Personalize a página de buscas do Google com suas imagens

2 min de leitura
Imagem de: Personalize a página de buscas do Google com suas imagens

Muita gente usa o Google como sua página inicial, já que é comum abrir o navegador apenas para uma pesquisa rápida. Mas o visual da página é praticamente o mesmo desde que o serviço foi lançado, com toda a glória minimalista que um fundo branco e poucos elementos conferem a um design.

Porém a Google entende que o usuário nem sempre é fã desse tipo de diagramação. Vários motivos levam as pessoas a personalizar seus telefones celulares, roupas e – principalmente – seus computadores.

Reforçando a ideia de que o serviço de busca é também “parte da sua vida na web”, a empresa agora permite que qualquer pessoa que utilize seus serviços – tendo uma conta de Gmail, Picasa ou Orkut, por exemplo – aplique seu próprio gosto à famosa página.

Várias opções para quem não tem material próprio

Recomendações do editor

Para quem gosta de belas imagens, mas não produz fotografia ou desenho próprios, a Google permite a utilização de arquivos das galerias públicas do Picasa – que é a fonte de todas as imagens usadas na personalização da página de buscas – e oferece sugestões de seu próprio editor de imagens para facilitar a busca.

No canto inferior esquerdo da página de buscas, o link para alterar o planod e fundoSe você quiser utilizar qualquer uma delas, basta acionar o link “Alterar o plano de fundo” no canto inferior esquerdo da tela na página principal do Google. Na coluna esquerda estão os links para a galeria pública e para as recomendações do editor.

Com a sua cara - e de seu material

Claro que, idealmente, a personalização leva características do usuário ao site. A maneira mais fácil e eficaz de conseguir isso é usando o material produzido pelo próprio dono da conta Google.

Pensando nisso, você também pode carregar imagens salvas no computador ou de sua galeria no Picasa para seu plano de fundo do buscador. Os links para envio de imagem a partir de um arquivo local – ou utilização de uma imagem já disponível nas galerias de sua do Google – estão na coluna esquerda da janela de alteração do plano de fundo.

Enviar arquivos locais é possível na primeira opção

Em “Do meu computador”, o usuário pode enviar imagens locais para o fundo do Google. Fotografias e desenhos devem ter pelo menos 800 x 600 pixels de tamanho para serem aceitas pelo serviço. Depois de carregada, a imagem escolhida substitui até mesmo as tradicionais cores da marca da Google.

Na galeria do Picasa apenas as imagens compatíveis são selecionáveis

O mesmo acontece com imagens escolhidas a partir das galerias do Picasa associadas à sua conta. Independente de o álbum ser privado ou público, você pode carregar qualquer imagem que atenda ao tamanho mínimo de 800 x 600 pixels.

Página de buscas personalizada com uma imagem enviada para o Picasa

Simples assim, você tem agora uma página de buscas do Google com a sua cara, deixando até mesmo mais agradável procurar seus assuntos favoritos na vastidão da web.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.