Google testa resultados exibidos em tempo real

1 min de leitura
Imagem de: Google testa resultados exibidos em tempo real

Ao que tudo indica, a Google prepara mais um recurso para o mecanismo de busca mais conhecido do mundo.

No sábado, 21 de agosto, o consultor de marketing Rob Ousbey divulgou em seu blog que estava fazendo uma simples pesquisa no Google quando percebeu que os resultados (não as sugestões) eram exibidos em tempo real, à medida que digitava, sem que fosse necessário teclar Enter ou clicar em “Pesquisa Google”.

O campo de busca foi colocado na parte superior da tela e, a cada nova letra digitada, os resultados e os anúncios eram atualizados em concordância com as palavras, como você confere neste vídeo feito pelo próprio Ousbey.

Enquanto alguns chamam de Google Live Search, alguns preferem o termo “busca incremental”. No entanto, pelo que é possível perceber no vídeo, a Google utiliza a palavra “streaming”,  e o recurso pode ser habilitado ou desabilitado pelos usuários.

Reações e expectativas

Nos comentários referentes ao post, outros usuários afirmaram que também perceberam o recurso. Nenhuma informação oficial é encontrada no blog da Google ou no Google Labs, mas a empresa confirmou ao site TechCrunch que o vídeo é real e que “a todo momento estamos testando entre 50 e 200 experimentos de busca”, como afirmou o porta-voz da empresa, Gabriel Stricker.

Sabe-se que é comum a empresa disponibilizar novos recursos “em doses homeopáticas”, ou seja, de pouco em pouco, para usuários selecionados aleatoriamente. O que se percebe, pelos comentários, é que pouquíssimos usuários foram contemplados.

A maioria das opiniões foi positiva, mas alguns fizeram críticas quanto ao excessivo uso de banda, uma vez que é necessário refinar os resultados a cada letra digitada no campo de busca.

Se a busca instantânea da Google verá a luz do dia, não se sabe. Como toda novidade em teste, a reação do público e a oficialização da ferramenta é uma incógnita.

Se você não foi um dos sortudos contemplados, está morrendo de curiosidade e não se contenta com o vídeo, pode experimentar o keyboardr, um serviço de busca com funcionamento bastante parecido.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.