Fique famoso fazendo transmissões ao vivo na internet com o Twitcam

3 min de leitura
Imagem de: Fique famoso fazendo transmissões ao vivo na internet com o Twitcam

Twitcam. Quem usa o Twitter muito provavelmente já conhece essa palavra. Mas, se você não conhece, não se preocupe. O Baixaki explica o que é e ensina você a utilizar o serviço. Então, vamos começar!

Twitcam é um serviço que transmite vídeos ao vivo a partir de webcams e os divulga através do Twitter. Aliás, a integração com o serviço de microblog é o grande atrativo do serviço. Quem assiste à transmissão pode participar através de tweets.

Cada transmissão suporta até 100 mil espectadores e tem endereço próprio. O vídeo pode ser acessado mesmo depois da transmissão ao vivo. O serviço cresce a cada dia e já é considerado a “nova moda do Twitter”.

Muitos usuários recorrem aos vídeos pelo Twitter por diferentes razões: famosos entram em contato com fãs; bandas transmitem ensaios e shows; cantores anônimos também utilizam como divulgação; políticos aproveitam a época de eleição e promovem debates; blogueiros e vlogueiros discutem diferentes assuntos com seguidores; outros simplesmente usam para tentar aparecer. Enfim, as razões são várias.

Como encontro uma Twitcam?

Sempre que uma transmissão começa, o endereço é enviado via Twitter pela conta de quem promove o vídeo. Os seguidores recebem a mensagem com o link. Portanto, se você segue alguém que começou uma transmissão, vai receber o link na sua timeline.

Exemplo de mensagem que divulga a transmissão.

Além disso, diferentes comunidades no Orkut ajudam a divulgar as transmissões. Tópicos especiais sobre transmissões do momento estão sempre em destaque. Os membros acessam e deixam o link de sua transmissão.

Os comentários deixados pelos espectadores também funcionam como forma de divulgação. Todo comentário enviado é um tweet normal acompanhado pelo link da transmissão. Ou seja, se eu deixo um comentário, meus seguidores saberão e terão o link para acessar e saber do que se trata.

Exemplo de comentário postado em uma transmissão.

Como assisto uma Twitcam?

Não há segredo nenhum: clicou no link, você começa a assistir. Você só precisa ter o Adobe Flash Player instalado para acompanhar o vídeo. Se você ainda não tem, clique aqui e faça o download.

Não é preciso conta de usuário para assistir, mas é necessário fazer login em sua conta do Twitter para deixar comentários.

O vídeo fica à esquerda. Ao lado direito, ficam os campos para digitar nome de usuário e senha do Twitter para fazer o login e comentar. Os comentários aparecem também à direita, logo abaixo dos campos de login.

Acompanhando uma transmissão.

Abaixo do vídeo, você encontra diferentes ferramentas para compartilhar a transmissão. A primeira delas, “Embed”, é o código HTML para publicar em algum site. A segunda, “Link”, é o endereço da transmissão, sempre http://twitcam.com/ acompanhado de um código único.

Você ainda encontra o botão “Share on Facebook”. Com ele, você faz o login no Facebook e compartilha o endereço da transmissão com todos os seus amigos através das atualizações de status da rede social.

Possibilidades de compartilhamento.

Como faço minha própria Twitcam?

Com uma webcam devidamente conectada e funcionando, acesse http://twitcam.com/. No topo da página, faça o login com sua conta do Twitter. Na página inicial de usuário, o Twitcam informa quantos vídeos têm, quando foi a última transmissão, endereço do perfil no Twitter, localidade e número de seguidores.

Acesse o Twitcam e entre com seu Twitter.

Para começar sua transmissão, clique em “Broadcast Live”, um botão vermelho bem destacado.

Clique em qualquer um desses botões.

O Adobe Flash Player precisa acessar sua câmera e seu microfone para transmitir. Portanto, permita o acesso do programa a eles quando receber o aviso.

Permita o acesso à sua câmera.

Se o Twitcam exibir a mensagem “Camera is required to use this application”, significa que sua câmera não está conectada ou não está funcionando. Se exibir a mensagem “Camera in use”, significa que a webcam está sendo usada por outro aplicativo.

Antes de iniciar, você pode conferir a câmera, o áudio e preparar uma descrição da transmissão. Repare em dois botões logo abaixo da tela com a imagem. Com eles, você escolhe os dispositivos de áudio e vídeo.

Defina os dispositivos.

Logo abaixo, Um campo de texto serve para você digitar a primeira mensagem de divulgação, a mensagem que será enviada aos seus seguidores no Twitter. Feito isso, clique em “Broadcast & Tweet”. Após clicar, repare que o botão muda para “Stop Recording & Begin Archiving”, que a partir de então, serve para finalizar a transmissão e arquivar o vídeo.

Os comentários vão aparecendo à direita. Clique em “Start Chatting” e faça seu login no Twitter se quiser deixar comentários de texto.

Esse foi o guia básico para você fazer transmissões usando o Twitcam. Aproveite o que o serviço tem de melhor, abuse da criatividade e até o próximo tutorial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.