Protótipo de helicóptero quebra recorde de velocidade

1 min de leitura
Imagem de: Protótipo de helicóptero quebra recorde de velocidade

A empresa americana Sikorsky é responsável pelos helicópteros com tecnologia X2, que pretende fazer com que as aeronaves cheguem a ser até duas vezes mais rápidas do que os atuais.

Em um voo de aproximadamente 30 minutos, em uma base de testes na Flórida, com um protótipo da nova tecnologia, o helicóptero foi capaz de chegar a 258 mph (milhas por hora). Isso é o equivalente a cerca de 400 km/h, e acima do recorde anterior de 249 mph, estabelecido em 1986.

Em uma comparação, o AH-64 Apache (helicóptero oficial dos militares americanos) pode chegar até 365 km/h. A velocidade pretendida pelos cientistas é chegar perto dos 300 mph – cerca de 480 km/h. Isso pode fazer da tecnologia X2 um instrumento bélico poderoso.

Reprodução: Sikorsky

Este modelo futurista de helicóptero deve ficar pronto em breve. Ele conta com dois rotores principais, com quatro pás em cada. Já o rotor de cauda tem seis pás. Essa observação é notável, ao ser comparada com as habituais duas pás de cada um dos rotores.

A tecnologia X2 foi premiada pela revista Popular Science – uma publicação centenária, que considerada a principal revista sobre tecnologia e ciência no mundo. A empresa Sikorsky recebeu o prêmio “Best of What’s New” (Melhor do que há de novo) do ano de 2009.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.