Seleção: doze alternativas gratuitas para bons softwares pagos

7 min de leitura
Imagem de: Seleção: doze alternativas gratuitas para bons softwares pagos

Em boa parte dos casos, os melhores aplicativos de uma categoria são pagos. Isso é justificado pelos gastos e esforços de seus desenvolvedores na criação de programas funcionais, úteis e de alta qualidade, além de suporte e atendimento no pós-compra.

O Brasil é um dos países em que mais softwares piratas são instalados nas máquinas dos usuários. Muitos fatores contribuem para esse problema, como o desconhecimento das licenças, o preço elevado dos programas originais e a falta de fiscalização quanto à atuação dos pirateiros.

O que o Baixaki mostra neste artigo é que você não precisa fazer parte disso e pode ter todas as possibilidades oferecidas pelos grandes programas pagos em alternativas gratuitas muito bem desenvolvidas. Confira abaixo nossa lista, com doze aplicações pagas de sucesso e como ter as mesmas funções sem desembolsar um tostão!

Dica: para ir diretamente à página de download dos programas, clique sobre seus respectivos nomes nos subtítulos ou em alguns locais do texto.

Office

Microsoft Office

Este é simplesmente o pacote de aplicativos para escritório mais famoso do mundo. Word, Excel, Powerpoint e outros programas fazem parte do MS Office, a suíte de maior sucesso entre estudantes, acadêmicos e profissionais das mais variadas áreas. A versão Home & Student, mais básica da categoria, custa aproximadamente 200 reais nas lojas.

BrOffice

Para nós, usuários brasileiros, a melhor alternativa para o Microsoft Office é o BrOffice. Nele você conta com praticamente todos os recursos encontrados no pacote pago, disponibilizados de forma gratuita para os usuários. Além disso, se seus amigos têm o MS Office e dividem trabalhos acadêmicos com você, fique tranquilo, pois o BrOffice já apresenta compatibilidade total com os arquivos do Office 2007.

Antivírus

Kaspersky Antivirus 2010

Ao falar de antivírus, as opiniões dos usuários divergem em boa parte dos casos. Uma das opções mais bem aceitas pelos usuários do mundo todo quanto ao tema é o Kaspersky. Dono de vários títulos e prêmios por sua eficácia na proteção dos computadores, ele custa hoje exatamente 103 reais no site oficial brasileiro e permite instalação em três computadores.

Avira Personal Edition 2010

Se você busca proteção contra vírus e não quer pagar nada por isso, o Avira é uma das melhores alternativas. O antivírus é um dos campeões de download no Baixaki, e quase 7 em cada 10 usuários o classificaram como excelente. Obviamente, a maneira que você utiliza o computador e os cuidados que toma ao navegar e instalar programas têm influência direta nos problemas que vírus possam causar em sua máquina.

Editor de imagens

Adobe Photoshop CS5

A soberania que o Photoshop alcançou ao longo dos anos o tornou ferramenta essencial para designers e criadores do mundo inteiro. O programa mostra evoluções a cada nova versão e torna sua utilização cada vez mais simples. Alterações e edições profissionais como as do Photoshop são difíceis de atingir em outros aplicativos. O preço do deste é proporcional à sua qualidade: a versão mais simples custa atualmente 700 dólares.

The GIMP

A opção gratuita mais conhecida para o Photoshop é o GIMP. O aplicativo foi originalmente desenvolvido para Linux, mas pela sua boa aceitação em pouco tempo ganhou uma versão para Windows. Ele é visivelmente mais simples e modesto do que o Photoshop, mas o fato de ser totalmente gratuito tem motivado os usuários a baixarem o programa. Muitos designers conseguem realizar trabalhos profissionais com o aplicativo.

Editor de vídeo

Vegas Movie Studio

Com este aplicativo você tem todas as funções para editar vídeos de maneira profissional. Com ferramentas de videomaking, edição de trilhas sonoras e até publicação das produções, tudo o que um profissional da área precisa é contemplado em um único aplicativo, que custa 84 dólares em sua versão mais simples.

VideoSpin

Com o VideoSpin é possível editar seus vídeos e adicionar efeitos neles com bastante facilidade. O aplicativo é muito leve e totalmente gratuito, com funções úteis para diversos profissionais da área. Se você gosta de mexer em seus vídeos e realizar diversos tipos de edições, não deixe de testar este programa.

Editor de áudio

Sound Forge Pro 10

Este é considerado o mais poderoso editor de áudio disponível. Em sua décima versão, a qualidade das edições de áudio possíveis através do Sound Forge superam qualquer outro aplicativo do gênero. Edição das faixas, correções de defeitos sonoros e aplicação de efeitos especiais são algumas de suas maiores qualidades. O preço do aplicativo gira em torno de 54 dólares na versão mais básica.

Audacity

A opção gratuita de maior sucesso nas edições de arquivos de áudio é o Audacity. O aplicativo tem milhares de downloads no Baixaki e a grande maioria de suas notas é excelente. Ele conta com diversas características essenciais para quem precisa de edições profissionais, sem pagar nada por isso.

Compactador de arquivos

Winrar

Muitos usuários sempre se perguntam se o Winrar é gratuito ou pago. Na realidade, o programa conta com algumas funções que só são habilitadas ao pagar por ele, além de ficar avisando sobre a licença em cada execução. Todas as características básicas do aplicativo funcionam eternamente, o que o torna na prática gratuito.

7-Zip

Sem nenhum aviso para comprar ou perda de características especiais, o 7-Zip cresce a cada dia na preferência de muitos. O aplicativo apresenta ótima qualidade de compactação e baixíssima taxa de erro em seus processos, sem que você pague nem um centavo por isso.

Transmissão de vídeo

Saraiva Digital

Na categoria de transmissão de vídeo, já que os serviços de streaming são quase todos gratuitos, colocamos a Saraiva Digital como opção paga para você ter seus filmes preferidos em casa. Com toda a comodidade é possível comprar ou alugar os melhores lançamentos em questão de poucos segundos. A qualidade é de DVD e é recomendado ter uma boa conexão para baixar os filmes sem problemas.

MegaCubo

Se você quer conferir todos os canais conhecidos das TVs a cabo, o MegaCubo é uma das melhores opções gratuitas para a função. Para utilizar o aplicativo com melhor qualidade é recomendado ter uma ótima conexão de banda larga, o que é essencial na reprodução dos vídeos e canais.

Diagnósticos de hardware e software

Everest

Quando se fala em diagnóstico de hardware, o Everest é o aplicativo mais conhecido entre os usuários. O programa identifica praticamente tudo o que há na máquina, embora muitos estejam reclamando que ele não encontre muito bem componentes mais novos. A licença gratuita é limitada a alguns dias de uso.

CPU-Z

A opção gratuita de maior aceitação no Baixaki é o CPU-Z, que já chega a quase 1.5 milhão de downloads. O aplicativo é especialmente desenvolvido para diagnosticar modelos de processador, memória e placa-mãe de uma forma precisa e bastante confiável.

Gravador de discos

Nero 10

Outro aplicativo sinônimo à gravação de diferentes tipos de dados é o Nero. Todos já ouviram falar ou utilizam o programa, que é bastante funcional e realiza gravações com qualidade. Em boa parte dos casos ele é disponibilizado juntamente com algumas marcas de gravadores de DVDs, o que popularizou bastante o programa.

Ashampoo Burning Studio 2010

Este aplicativo era pago há algum tempo, mas a Ashampoo resolveu torná-lo gratuito para todos. O Burning Studio 2010 não deve em nada para o Nero e conta com todas as funções que os usuários precisam na hora de realizar suas gravações.

DJs

Virtual DJ

Este é atualmente um dos melhores aplicativos pagos para simular uma picape de som. Ele conta com diversas alternativas muito úteis para botar o som para tocar. Se você é amador ou profissional, ter um programa como o Virtual DJ pode ser uma mão na roda em muitos casos.

Ots CD Scratch

Embora bem mais simples do que o Virtual DJ, o Ots CD Scratch é outra boa opção para brincar de DJ em festas ou situações um pouco mais sérias. Com ele você controla duas faixas de músicas ao mesmo tempo e aplica pequenos efeitos, além do famoso scratch, o efeito da agulha riscando os antigos vinis.

Conversores de vídeo

WinAVI Video Converter

Com uma interface bastante simples e intuitiva, todas as opções úteis de conversão estão presentes no WinAVI. O aplicativo é muito bem avaliado pelos usuários do Baixaki, por características como leveza, funcionalidade e formatos suportados.

Format Factory

A opção gratuita de maior sucesso é o Format Factory, que converte vídeos, músicas e imagens nos mais variados formatos. O programa é bastante útil para usuários comuns e não pesa demasiadamente para o PC, o que o tornou um verdadeiro sucesso de downloads.

Agora é com você!

O Baixaki espera ter ajudado com as dicas de boas soluções gratuitas para softwares pagos. Se você conhece mais alguma opção, não deixe de compartilhar suas experiências com toda a comunidade do site. Dessa forma todos aproveitam as mesmas qualidades dos aplicativos pagos, sem infringir a lei.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.