O robô que joga sinuca e busca cerveja será vendido a partir de setembro

1 min de leitura
Imagem de: O robô que joga sinuca e busca cerveja será vendido a partir de setembro

A Willow Garage, desenvolvedora de hardware e software para robôs, anunciou que o PR2 — um modelo que, entre outras coisas, joga sinuca — estará disponível para vendas a partir do mês que vem. No entanto, o site oficial da empresa não dá detalhes sobre o assunto além do anúncio mencionado.

O PR2 é um modelo desenvolvido em conjunto com a Universidade da Califórnia-Berkeley e foi ganhando destaque pouco a pouco com suas diferentes capacidades.

Em junho de 2009, quando foi criado, ele era capaz de andar por um ambiente, abrir portas e, quando encontrava uma tomada, plugava-se a ela sozinho.

Apenas uma semana depois, o PR2 começou a jogar sinuca, ensinado pelos programadores da Willow Garage. Com uma câmera de alta resolução, o robô se orientava por marcadores nas bordas e nas pernas da mesa — a qual, assim como as bolas de bilhar, era identificada com a câmera. Essa era a parte difícil. Depois, foi só aplicar um programa de física aplicado à sinuca para que o PR2 executasse os movimentos.

A saga continuou, e, em abril de 2010, vídeos mostravam o PR2 “prendado”, analisando uma pilha de cinco toalhas de tamanhos variados e dobrando-as. Mesmo quando colocadas em posições ingratas, as toalhas eram identificadas e dobradas sem dificuldades.

Mas o grande toque, a sacada de gênio para os legítimos admiradores da sinuca veio em julho de 2010: o PR2 foi ensinado a buscar a cerveja na geladeira e entregar na mão para o... Dono? Criador? Enfim, quer parceiro de sinuca melhor?

Bateu aquela sede? O PR2 tem uma interface onde o humano escolhe a cerveja de sua preferência e clica no sugestivo botão “Beer Me”. O robô se dirige à geladeira, escaneia a área com um software de reconhecimento de imagens, pega a garrafa escolhida e traz para quem pediu. Se a preguiça for ainda maior, ele pode abri-la.

Ainda não há informações oficiais sobre preço e disponibilidade do camarada PR2. Aos sedentos por esse grande amigo, resta esperar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.