Computex 2010: SSD com alta velocidade de transferência anunciado pela OCZ

1 min de leitura
Imagem de: Computex 2010: SSD com alta velocidade de transferência anunciado pela OCZ

Uma das maiores preocupações de quem adquire um computador atualmente, além da qualidade de processamento e desempenho, é a velocidade de transferência de dados. Os discos rígidos estão cada vez mais eficientes nesse quesito, com taxa de rotação cada vez mais altas, sem contar os discos rígidos de estado sólido, com capacidades ainda maiores.

A empresa OCZ Technology Group, uma das líderes no que diz respeito a discos rígidos de estado sólido (solid-state drives ou SSD) e módulos de memória para computadores anunciou na Computex 2010 em Taipei (Taiwan) seu novo modelo. O sistema é composto por oito de seus novos SSDs Deneva, baseados no controlador SandForce SSF-1500, utilizando interface SAS (Serial-attached SCSI) e memória flash SLC.

O modelo proposto é considerado pela empresa uma das melhores tecnologias para armazenamento e performance, tanto para empresas quando consumidores finais. Durante a demonstração efetuada na Computex, o sistema foi capaz de transferir dados a uma taxa de quase 1 GB por segundo.

Taxas de transferência incríveis!

Em partes, o maior responsável por essa velocidade incrível de transferência é o controlador SAS 2.0 LSI utilizado na construção do dispositivo. Adotando a configuração de “RAID de oito modos”, um dos objetivos principais desse sistema é, além de oferecer maior compatibilidade, obter uma das maiores taxas de transferência do mercado.

A OCZ aposta na inovação da interface HSDL (High Speed Data Link), que consegue transferir dados a velocidades muito superiores do que a tradicional SATA. No momento, essa tecnologia ainda não está disponível no Brasil e estima-se que o valor não deva ser dos mais agradáveis, ainda que a OCZ esteja buscando manter preços competitivos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.