internet para guardar seus favoritos, de maneira semelhante ao Delicious.

Ao contrário desse serviço –, entretanto –, o Google Bookmarks mantém seus favoritos escondidos, acessados apenas a partir do login, e com características de busca dignas do sistema de Mountain View.

Google Toolbar

Para facilitar a utilização do Google Bookmarks, você pode usar a Google Toolbar. Depois de instalar a barra, clique na chave inglesa das preferências e marque a caixa de seleção “Favoritos” (indicada também pelo ícone de estrela).

Complementando os favoritos

Se você usa um navegador diferente em cada lugar – escolas e empresas costumam limitar a instalação de programas nos terminais dos usuários – uma possibilidade excelente é o Xmarks.

Xmarks            Internet ExplorerApple SafariMozilla FirefoxGoogle Chrome

Esse complemento – disponível para Internet Explorer (apenas no Windows), Safari (só para Macs), Firefox e Chrome – permite que você sincronize seus favoritos entre diversos computadores de maneira rápida, fácil e segura.

Para isso você precisa ter uma conta no serviço do XMarks. Independente do navegador de sua escolha, você terá essa opção ao instalar o complemento no seu navegador. Preencha o formulário com seus dados, crie um nome de usuário e senha e, depois de clicar em “Next”, aguarde alguns instantes.

Fromulário de criação de conta no XMarks

Assim que sua conta for criada, o sincronismo dos seus favoritos com os servidores do Xmarks acontecerá rapidamente. A grande vantagem desta maneira de guardar seus bookmarks é que, mesmo em computadores que não disponham do plugin, você também pode gerenciar os links a partir do site do serviço.

Favoritos no site do XMarks

Vale lembrar que no Firefox o Xmarks também permite o sincronismo de senhas com a sua conta do serviço. Para aproveitar essa ferramenta, entretanto, é necessário que tanto o computador de origem das senhas – que serão enviadas ao Xmarks – e o que você utilizará o sincronismo estejam rodando o navegador da Mozilla.

Mozilla weave SyncNo Firefox também é possível utilizar o Mozilla Weave Sync, complemento da própria Mozilla que promete para a raposinha a mesma funcionalidade do serviço que você conhece a seguir.

Pacote completo

OperaSem precisar de nenhum add-on, o Opera tem incluso no navegador o serviço Opera Link. Com ele, além de sincronizar favoritos entre diversos computadores que tenham o navegador instalado, você também pode carregar esses dados - e muitos outros - para o seu smartphone.

Assim como o Xmarks, é necessário criar uma conta no Opera Link. Para isso, acesse o site da comunidade Opera e preencha o formulário com nome de usuário, senha, email e segurança por Captcha. A seguir, preencha seu perfil completo com os dados que achar relevantes para a comunidade Opera – que inclui fóruns de discussão e outros serviços online – e clique em “Save”.

Sincronizando o OperaDepois disso, na Barra de status – na parte inferior da tela – do Opera, procure o primeiro ícone e acione o Opera Link. Depois de fazer o login com a conta que você acabou de criar, seus favoritos já estarão sincronizados. Isso também pode ser feito no menu principal do navegador, em "Sincronizar o Opera".

Esse método é especialmente válido para usuários de smartphones, que dispõe dos navegadores  Opera Mini e Opera Mobile em seus telefones Symbian, Android ou iPhone. As versões mais recentes desses browsers já incluem a possibilidade de configurar o Opera Link também no dispositivo portátil.

Leve o sistema inteiro

Uma possibilidade mais radical é, ao invés de disponibilizar apenas seus favoritos na nuvem, transportar qualquer material utilizando um Online Desktop, como o iCloud.

iCloud

Essa opção, além de permitir que você guarde seus favoritos na nuvem, também oferece uma série de ferramentas interessantes para quem não tem acesso à internet em casa . Com os desktops online, o usuário pode – em uma LAN House, por exemplo – acessar informações pessoais sem correr riscos, editar textos, imagens e – naturalmente – navegar na internet.

Usando o iCloud como exemplo, o primeiro passo é registrar uma conta. Para isso, na página inicial do sistema clique em “Sign In” e preencha o formulário da próxima página. Depois de seguir o link informado ao completar o registro, leia e aceite os termos de utilização do serviço e seu desktop virtual será carregado.

Adicionando favoritos ao navegador do iCloudAtente para o fato de o iCloud só ser suportado no Firefox e no Internet Explorer. Depois de abrir seu ambiente online, clique no botão equivalente ao Menu Iniciar, no canto inferior esquerdo da janela, e na área “Internet” selecione o navegador.

Acesse seus sites preferidos e adicione-os aos seus favoritos do iCloud. Assim, sempre que não estiver em seu próprio computador, você poderá acessá-los através do sistema virtual.

Busca sem fim

A importância relativa dos sites favoritos de cada usuário é tanta que constantemente novas ferramentas de sincronização ou armazenagem de bookmarks surgem na web. Uma das mais recentes – e que em breve você conhecerá em detalhes pelo Baixaki – é a Getwapps, voltada principalmente para sites e serviços da web 2.0.

Faça sua escolha

Cada usuário tem a sua necessidade, e cada serviço apresenta diferentes maneiras de resolver o problema das pessoas. Assim, o mais importante é descobrir a melhor opção para você.

Usuários de diversos navegadores podem extrair mais vantagem do Xmarks, enquanto os fanboys do Opera se deliciam com o Opera Link. Profissionais remotos de TI (tecnologia da informação) já têm o costume de carregar aplicativos portáteis em seus pendrives, enquanto as pessoas que utilizam muito o acesso por LAN Houses ganham segurança através de desktops online.

A melhor opção é – certamente – aquela que atende às suas necessidades com o menor grau de esforço de sua parte.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.