Projeto pretende compartilhar bicicletas via Wireless em Nova York

1 min de leitura
Imagem de: Projeto pretende compartilhar bicicletas via Wireless em Nova York

O transporte individual por bicicletas – em grandes centros urbanos – torna-se cada vez mais o grande tema em termos de sustentabilidade nas cidades. Em Nova York, além de discurso, o transporte ciclístico passará a contar com um sistema de coletivização dos veículos controlado inteiramente via sistemas sem fio, em smartphones com Android ou iOS.

O SoBi – “Social Bicycle System” (sistema social de bicicletas) – pretende oferecer, a partir do outono de 2010, a opção de compartilhar biciletas para ciclistas que façam cadastro no sistema através de computadores, quiosques ou mesmo de um smartphone.

Todo o controle da utilização dos veículos no SoBi é feito através de redes Wireless e GPS. Quando um usuário – em seu iPhone ou smartphone Android – procura por uma bicicleta vaga, o aplicativo indica onde está guardado o transporte mais próximo.

The Social Bicycle System from Ryan Rzepecki on Vimeo.

No mesmo aplicativo a pessoa aciona – através de um código enviado pelo sistema – a trava de segurança que impede a remoção não autorizada da bicicleta, através da rede Wi-Fi, e o sistema começa a verificar o trajeto feito. Até mesmo o consumo de calorias da pedalada é informada através do celular.

Ao chegar em seu destino, basta ao usuário reativar a trava, e a bicicleta volta a ser marcada como disponível no sistema SoBi, esperando o próximo ciclista que irá utilizá-la. Caso o usuário precise fazer alguma parada rápida – para comprar pão, por exemplo, o sistema garante até 10 minutos para que a bicicleta retorne ao estado disponível.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.