Google Docs agora permite converter imagens e PDF para texto

Lá vem a gigante da internet com mais uma novidade. Agora é possível converter seus arquivos em PDF e imagens para que sejam editados no Google Docs.

Por Lucas Karasinski em 23/6/2010
  • comentários (1)
  • imprimir
  • Compartilhe esse link:

A Google é uma empresa que não para de crescer, inovar. Sempre na mídia - seja com novos lançamentos revolucionários ou envolvida em polêmicas devido a alguns de seus produtos -, a gigante nunca para, nem de aparecer, nem de investir.

O Google Docs é um produto dentre as dezenas oferecidos pela empresa - que faz frente aos seus concorrentes Microsoft Office e OpenOffice.org -, e é uma boa alternativa para os usuários.

O serviço da Google possui, além do editor de textos, um editor de planilhas eletrônicas, editor de apresentação de slides e ainda uma opção que é um grande diferencial para essa suíte, que é a ferramenta para criação de formulários (enquetes).

PDFs e DOCs

GoogleÉ muito ruim ter somente em formato PDF um determinado arquivo que precisa ser editado a qualquer custo. Todos que utilizam o computador com frequência já passaram por algo parecido. Pois a Google novamente parece surgir com a solução para nossos problemas. Isso porque quem usa o editor de texto da empresa já pode encontrar uma nova opção quando for fazer upload de algum arquivo.

Trata-se exatamente da conversão de textos e imagens que se encontram em PDF para o formato de documento de texto do Google Docs. A opção se encontra em uma checkbox, embaixo da antiga opção de converter os arquivos para formato Google Docs.

Como é o processo

Pois bem, como funciona este serviço? A conversão é feita baseada na tecnologia OCR, ou Optical Charater Recognition (Reconhecimento Ótico de Caracteres). É a mesma utilizada já há algum tempo para a maioria de programas que apresentam este serviço, a diferença fica na qualidade da conversão.

Google Docs agora permite converter imagens e PDF para texto

Apesar dos avanços e investimentos no desenvolvimento do OCR, percebe-se  que o caminho para a perfeição ainda é longo. Isso porque o próprio serviço é recomendado para que seja utilizado somente com documentos em qualidade alta, fontes grandes e que se encontrem, preferencialmente, em inglês, francês, italiano, alemão ou espanhol. Mesmo obedecendo a essas dicas, muitos erros acontecem na conversão, e acabam-se perdendo mais ou menos dez por cento dos dados.

Porém, se forem comparados estes resultados com outros programas, nota-se uma grande diferença, a favor do novo serviço da Google. E com certeza podemos esperar melhoras, pois o recurso encontra-se em constante aperfeiçoamento. E quando se trata de tecnologia, o melhor sempre ainda está por vir!





Você gostou deste texto?




  • Downloads Relacionados
Programas relacionados ao texto acima
Google Pack
Pacotão com vários softwares gratuitos do Google e muitos outros que não podem faltar no seu PC!
XP
1,03 MBGratuito
Microsoft Office Enterprise 2007
Experimente o que a Microsoft tem de melhor na mais recente suíte de aplicativos para escritório!
XP/Vista/7/2003
490,00 MBGratuito para testar
gDoc
Agrupe e converta documentos do Office para serem visualizados em um só, como PDF ou XPS.
XP/Vista/7
125,39 MBGratuito para testar
BrOffice.org
Confira a mais nova versão da melhor alternativa para o Microsoft Office, com melhorias e recursos!
XP/Vista/7/98/2000/2003
125,40 MBGratuito
7-PDF Split & Merge
Divida e junte arquivos em PDF e crie composições diferenciadas das demais.
XP/Vista/7/2000
1,56 MBGratuito
Trapeze
Um aplicativo prático para usuários da maçã, que converte arquivos de PDF em texto
OS X
599 KBGratuito
Softi FreeOCR
Transforme documentos de texto no formato TIFF em arquivos DOC ou TEXT, aplicando técnicas de OCR.
XP/Vista/7/2000/2003
156 KBGratuito
OpenOffice.org
Mais rápida e com suporte para os formatos do Office 2007: conheça a nova versão do OpenOffice.
XP/Vista/7/98/2000/2003
150,00 MBGratuito
Youblisher
Transforme seus documentos PDF em revistas que podem ser lidas na internet
Flash
0 KBGratuito
  • Comentários

1 pessoas opinaram sobre este artigo
Piuchaos em 24/6/2010 às 08:10h Ja usei esse serviço antes no proprio google docs.