Erro 404: cada nickname tem a sua história. Qual é a sua?

6 min de leitura
Imagem de: Erro 404: cada nickname tem a sua história. Qual é a sua?

Dois homens brigam no metrô. O de terno chama o outro, vestido todo de preto, de “mister Anderson”. Até que, com um golpe final, o homem vestido de preto diz, cheio de fúria: “Meu nome é Neo”.

Se você já assistiu ao filme Matrix (EUA, 1999) sabe que esse diálogo foi retirado da criação dos irmãos Wachowski. Um exército de hackers combate o sistema (a Matrix) e lá o nome de cada um deles não é o de batismo, aquele que a mamãe e o papai deram com tanto amor e carinho. Eles se autointitulam Neo, Morfeu, Trinity e por aí vai.

Até aí tudo bem, mas e quando você precisa escolher um apelido, um “nickname” para se cadastrar em algum serviço, seja ele fórum, Twitter, MSN ou email? Se você é um dos poucos que nunca teve (ou ainda tem) um nick bizarro, com certeza já deve ter visto alguns amigos com um.

Seu nickname, sua personalidade

Você já deve ter visto por aí vários daqueles livros sobre significados dos nomes. Sua mãe, quando estava grávida de você, provavelmente deve ter folheado alguns. Nós realmente não sabemos se o nome diz muito sobre a personalidade de um fulano, mas, o seu nickname com certeza faz isso.

Celebridades juvenis

O que pensar de alguém que se chama “Avril Lavigne lokinha”, por exemplo? A Avril Lavigne – e qualquer outro desses ídolos juvenis – influencia muita gente e apareceu para o mundo como uma adolescente rebelde, de cabelos lisos, skatista e um tanto “punk de revista” (para quem não sabe, punk de revista são os “punks” que compram roupas no shopping, ganham mesada dos pais e tudo mais).

Seu apelido na internet diz muito sobre você...Com todo respeito a Avril Lavigne e seus inúmeros fãs, não dá para saber ao certo o que se passa pela cabeça de alguém que se autointitula a cantora canadense e acrescenta o termo “lokinha” ao final. Com a nova onda de música “jovem”, isso tende a piorar ainda mais. Você já deve ter visto gente cujo nick carrega o sobrenome de algum ídolo recém-fabricado.

Heróis da infância

Outra fonte inspiradora – e enigmática – de nicks são heróis de nossa infância. Jaspion, Jiraya, Changeman e Giban para os mais antigos. Goku, Power Rangers e Ursinhos Carinhosos (quem sabe?) para uma geração intermediária. Daqui sai um grupo bastante interessante de usuários de internet que usam apelidos como “Power Ranger Azul”, “Daileon” e “Chapolim Gremista”.

Os heróis da infância nunca morrem dentro de nossos corações e na hora de criar um email ou uma conta em um fórum parece ser um bom momento de colocar tudo isso para fora. A fonte de inspiração é vasta e a criatividade de quem usa, definitivamente, parece não ter fim. Obviamente que ninguém (assim esperamos) acredita ter superpoderes devido a um nickname “superpoderoso”.

Confundindo para explicar?

O magnífico Tom Zé disse em “Tô”: “Eu to te explicando prá te confundir, to te confundindo pra te esclarecer...” e mesmo milhares de pessoas que deixaram de ouvir essa bela canção parecem levá-la ao pé da letra quando vão escolher um apelido para algo. Essa “modalidade” de nicks é mais comum em fóruns e salas de bate-papo, pois se fosse selecionada para emails o sujeito provavelmente nunca mais conseguiria acessar sua conta.

Que tal um Fɋ§ŭ ®øBøs? Ou a @/\/|/\/|-|@? Esse é o tipo de apelido que demonstra uma certa carência afetiva por parte de quem o usa. Isso porque normalmente ninguém entende e acaba abrindo a janela do fulano no MSN só para perguntar o que está escrito ali ou então o que significa aquele monte de caracteres estranhos amontoados.

Você olha por alguns segundos e tenta decifrar o que tudo aquilo quer dizer. Mais, o que pretende exprimir o ser humano que caça caracteres no teclado (ou então um gerador de nicks malucos) para colocar no MSN? O indivíduo confunde e nada mais. Alguém deveria explicar que caracteres gregos, sustenidos e tudo mais têm sua função própria e ela não é a de “enfeitar” o apelido de ninguém!

A internet faz escola

Quem nunca soltou um “hehehe” que atire a primeira pedra. Que se use isso em conversas até vá, agora, colocar isso em um nick soa como uma atitude um tanto peculiar. O já famoso “tiopês” (novo “idioma” utilizado nas conversas da internet) não demora muito a tomar conta de apelidos da internet.

Letras trocadas, “manolo” etc. Entre em um chat de bate-papo ou vasculhe por contas alheia no Twitter e você tem um prato cheio com a criatividade de internautas de várias partes. O tipo de gente que escolhe um apelido assim normalmente o faz de propósito e merece certo crédito pela criatividade.

E no Twitter...

Por falar no Twitter, alguns perfis de sucesso são dono de nomes bem bizarros. Um exemplo disso é o perfil @xuxaverde. A “rainha dos baixinhos” ganhou um fake estranho, mas com uma história “coerente” (se é que podemos usar essa palavra nesse artigo). A ideia e o avatar do perfil vêm de um famoso vídeo da apresentadora Xuxa no início de sua carreira de apresentadora, na extinta TV Manchete.

@xuxaverde

O vídeo ganhou bastante destaque e milhões de visualizações no YouTube e por se tratar de uma gravação antiga, o vídeo se desgastou e a imagem está toda esverdeada. A criatividade de um fã (ou não) da apresentadora gaúcha logo tomou a rede de microblog mais famosa do mundo.

Relembrando o “hehehe” citado ali em cima, outro nome curioso é o do perfil @lolhehehe. A sigla “lol” é usada na internet a algum tempo e, um dos significados, diz “laughing a lot” (rindo bastante). Analisando pelo apelido, o dono deste Twitter parece ser alguém feliz e sorridente (pelo menos via internet).

@Mussumforevis não pode deixar de ser citado. O fake do eterno Mumu da Mangueira, sambista e trapalhão de primeira, relembra o jeito célebre de falar do Antônio Carlos Bernardes Gomes, fazendo uma brincadeira com a palavra “forever” (“para sempre” em inglês).

E no Baixaki...

Não é só o Twitter que está repleto de loucuras em forma de apelido. Aqui no Baixaki os usuários também são muito criativos. Em uma rápida navegada pelos comentários de nossos artigos foi possível garimpar coisas como EcodoAlém, Bilisko, SansaoLoko, Demonaise, Eu Mesmo, Precioso.

O Precioso usa em seu avatar uma foto do grande Tião Macalé, outro que sempre dava as caras junto com os Trapalhões. Qual seria a relação entre o nick e a foto do perfil? Preciosos seriam os dentes restantes na boca do Tião? E é bom alertar os usuários para que não mexam com o usuário Bilisko, afinal, alguém com esse nome não deve ser um sujeito calmo e tranquilo.

Precioso

Outro sujeito bem interessante é o Governador de Pindamonhangaba. Começando pelo fato de que a cidade do interior paulista não possui um governador, mas sim, um prefeito. Contudo, podemos levar em conta o fato de que o indivíduo se autointitulou governador de sua cidade e enquanto ninguém disser o contrário, assim será. Então, por gentileza, respeito com o governador.

Falta de criatividade?

Se você anda sem criatividade para gerar um apelido, nada melhor do que uma ajudinha de especialistas. Aplicativos como o Nick Generator ou MSN Nickname Maker e o artigo Sem criatividade? Descubra sites para criar nicks bizarros! podem dar uma grande ajuda na hora de criar seu login ou apelido, seja ele bizarro ou não.

E você, usuário, já teve (ou tem) algum nickname bizarro? Conhece apelidos estranhos ou com histórias engraçadas? Compartilhe com todos e deixe sua opinião nos comentários.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.